Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O USO DAS PREPOSIÇÕES
Escrever de fato é uma arte, um dom ou mesmo uma primazia, no entanto quando é necessário unificar palavras dentro de uma sequência lógica e coesa é fundamental conhecer o uso dos conectivos, e dentre eles ressaltam-se as preposições.
As preposições são uma classe de palavras que estabelece uma relação entre dois elementos em uma frase, geralmente ligando um substantivo, pronome ou gerúndio a outro termo na oração. Essa relação pode indicar direção, lugar, tempo, modo, causa, entre outras relações espaciais e temporais. Veja agora as possíveis relações combinatórias para o uso das preposições:
Em: Ele está em casa. (lugar)
Para: Ela comprou um presente para mim. (finalidade)
Com: Saímos com os amigos ontem à noite. (companhia)
Sem: Ela fez isso sem ajuda. (modo)
Por: Ele foi premiado por seu desempenho. (causa)
Até: Vou trabalhar até tarde hoje. (tempo)
As preposições desempenham um papel importante na estruturação das frases, conectando diferentes partes da oração, ajudando a expressar as relações de sentido entre as palavras. Vistas como palavras minuciosas e combinatórias as preposições estão classificadas em:
Essenciais
São inalteráveis, funcionam apenas como preposições e têm um papel fundamental na estrutura da frase, conectando termos e estabelecendo relações. Exemplos: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
Acidentais
São resultantes de outras classes gramaticais que dentro do contexto têm uma função de preposição. Exemplos: ante, perante, após, afora, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos.
É importante ressaltar que em alguns casos a preposição pode ser confundida com uma conjunção. Entretanto, elas têm funções distintas. A preposição liga elementos como substantivos, gerúndios, pronomes e adjetivos estabelecendo relações de tempo, lugar, modo, causa, entre outras. Enquanto a conjunção liga frases ou orações inteiras, indicando relações de autonomia ou dependência entre elas. A prática de leitura e de escrita ajuda substancialmente a aprimorar o reconhecimento desses elementos na linguagem. No entanto, para evitar confusões, é sempre útil entender as funções específicas de cada categoria gramatical e prestar atenção ao papel que desempenham na estrutura da frase.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Seja criterioso(a) com a norma culta e em seguida complete as frases com a preposição adequada:
a) Ela está muito ocupada ___ trabalhar neste momento.
b) Gosto de passear ___ parque aos domingos.
c) Fui ao supermercado ___ comprar alguns mantimentos.
d) O livro está ___ a mesa.
e) Ele é muito bom ___ matemática.
f) Comemoramos o aniversário ___ um jantar especial.
g) Ele foi promovido ___ seu desempenho excepcional.
h) Vamos nos encontrar ___ frente ao cinema.
i) Estou ansioso ___ as férias de verão.
j) Este restaurante é conhecido ___ sua comida deliciosa.
QUESTÃO 2
Escolha a opção correta para preencher a lacuna abaixo:
Eu sempre acordo __________ manhã cedo.
(A) para
(B) pela
(C) a
(D) em
QUESTÃO 3
Complete as lacunas nas frases com a preposição apropriada e em seguida indique se é uma relação de causa, finalidade, tempo, lugar ou modo
a) Vamos nos encontrar __________ a escola.
b) Ele está estudando __________ manhã.
c) Estou ansioso __________ o concerto no próximo mês.
d) Eles moram __________ uma pequena cidade.
e) Ela saiu __________ seus amigos.
f) Estamos gratos __________ sua ajuda.
g) Ele correu __________ a chuva para chegar mais rápido.
QUESTÃO 4
Observe a relação gramatical sobre o uso das preposições e complete a lacuna adequadamente.
Ele foi __________ cinema com seus amigos.
(A) ao
(B) para
(C) por
(D) em
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0530) Identificar a função dos aspectos linguísticos (adjetivos/locuções adjetivas, advérbios/locuções adverbiais e preposições/locuções prepositivas) em funcionamento nos textos (EJALP0531) Compreender as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos de diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências bibliográficas: | BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1928] 2009. BORBA, Francisco da S. Uma gramática de valências para o português. São Paulo: Ática, 1996. BORBA et al., Francisco da Silva. Dicionário de usos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. |