You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO NO MODO IMPERATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO NO MODO IMPERATIVO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

FONTE:https://www.canva.com/design/DAFzlu8Igzk/7L_tH_W_E_RtPuedv7y6Eg/edit – acessado em 10/11/2023

O VERBO NO MODO IMPERATIVO

PARA MOSTRAR O QUE ALGUÉM OU ALGO FAZ, SENTE OU É, USA-SE UM VERBO. OS VERBOS SÃO PALAVRAS QUE DESCREVEM UMA AÇÃO, UM ESTADO OU UM EVENTO. PARA ENCONTRAR UM VERBO, PERGUNTE: O QUE ESTÁ SENDO FEITO, SENTINDO OU ACONTECENDO?

ALGUNS EXEMPLOS:

QUANDO SE DIZ “TRABALHAR”, FALA-SE SOBRE UMA AÇÃO QUE ALGUÉM PODE REALIZAR. 

AO FALAR “ESTÁ DANÇANDO”, O VERBO “ESTÁ” DIZ O ESTADO EM QUE UMA PESSOA SE ENCONTRA. 

E QUANDO SE DIZ “CHOVEU”, O VERBO “CHOVEU” INDICA UM EVENTO QUE ACONTECEU.

O MODO IMPERATIVO É USADO PARA DAR ORDENS, FAZER PEDIDOS, DAR CONSELHOS OU INSTRUÇÕES. ELE É ESSENCIAL PARA DEMONSTRAR AÇÕES DIRETAS E CLARAS. UTILIZE ESSE MODO VERBAL PARA SER CLARO E DIRETO, MAS NUNCA SE ESQUEÇA DA GENTILEZA E DO RESPEITO.


QUESTÃO 1

A PRINCIPAL FUNÇÃO DO MODO IMPERATIVO EM UMA FRASE É: 

A. EXPRESSAR DÚVIDA. 

B. NARRAR UM FATO PASSADO. 

C. DAR UMA ORDEM OU FAZER UM PEDIDO. 

D. DESCREVER UM ESTADO PERMANENTE.


QUESTÃO 2

ENCONTRE A FRASE NA QUAL O VERBO ESTÁ NO MODO IMPERATIVO. 

A. ESTOU ESTUDANDO PARA O TESTE. 

B. VOCÊ GOSTARIA DE MAIS CAFÉ? 

C. POR FAVOR, FECHE A PORTA. 

D. ELE PASSOU NO FIM DA SEMANA.


QUESTÃO 3

LEIA A RECEITA CULINÁRIA E ENCONTRE OS VERBOS NO MODO IMPERATIVO.


QUESTÃO 4

O SOL É UMA ESTRELA ENORME NO CENTRO DO NOSSO SISTEMA SOLAR. ELE É ESSENCIAL PARA A VIDA, E INFLUÊNCIA O CLIMA E OS CICLOS NATURAIS. QUANDO PARECE QUE O SOL SE MOVE NO CÉU, É A TERRA QUE GIRA, FAZENDO O SOL “NASCER” NO LESTE E “SE PÔR” NO OESTE.

PARA VERIFICAR O QUE APRENDEU SOBRE O VERBO NO IMPERATIVO, VOCÊ TEM AGORA UM DESAFIO:

1 – RESPONDA À PERGUNTA: COMO A ALTURA DO SOL NO CÉU VARIA AO LONGO DO DIA? E EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE A POSIÇÃO DO SOL AO MEIO-DIA E NO INÍCIO DA MANHÃ OU NO FINAL DA TARDE.

2 – A PARTIR DA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE A POSIÇÃO DO SOL, CRIE UM PEQUENO GUIA DE COMO OBSERVAR A POSIÇÃO DO SOL.

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFzlRRdUxg/ngiJ2lgXdVYRw3zAtEPvVA/edit – em 10/11/2023

AUTORIAANA CRISTINA PEREIRA DINIZ
FORMAÇÃOPEDAGOGIA
COMPONENTES CURRICULARESLÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO((EJALP0210) Perceber o uso do verbo no imperativo nos textos injuntivos                                                                                                                                                      (EJALP0243) Explorar o modo imperativo, presente em textos instrucionais                                                                                                                                                    (EJACI0224) Observar, identificar e registrar os corpos celestes visíveis no céu durante o dia e/ou noite    
REFERENCIAISBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=SH5n-0ndGd4 – acessando em 10/11/2023
https://www.youtube.com/watch?v=nAdj9an6N24&t=15s – acessado 10/11/2023