You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero teatral tragédia, suas relações sociais históricas.

Língua Portuguesa – O gênero teatral tragédia, suas relações sociais históricas.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 04/03/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Temática: leitura. Disponível em: pixabay.com

Gênero teatral tragédia?

Isso mesmo! Esse é o assunto da nossa videoaula de hoje!!

Vamos lá?! Pegue o seu material, tenha bastante atenção e não fique fora desta!!

O gênero teatral tragédia tem sua origem marcada pelas relações sociais, trazendo um conceito de imitação entre a vida e a arte o teatro se consolida com as grandes tragédias humanas, que em sua maioria, abordam sofrimentos humanos e altíssima carga emocional.

E para o teatro uma das mais belas obras é Romeu e Julieta de William Shakespeare, consagrada como um clássico de interpretação, trata-se de uma belíssima história de amor que atravessou séculos, inúmeras vezes encenada e é claro com várias versões cinematográficas.


Assista a videoaula a seguir, com a temática: O gênero teatral tragédia, suas relações sociais históricas.

Eaja | 8ª Série | Língua Portuguesa |leitura| Link: https://www.youtube.com/watch?v=RLqus_nuJtQ&feature=youtu.be

O gênero teatral tragédia, suas relações sociais históricas.

    A clássica história de Romeu e Julieta apresenta inúmeras relações humanas, dentre elas a rivalidade e a morte como resolução dos conflitos. Historicamente a cidade de Verona, (Itália) ainda existe e é possível visitar a casa de Julieta, local que foi transformado em museu.

    Além dos valores sociais, a partir da dramatização da história é importante ressaltar seu grandioso caráter artístico, como os diálogos repletos de poesia e o vestuário de uma época que colocava o amor como sentimento imortal e necessário aos homens.

Hora da leitura!

Acesse o link abaixo para ler – Trecho do diálogo entre Romeu e Julieta

https://williamshakespearewilliam.blogspot.com/2009/02/romeu-e-julieta-ato-v-cena-iii.html

Agora assita aos vídeos – RESUMO da História: Romeu e Julieta – Em desenhos e Romeu e Julieta – Cena da Sacada (Ato II)


“RESUMO da Historia: Romeu e Julieta – Em desenhos” – Canal:
Videos Aleatórios – Dirigido por Wesley Santana
– Link: https://www.youtube.com/watch?v=MsZTtS1aSks

“Romeu e Julieta – Cena da Sacada (Ato II)” – Canal:
Mohamed Nasser
– Link: https://www.youtube.com/watch?v=6HWov2fNHU0

Atividade 2

Com base no que você assistiu no vídeo, troque ideias com seus amigos e famílias sobre as tragédias de amor que se tornam romances inesquecíveis, apontando a arte imitando a vida em seus encontros e desencontros. Observe também as relações sociais presentes entre os personagens, suas aproximações e rivalidades.

Atividade 3

Atividade integração com Arte

Observe a imagem a seguir, converse com seus amigos sobre a relação temporal das inúmeras adaptações teatrais e cinematográficas para o clássico Romeu e Julieta. Questione também por que esta obra desperta tanto interesse, apesar do trágico final?


Temática: leitura. Disponível em: commons.wikimedia

Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoLíngua Portuguesa
(EAJALP0813)
Selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.) para apreciação
(EAJALP0817) Identificar e perceber a organização de texto dramático e os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos (peça teatral, novela, filme etc.).                                 
Arte 
(EAJAAR0872)
Compreender e analisar aspectos históricos, sociais e políticos do teatro em conexão com a história geral da arte.