Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.
A aula de hoje abordará a biografia e a autobiografia, relatos pessoais que marcaram a história, a literatura e a cinematografia. Sabemos que um relato pessoal é de fato um registro vivo, memórias que o tempo não poderá apagar, registros de época ou fatos assumem uma nova relação com a escrita quando o autor faz de sua vida o cenário da história.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – O relato vivo, autobiografia.
O relato vivo, autobiografia
Hoje, iremos conhecer a biografia que trata de um gênero textual que relata a vida de uma pessoa importante ou conhecida socialmente, apresentando suas principais ações e experiências, bem como seus legados. O texto pode ser escrito em 1ª pessoa, a autobiografia, ou em 3ª pessoa, a biografia, desta forma o foco narrativo apresenta a real diferença entre os dois textos. Sua estrutura inicia com a apresentação do biografado, seguida dos relatos cronológicos de sua vida e, por fim, uma conclusão que traz o seu legado ou sua condição de vida atual.
Historicamente, a biografia é conhecida na forma de livro, geralmente relatando todo o percurso de vida do biografado, muitas vezes já falecido. De modo gradual, as biografias de pessoas vivas começaram a se popularizar, influenciar gerações e com advento das novas tecnologias criaram dimensões ainda maiores, pois são amplamente divulgadas e até alcançando postos de best-sellers.
Citaremos alguns exemplos de renomadas biografias:
Abílio Diniz – Caminhos e Escolhas;
Barack Obama – A Origem dos Meus Sonhos;
Bill Gates – O Estilo Bill Gates de Gerir;
Mark Zuckerberg – Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook;
Nelson Mandela – Uma Lição de Vida;
Charles Chaplin – Minha Vida;
Silvio Santos – A Fantástica História de Silvio Santos;
Steve Jobs – Steve Jobs: A Biografia;
Walt Disney – O Triunfo da Imaginação Americana.
A biografia tem a função social de compartilhar, ao público, o relato de vida de uma importante pessoa, de modo a popularizar ou acessibilizar esse conhecimento. Um indivíduo biografado deve ter uma relevância coletiva, por isso a divulgação de sua vida se torna importante para um conhecimento cultural e reconhecimento de figuras influentes.
Compreender melhor a trajetória de vida de uma pessoa pode ser bastante inspirador, além de mostrar o seu papel importante em nossa sociedade, pode ajudar a compreender uma época, um conflito histórico, um contexto socioeconômico e a cultura de determinada região.
Quanto aos aspectos escritos, uma biografia pode incluir falas da própria pessoa e detalhamento mínimo sobre os fatos também é importante. É importante ressaltar que, sempre que a citação for pertencente a alguém, ela deverá vir indicada, entre aspas e em itálico. A biografia, enquanto gênero literário deve sempre seguir uma ordem cronológica dos fatos expostos referentes à vida do biografado. É possível organizar os capítulos como sessões, designando, separadamente, cada fato organizado segundo uma linha sucessória de acontecimentos. Algo que tem sido recorrente nas biografias mais recentes foi o acréscimo de imagens ou citações que podem tornar o texto ainda mais interessante. Enxergar elementos exclusivos, como expressões ou fotografias marcantes são sempre fundamentais para contextualizar uma vida. E como estudo da vida, baseado em outras vidas a biografia torna-se notória e indispensável para nosso crescimento intelectual pois sabiamente já dizia Charlie Chaplin: “Mais do que máquinas, necessitamos de humanidade.”
Atividades
Questão 1 – Você observou que as biografias alcançam números grandiosos de leitores, tomando como ponto de partida os estudos apresentados nesta aula, comente brevemente o que você realmente ainda não sabia sobre o gênero biografia? Você pode trocar ideias com seus amigos e familiares.
Questão 2 – Além das biografias citadas aqui, há outras de grande notoriedade e importância social. Claro que para obter uma biografia necessariamente não precisa ser uma celebridade, por essa razão, em seu bairro ou cidade, há pessoas que de fato merecem uma biografia? Cite algumas.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0512) Ler textos biográficos e autobiográficos. (EAJALP0531) Planejar, produzir e revisar texto do gênero autobiografia. |
Referências: | 16 títulos de autobiografias e biografias famosas, site: We do logos disponível em:https://blog.wedologos.com.br/titulos-para-autobiografia-famosas/ acessado em 21/09/2021 |