Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 7ª série da Eaja é uma reapresentação da que foi exibida no dia 14 de abril de 2021 – foi veiculada na TV no dia 18/06/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Quando falamos em gênero lírico associamos automaticamente elementos como rima, métrica e ritmo. Configuramos em nossa mente a poesia com sua leveza e sensibilidade.
Muitas poesias por sua diversa riqueza cultural e por sua altíssima carga rítmica acabaram se tornando músicas algumas advindas da cultura popular como as cantigas de rodas, os cancioneiros e os cordéis.
Assista a videoaula a seguir, com a temática: Leitura/Arte-Música
Elementos poéticos e variações linguísticas
A linguagem poética é caracterizada pela subjetividade, ou seja, a sensibilidade de quem compõe, muitas vezes busca momentos vividos num passado distante, lugares de acolhida, sentimentos inesquecíveis, paisagens e até mesmo animais como é o caso da canção: Cuitelinho de Paulo Vanzolini, gravada originalmente em 1974 por Nara Leão.
Atividade 1
Acesse o link abaixo para ler – A origem da música: Cuitelinho
http://coisasproximas.blogspot.com/2013/05/cuitelinho-e-o-elogio-do-anonimato.html
Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo – Cuitelinho com Diana Pequeno, edição Moacir Silveira
Atividade 2
Com base no que você assistiu no vídeo troque ideias com seus amigos e famílias sobre as palavras escolhidas pelo compositor para ressaltar seus sentimentos, bem como as variações linguísticas: faia, atrapaia, trabaia, estas expressões regionais do falar sertanejo engradecem ou empobrecem a música.
Atividade 3
Atividade integração com Arte
Observando a imagem, converse com seus amigos sobre a escolha vocabular de cuitelinho ao invés de beija- flor. E claro seus possíveis significados tanto para a música que aponta uma experiência de saudade e a imagem de um passarinho tão sutil e rápido.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Língua Portuguesa (EAJALP0736) Produzir textos poéticos utilizando rima, métrica e ritmo. (EAJALP0642) Observar as marcas da norma-padrão e coloquialidade, de acordo com as condições de produção do gênero textual. Arte (EAJAAR0759) Conceituar, elaborar e aplicar as formas de registro convencional e não convencional em repertórios. (EAJAAR0760) Selecionar e praticar as figuras musicais com seus respectivos valores por meio da leitura métrica. |