ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
O VERBO NO MODO IMPERATIVO
PARA MOSTRAR O QUE ALGUÉM OU ALGO FAZ, SENTE OU É, USA-SE UM VERBO. OS VERBOS SÃO PALAVRAS QUE DESCREVEM UMA AÇÃO, UM ESTADO OU UM EVENTO. PARA ENCONTRAR UM VERBO, PERGUNTE: O QUE ESTÁ SENDO FEITO, SENTINDO OU ACONTECENDO?
ALGUNS EXEMPLOS:
QUANDO SE DIZ “TRABALHAR”, FALA-SE SOBRE UMA AÇÃO QUE ALGUÉM PODE REALIZAR.
AO FALAR “ESTÁ DANÇANDO”, O VERBO “ESTÁ” DIZ O ESTADO EM QUE UMA PESSOA SE ENCONTRA.
E QUANDO SE DIZ “CHOVEU”, O VERBO “CHOVEU” INDICA UM EVENTO QUE ACONTECEU.
O MODO IMPERATIVO É USADO PARA DAR ORDENS, FAZER PEDIDOS, DAR CONSELHOS OU INSTRUÇÕES. ELE É ESSENCIAL PARA DEMONSTRAR AÇÕES DIRETAS E CLARAS. UTILIZE ESSE MODO VERBAL PARA SER CLARO E DIRETO, MAS NUNCA SE ESQUEÇA DA GENTILEZA E DO RESPEITO.
QUESTÃO 1
A PRINCIPAL FUNÇÃO DO MODO IMPERATIVO EM UMA FRASE É:
A. EXPRESSAR DÚVIDA.
B. NARRAR UM FATO PASSADO.
C. DAR UMA ORDEM OU FAZER UM PEDIDO.
D. DESCREVER UM ESTADO PERMANENTE.
QUESTÃO 2
ENCONTRE A FRASE NA QUAL O VERBO ESTÁ NO MODO IMPERATIVO.
A. ESTOU ESTUDANDO PARA O TESTE.
B. VOCÊ GOSTARIA DE MAIS CAFÉ?
C. POR FAVOR, FECHE A PORTA.
D. ELE PASSOU NO FIM DA SEMANA.
QUESTÃO 3
LEIA A RECEITA CULINÁRIA E ENCONTRE OS VERBOS NO MODO IMPERATIVO.
QUESTÃO 4
O SOL É UMA ESTRELA ENORME NO CENTRO DO NOSSO SISTEMA SOLAR. ELE É ESSENCIAL PARA A VIDA, E INFLUÊNCIA O CLIMA E OS CICLOS NATURAIS. QUANDO PARECE QUE O SOL SE MOVE NO CÉU, É A TERRA QUE GIRA, FAZENDO O SOL “NASCER” NO LESTE E “SE PÔR” NO OESTE.
PARA VERIFICAR O QUE APRENDEU SOBRE O VERBO NO IMPERATIVO, VOCÊ TEM AGORA UM DESAFIO:
1 – RESPONDA À PERGUNTA: COMO A ALTURA DO SOL NO CÉU VARIA AO LONGO DO DIA? E EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE A POSIÇÃO DO SOL AO MEIO-DIA E NO INÍCIO DA MANHÃ OU NO FINAL DA TARDE.
2 – A PARTIR DA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE A POSIÇÃO DO SOL, CRIE UM PEQUENO GUIA DE COMO OBSERVAR A POSIÇÃO DO SOL.
AUTORIA | ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ |
FORMAÇÃO | PEDAGOGIA |
COMPONENTES CURRICULARES | LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | ((EJALP0210) Perceber o uso do verbo no imperativo nos textos injuntivos (EJALP0243) Explorar o modo imperativo, presente em textos instrucionais (EJACI0224) Observar, identificar e registrar os corpos celestes visíveis no céu durante o dia e/ou noite |
REFERENCIAIS | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. https://www.youtube.com/watch?v=SH5n-0ndGd4 – acessando em 10/11/2023 https://www.youtube.com/watch?v=nAdj9an6N24&t=15s – acessado 10/11/2023 |