Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O TEXTO INJUNTIVO
Você já parou para pensar em como instruções e comandos estão presentes em nossa rotina? Desde uma receita de bolo até o manual de uso de um eletrodoméstico, os textos injuntivos fazem parte de nossas vidas. Mas afinal, o que é um texto injuntivo e por que ele é tão importante?
O texto injuntivo é aquele que tem como objetivo orientar ou instruir o leitor sobre como realizar uma ação ou cumprir uma tarefa. Esse tipo de texto utiliza uma linguagem direta e clara, muitas vezes recorrendo a verbos no imperativo (“faz”, “corta”, “junte”) para guiar o leitor.
Características principais de um texto injuntivo
A linguagem deve ser simples e objetiva, para garantir que o leitor entenda o que fazer.
Geralmente seguem uma sequência lógica de ações.
Verbos que indicam comandos ou instruções diretas são muito comuns.
Em um mundo cada vez mais dinâmico, os textos injuntivos ajudam a simplificar processos e tornam nossas tarefas mais fáceis de executar. Além disso, eles promovem a autonomia, pois fornecem as ferramentas necessárias para que qualquer pessoa possa realizar atividades sem depender de terceiros.
Que tal praticar? Pense em uma atividade que você domina e tente escrever um guia rápido, seguindo os passos de um texto injuntivo. Pode ser algo simples como ensinar a organizar uma mesa de jantar ou preparar um suco natural. Certamente irá perceber que o texto injuntivo é muito espontâneo e extremamente presente em nossa rotina.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Cite três exemplos de textos injuntivos que você encontra no dia a dia e explique como eles orientam ou instruem o leitor.
QUESTÃO 2
Compare um texto injuntivo encontrado em uma receita culinária e outro presente em um manual de instruções. Quais são as semelhanças e diferenças na estrutura e no uso da linguagem?
QUESTÃO 3
Escolha um exemplo de texto injuntivo e analise se ele cumpre bem sua função de orientar o leitor. Quais elementos tornam esse texto eficaz ou ineficaz?
QUESTÃO 4
O principal objetivo de um texto injuntivo é
(A) informar o leitor sobre um assunto específico.
(B) convencer o leitor a adotar uma opinião.
(C) orientar o leitor a realizar uma ação ou tarefa.
(D) narrar uma sequência de eventos inéditos.
QUESTÃO 5
Geralmente encontramos textos injuntivos
(A) em romances e livros de ficção.
(B) em manuais de instruções e guias de uso.
(C) em relatórios de pesquisa acadêmica.
(D) em crônicas e ensaios literários.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0646) Planejar a escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos, levando em conta a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação) |
Referências: | BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. ______. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARROS, Diana Luz Pessoa de. A propósito do conceito de discurso oral culto: definição e imagens. In: PRETI, Dino. O Discurso Oral Culto. 3 ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005. BRAIT, Beth; ROJO, Roxane. Gêneros: artimanhas do texto e do discurso. In: ______. Linguagens e Códigos. São Paulo: Escolas Associadas, 2004. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. |