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Língua Portuguesa — O gênero oral debate

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos — EJA.

Fonte: en.wikipedia.org. Disponível em<https://en.wikipedia.org/wiki/File:Debate_Logo.svg>. Acesso em: 06 de setembro de 2022.

O GÊNERO ORAL DEBATE

O debate é um gênero oral de natureza argumentativa em que duas ou mais pessoas discutem suas ideias ou mesmo confrontam seus pontos de vista. É formalmente usado por parlamentares e políticos de uma maneira geral, porém o debate pode ser perfeitamente aplicado em outras áreas como na ciência, na educação e nas artes. O gênero debate é visto como um diálogo formal que possibilita a divergência de ideias, por isso o assunto debatido deve ser potencialmente polêmico, para resultar em um possível duelo de opiniões.

Para um debate não virar discussão é importante:

• Dar direito a todos os participantes de fala

• Não interferir quando um participante estiver falando suas opiniões.

• Respeitar os participantes, falar sem ofensa ou xingamentos.

O debate é formado por:

Moderador ou mediador é quem dita as regras, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, e se necessário pode interromper o debate.

Debatedores são os participantes ativos, são aqueles que expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, fazendo uso de argumentos e explicações. Público são as pessoas que assistem ao debate, podem fazer perguntas aos debatedores, se o moderador permitir dentro das regras estabelecidas previamente. Podem tomar partido sobre o tema discutido.

Público são as pessoas que assistem ao debate, podem fazer perguntas aos debatedores, se o moderador permitir, conforme regras estabelecidas. Podem tomar partido sobre o tema discutido.

O gênero debate em períodos eleitorais é fundamental para esclarecer e confrontar as campanhas políticas, apontando assim o perfil de cada candidato de maneira espontânea. Há registros históricos de campanhas eleitorais no Brasil em que o debate foi decisivo nas urnas.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O debate é um gênero textual oral, no qual a argumentação se dá de forma espontânea. Mencione aqui algum debate que você tenha assistido ou participado. Como foi a sua experiência?

Fonte: Flickr.com. Disponível em<https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/51602814147>. Acesso em: 06 de setembro de 2022.

QUESTÃO 2

O debate permite a abordagem de um tema a partir da apresentação e confronto de vários pontos de vista. Geralmente os temas são polêmicos como o aborto, o feminicídio, a eutanásia e tantos outros. Aponte um tema que você gostaria que fosse debatido. Em seguida mostre o seu ponto de vista sobre o tema sugerido.

Fonte da imagem: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/colecao-de-icones-plana-de-pessoas-de-falar-em-publico-com-reunioes-de-conferencia_3861919.htm>

QUESTÃO 3

Como gênero fundamental para esclarecer ideias e argumentos, o debate apresenta partes que o constituem. Como é formado um debate? Quais as suas regras?

QUESTÃO 4

Indique a alternativa que não é considerada uma característica do gênero debate:

(A) é capaz de discutir, contestar, polemizar

(B) é um gênero textual de caráter opinativo

(C) é um gênero oral de natureza argumentativa

(D) é visto como um diálogo informal que possibilita a concordância de ideais

QUESTÃO 5

Considerado como a figura que dita as regras, apresenta o tema a ser discutido. Trata-se:

(A) do debatedor

(B) do público

(C) do mediador

(D) do júri

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto: o gênero oral debate, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta modalidade textual.

CANAL REGINA CACIA “Gênero oral debate”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=dTbboMgXIgA> Acesso em 06 set. 2022

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa

Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento:

 (EJALP0434) Planejar a escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos
Referências:
BAGNO, M. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras,2004.