Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos — EJA.
O GÊNERO ORAL DEBATE
O debate é um gênero oral de natureza argumentativa em que duas ou mais pessoas discutem suas ideias ou mesmo confrontam seus pontos de vista. É formalmente usado por parlamentares e políticos de uma maneira geral, porém o debate pode ser perfeitamente aplicado em outras áreas como na ciência, na educação e nas artes. O gênero debate é visto como um diálogo formal que possibilita a divergência de ideias, por isso o assunto debatido deve ser potencialmente polêmico, para resultar em um possível duelo de opiniões.
Para um debate não virar discussão é importante:
• Dar direito a todos os participantes de fala
• Não interferir quando um participante estiver falando suas opiniões.
• Respeitar os participantes, falar sem ofensa ou xingamentos.
O debate é formado por:
• Moderador ou mediador é quem dita as regras, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, e se necessário pode interromper o debate.
• Debatedores são os participantes ativos, são aqueles que expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, fazendo uso de argumentos e explicações. Público são as pessoas que assistem ao debate, podem fazer perguntas aos debatedores, se o moderador permitir dentro das regras estabelecidas previamente. Podem tomar partido sobre o tema discutido.
• Público são as pessoas que assistem ao debate, podem fazer perguntas aos debatedores, se o moderador permitir, conforme regras estabelecidas. Podem tomar partido sobre o tema discutido.
O gênero debate em períodos eleitorais é fundamental para esclarecer e confrontar as campanhas políticas, apontando assim o perfil de cada candidato de maneira espontânea. Há registros históricos de campanhas eleitorais no Brasil em que o debate foi decisivo nas urnas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O debate é um gênero textual oral, no qual a argumentação se dá de forma espontânea. Mencione aqui algum debate que você tenha assistido ou participado. Como foi a sua experiência?
QUESTÃO 2
O debate permite a abordagem de um tema a partir da apresentação e confronto de vários pontos de vista. Geralmente os temas são polêmicos como o aborto, o feminicídio, a eutanásia e tantos outros. Aponte um tema que você gostaria que fosse debatido. Em seguida mostre o seu ponto de vista sobre o tema sugerido.
QUESTÃO 3
Como gênero fundamental para esclarecer ideias e argumentos, o debate apresenta partes que o constituem. Como é formado um debate? Quais as suas regras?
QUESTÃO 4
Indique a alternativa que não é considerada uma característica do gênero debate:
(A) é capaz de discutir, contestar, polemizar
(B) é um gênero textual de caráter opinativo
(C) é um gênero oral de natureza argumentativa
(D) é visto como um diálogo informal que possibilita a concordância de ideais
QUESTÃO 5
Considerado como a figura que dita as regras, apresenta o tema a ser discutido. Trata-se:
(A) do debatedor
(B) do público
(C) do mediador
(D) do júri
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto: o gênero oral debate, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta modalidade textual.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0434) Planejar a escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências: | BAGNO, M. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras,2004. |