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Língua Portuguesa – O uso das preposições

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: imagem gerada por Tome – acervo pessoal Regina Cácia

O USO DAS PREPOSIÇÕES

Escrever de fato é uma arte, um dom ou mesmo uma primazia, no entanto quando é necessário unificar palavras dentro de uma sequência lógica e coesa é fundamental conhecer o uso dos conectivos, e dentre eles ressaltam-se as preposições.

 As preposições são uma classe de palavras que estabelece uma relação entre dois elementos em uma frase, geralmente ligando um substantivo, pronome ou gerúndio a outro termo na oração. Essa relação pode indicar direção, lugar, tempo, modo, causa, entre outras relações espaciais e temporais. Veja agora as possíveis relações combinatórias para o uso das preposições:

Em: Ele está em casa. (lugar)

Para: Ela comprou um presente para mim. (finalidade)

Com: Saímos com os amigos ontem à noite. (companhia)

Sem: Ela fez isso sem ajuda. (modo)

Por: Ele foi premiado por seu desempenho. (causa)

Até: Vou trabalhar até tarde hoje. (tempo)

 As preposições desempenham um papel importante na estruturação das frases, conectando diferentes partes da oração, ajudando a expressar as relações de sentido entre as palavras. Vistas como palavras minuciosas e combinatórias as preposições estão classificadas em:

Essenciais

 São inalteráveis, funcionam apenas como preposições e têm um papel fundamental na estrutura da frase, conectando termos e estabelecendo relações. Exemplos: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Acidentais

 São resultantes de outras classes gramaticais que dentro do contexto têm uma função de preposição. Exemplos: ante, perante, após, afora, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos.

É importante ressaltar que em alguns casos a preposição pode ser confundida com uma conjunção. Entretanto, elas têm funções distintas. A preposição liga elementos como substantivos, gerúndios, pronomes e adjetivos estabelecendo relações de tempo, lugar, modo, causa, entre outras. Enquanto a conjunção liga frases ou orações inteiras, indicando relações de autonomia ou dependência entre elas. A prática de leitura e de escrita ajuda substancialmente a aprimorar o reconhecimento desses elementos na linguagem.  No entanto, para evitar confusões, é sempre útil entender as funções específicas de cada categoria gramatical e prestar atenção ao papel que desempenham na estrutura da frase.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Seja criterioso(a) com a norma culta e em seguida complete as frases com a preposição adequada:

a) Ela está muito ocupada ___ trabalhar neste momento.

b) Gosto de passear ___ parque aos domingos.

c) Fui ao supermercado ___ comprar alguns mantimentos.

d) O livro está ___ a mesa.

e) Ele é muito bom ___ matemática.

f) Comemoramos o aniversário ___ um jantar especial.

g) Ele foi promovido ___ seu desempenho excepcional.

h) Vamos nos encontrar ___ frente ao cinema.

i) Estou ansioso ___ as férias de verão.

j) Este restaurante é conhecido ___ sua comida deliciosa.

QUESTÃO 2

Escolha a opção correta para preencher a lacuna abaixo:

Eu sempre acordo __________ manhã cedo.

(A) para

(B) pela

(C) a

(D) em

QUESTÃO 3

Complete as lacunas nas frases com a preposição apropriada e em seguida indique se é uma relação de causa, finalidade, tempo, lugar ou modo

a) Vamos nos encontrar __________ a escola.

b) Ele está estudando __________ manhã.

c) Estou ansioso __________ o concerto no próximo mês.

d) Eles moram __________ uma pequena cidade.

e) Ela saiu __________ seus amigos.

f) Estamos gratos __________ sua ajuda.

g) Ele correu __________ a chuva para chegar mais rápido.

QUESTÃO 4

Observe a relação gramatical sobre o uso das preposições e complete a lacuna adequadamente.

Ele foi __________ cinema com seus amigos.

(A) ao

(B) para

(C) por

(D) em


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0530) Identificar a função dos aspectos linguísticos (adjetivos/locuções adjetivas, advérbios/locuções adverbiais e preposições/locuções prepositivas) em funcionamento nos textos
(EJALP0531) Compreender as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos de diferentes gêneros textuais/discursivos  
Referências bibliográficas:BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1928] 2009.  

BORBA, Francisco da S. Uma gramática de valências para o português. São Paulo: Ática, 1996.  

BORBA et al., Francisco da Silva. Dicionário de usos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Ática, 2002.  

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.