Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O PODCAST E SUA NATUREZA DISCURSIVA
Um podcast é uma forma de mídia digital que consiste em uma série de episódios de áudio, geralmente focados em um tema específico ou uma variedade de tópicos. Os podcasts são semelhantes a programas de rádio, mas são distribuídos pela internet e podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, os ouvintes podem acessar e ouvir os episódios quando quiserem, em vez de terem que sintonizar em um horário específico. Há muitas polêmicas sobre a natureza discursiva do podcast, afinal seus registros são orais, mas seu veículo é a internet repleta de recursos visuais. Na verdade, “podcast” não é propriamente um gênero textual, embora apresente um caráter altamente discursivo, ele é de fato um formato de mídia. Um podcast pode abranger uma variedade de gêneros textuais, como entrevistas, debates, narrações, conversas informais, dramas, comédias, análises de notícias e contos.
A natureza discursiva de um podcast é bastante diversa e pode variar significativamente dependendo do estilo e do conteúdo do programa. No entanto, existem algumas características comuns que podem ser observadas em muitos podcasts:
Conversacionalidade
Muitos podcasts têm uma atmosfera informal e conversacional. Os apresentadores e convidados frequentemente interagem de maneira semelhante a uma conversa entre amigos.
Informação e Educação
Determinados podcasts têm como objetivo informar ou educar os ouvintes sobre um determinado assunto. Eles podem apresentar entrevistas com especialistas, análises de notícias.
Entrevistas
Alguns podcasts se concentram em entrevistas com figuras públicas, especialistas em determinados campos ou pessoas com experiências interessantes para compartilhar.
Humor e Entretenimento
Muitos podcasts têm um elemento de entretenimento, frequentemente incorporando humor, comédia ou entretenimento em seus episódios. Isso pode incluir improvisações e piadas.
Opinião e Perspectiva
Certos podcasts são centrados na expressão de opiniões e perspectivas dos apresentadores sobre uma variedade de assuntos. Eles podem discutir eventos atuais, cultura pop, política ou esportes.
É importante salientar que comparado a outras formas de mídia, como filmes ou programas de televisão, os podcasts geralmente têm custos de produção relativamente baixos. Isso significa que praticamente qualquer pessoa com um microfone e acesso à internet pode criar e distribuir seu próprio podcast.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Comente aqui sua experiência com a audição de um podcast. Achou interessante ou diferenciado? Quais os aspectos desta conversação foram importantes para o seu conhecimento?
QUESTÃO 2
Nos últimos anos, os podcasts têm experimentado um crescimento exponencial em popularidade. Em sua opinião, quais os fatores culturais impulsionaram este crescimento?
QUESTÃO 3
Alguns podcasts se concentram em entrevistas com figuras públicas ou especialistas em determinadas áreas. Você acredita que podcasts que apresentam a entrevista como recurso de informação e entretenimento são mais populares? Justifique.
QUESTÃO 4
Os ouvintes acessam os podcasts com o recurso
(A) de transmissões em rádio tradicionais.
(B) de CDs e DVDs.
(C) de streaming em plataformas online
(D) de download com arquivos de áudio em sites da internet.
QUESTÃO 5
A afirmação verdadeira sobre a audiência de podcasts é
(A) a maioria dos ouvintes de podcasts são adolescentes.
(B) os podcasts têm uma audiência limitada.
(C) a popularidade dos podcasts diminuiu nos últimos anos.
(D) os podcasts têm uma base de ouvintes diversificada em termos de idade e localização geográfica.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0611) Comparar textos pertencentes a diferentes gêneros textuais/discursivos da cultura digital, envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes (EJALP0612) Analisar a relação entre os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional e ao estilo dos diferentes gêneros textuais/discursivos, de forma a ampliar suas possibilidades de análise e produção de textos |
Referências: | BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do Discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 23.ed. São Paulo: Cultrix, 2008 MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. |