You are currently viewing Língua Portuguesa – O texto normativo

Língua Portuguesa – O texto normativo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


QUESTÃO 1

Os textos normativos e legais apresentam estruturas variadas, isto é, têm formas diferentes de organização. Eles podem ser organizados em artigos, capítulos e secções. Tomando como princípio estes conceitos, qual é a finalidade dos textos normativos?

QUESTÃO 2

O texto normativo é aquele que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Reflita um pouco e responda, como seria nossa sociedade se as regras não existissem e, consequentemente, não tivéssemos textos normativos?

QUESTÃO 3

Considerando a natureza reivindicatória dos textos normativos, repense antes de opinar, os textos normativos e legais tornam a vida em sociedade

(A) menos segura.

(B) mais organizada.

(C) menos clara.

(D) mais subjetiva.

Os textos normativos e legais devem ser claros, de modo a não causar problemas de compreensão para o público a quem ele se destina. Observando o conceito, é um claro exemplo de texto normativo

(A) uma dissertação.

(B) uma portaria.

(C) uma nota.

(D) uma carta.

SAIBA MAIS

Com o intuito de abordar o texto normativo, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero textual.

CANAL REGINA CACIA “Gênero textual normativo” disponível:  < https://www.youtube.com/watch?v=_SZPdk3baXs > acesso em 06 de set. de 2022

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0538) Planejar a escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos, levando em conta a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação)
Referências: MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. __ Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Rachel,

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010, p. 209-224.