Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O USO DAS CONJUNÇÕES E SEUS SENTIDOS
O uso adequado das conjunções ajuda a organizar o raciocínio do autor e permite que o leitor acompanhe a lógica do discurso de maneira mais eficiente. Conheça alguns fatores que explicam a importância do uso das conjunções em um texto:
1. Estabelecimento de relações lógicas
As conjunções conectam ideias, estabelecendo relações de causa, consequência, condição, contraste, adição e outras.
Exemplo: “Ele estava cansado, mas continuou trabalhando.” (contraste entre as ideias).
2. Coesão textual
As conjunções estabelecem uma ligação entre as partes do texto, elas são fundamentais nesse processo, pois permitem que as diferentes ideias do texto se conectem de forma lógica.
Exemplo: “Ela estuda muito, porque quer passar no vestibular.” (relação de causa).
3. Facilitação da compreensão
Ao usar conjunções corretamente, o autor torna o texto mais compreensível para o leitor, já que estas indicam como as informações se relacionam.
Exemplo: “Eu gostaria de ir ao parque, mas está chovendo.” (relação de obstáculo).
4. Diversificação do estilo
O uso variado de conjunções permite diversificar o estilo da escrita, evitando repetições e monotonia.
Exemplo: Encontraram-no abatido além disso estava triste, entretanto permaneceu atento. (relações entre as ideias)
5. Progressão e encadeamento das ideias
As conjunções ajudam a manter a progressão das ideias no texto. Elas indicam quando um pensamento está sendo continuado, ou quando uma conclusão está sendo apresentada.
Exemplo: “Primeiro, definimos os objetivos, depois elaboramos o plano de ação.” (sequência dos acontecimentos).
6. Expressão de complexidade
Conjunções como “embora”, “ainda que”, “porém”, “contudo” permitem expressar complexidades no raciocínio, indicando que nem tudo é absoluto.
Exemplo: “Ele se esforçou bastante, embora não tenha conseguido o resultado esperado.” (ideia de concessão).
7. Criação de coerência
A coerência de um texto é fundamental para que ele faça sentido como um todo, e as conjunções ajudam a organizar as ideias de forma a construir um discurso lógico e contínuo.
Exemplo: “Ele acordou cedo, porque tinha uma reunião importante. Então, tomou café rapidamente e saiu.” (sequência lógica de ações).
8. Auxílio na argumentação
No texto argumentativo, as conjunções são fundamentais para estruturar a argumentação, ligando as premissas, justificativas e conclusões.
Exemplo: “Concordo com a proposta, porém, acredito que seja necessário revisar alguns detalhes.” (introduz uma objeção).
Concluindo, o uso das conjunções é essencial para garantir a coesão e a coerência de um texto, além de facilitar a compreensão e a construção lógica das ideias. Elas permitem que o autor conecte pensamentos, estabeleça relações complexas e conduza o leitor de forma clara através de sua argumentação.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As conjunções são consideradas como conectivos que ligam ideias dentro de um texto. Explique a importância das conjunções no estabelecimento de relações lógicas em um texto.
QUESTÃO 2
Para o avanço sistemático de um texto faz-se necessário o uso de conjunções. Qual é a relação entre o uso das conjunções e a progressão das ideias em um texto?
QUESTÃO 3
O uso variado de conjunções é importante porque
(A) elimina a necessidade de vírgulas no texto.
(B) facilita a repetição de ideias no texto.
(C) torna a leitura mais dinâmica e interessante.
(D) constrói argumentos complexos e confusos.
QUESTÃO 4
A principal função das conjunções em um texto é
(A) definir o tema principal do texto
(B) conectar palavras, frases ou orações.
(C) identificar os personagens do texto.
(D) determinar o tom emocional do texto.
QUESTÃO 5
“Ele estava cansado, mas continuou trabalhando.”
No trecho acima o uso da conjunção “mas” expressa uma relação de
(A) adição.
(B) contraste.
(C) causa.
(D) conclusão.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0424) Reconhecer as relações de sentido estabelecidas pelos conectores lógico-sequenciais |
Referências: | ALMEIDA, Napoleão M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. 39 ed. São Paulo: Saraiva, 1994. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática da língua portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. |