You are currently viewing Língua Portuguesa – O texto científico

Língua Portuguesa – O texto científico

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pixabay.com. Disponível em<https://pixabay.com/pt/illustrations/m%c3%a9dico-pesquisar-qu%c3%admico-observa-3822863/>. Acesso em: 26 de setembro de 2022.

O TEXTO CIENTÍFICO

O texto científico é aquele que aponta algum conhecimento ou teoria com base em comprovações científicas. É construído com uma linguagem própria e categórica, por essa razão os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Apresenta como principal objetivo transmitir ideias ou resultados de um estudo ou pesquisa científica. Por abordar uma teoria ou conhecimento, o texto científico circula em revistas, jornais e ambientes escolares como faculdades e universidades.

Estrutura do texto científico

O título: geralmente curto e que introduz o tema que será abordado

A introdução: parte que traz em linhas gerais o objetivo do trabalho e o que ele se propõe a relatar.

O desenvolvimento: capaz de incluir todo o relato da pesquisa realizada, hipóteses e outros elementos que desenvolvam a ideia anteriormente introduzida.

A conclusão: é a visão do pesquisador a respeito do tema; o que foi descoberto, comprovado e que resultado alcançou ao final do experimento ou pesquisa.

O texto científico é um excelente meio de comunicação e de intercâmbio de ideias entre cientistas, além de ser um grandioso mecanismo capaz de divulgar os resultados de pesquisas, descobertas e debates de uma maneira clara e fidedigna.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O texto científico tem a finalidade de:

(A) apresentar um tema de interesse público.

(B) narrar um acontecimento científico.

(C) mostrar dados científicos e históricos.

(D) relatar fatos e acontecimentos atuais de interesse e importância para a comunidade.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em<https://pixabay.com/pt/photos/mulher-programa-programa%c3%a7%c3%a3o-%c3%b3culos-3597095/>. Acesso em: 26 de setembro de 2022.

QUESTÃO 2

Produzido mediante pesquisas, o texto científico faz aprofundamentos teóricos e aponta resultados de investigações sobre um tema. Aponte os principais veículos que divulgam os textos científicos?


QUESTÃO 3

Por apresentar um discurso explicativo, o texto científico tem uma estrutura linear. Quais as partes compõem um texto de divulgação científica?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em<https://pixabay.com/pt/illustrations/an%c3%a1lise-hospital-m%c3%a9dico-gen%c3%a9tico-3707159/>. Acesso em: 26 de setembro de 2022.

QUESTÃO 4

O texto científico também pode ser considerado como:

(A) Editorial

(B) Artigo

(C) Reportagem

(D) Nota

QUESTÃO 5

Aponte abaixo uma alternativa que não seja característica do gênero científico:

(A) conhecimento teórico sobre o assunto tratado

(B) não faz uso de coloquialismos

(C) não segue normas e diretrizes específicas.

(D) faz uso de citações, referências bibliográficas e notas de rodapé.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o assunto: o texto científico, assista ao vídeo que menciona algumas características sobre este gênero textual.

CANAL REGINA CACIA “Texto científico”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=Cz2rxic1p6A> Acesso em 26 set. 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EJALP0435) Produzir textos de diferentes gêneros textuais/discursivos

Referencial teórico:SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da. A organização textual do discurso científico na revisão.  Revista Tema, nº 16, abril/agosto, Teresa Martin, São Paulo, 1992.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.