Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.
Hoje, iremos conhecer e analisar o gênero textual carta, que apresenta os elementos característicos da estrutura como (local e data, vocativo, despedida e assinatura). A linguagem acompanhará o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário. Deve-se retomar o vocativo no decorrer da carta. É necessário abordar o tema sem que elabore um relato; pois a carta é um gênero muito espontâneo e preciso. E ao final assine conforme a sugestão do comando.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – O gênero carta: suas esferas pessoais e públicas.
O gênero carta
Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial e a correspondência comercial e a correspondência pessoal. Vamos conhecer alguns exemplos?
Carta Pessoal
As cartas pessoais não seguem um modelo pronto. Nelas, o texto reflete as intenções do remetente ao destinatário. Ainda assim, a coerência textual é recomendável como forma de clareza à mensagem enviada.
Quando enviadas pelo correio físico – em papel – esse tipo de carta exibe no topo a data em que foi escrita (saudação inicial) e o selo da empresa a data do despacho. Essa forma de envio, porém, é pouco utilizada atualmente. Enviada por e-mail, a carta pessoal já traz no topo a data em detalhes, inclusive o horário de envio. E o corpo do texto é inserido no espaço padrão do programa onde é escrito. Os programas também facilitam o armazenamento da mensagem.
Carta Argumentativa
Além do texto dissertativo-argumentativo, a carta argumentativa, embora menos usual, também pode ser exigida em exames para ingresso em universidades ou concursos públicos.
A principal diferença entre os dois modelos de gênero textual está no fato de que o texto dissertativo-argumentativo é dirigido a um receptor universal, enquanto a carta argumentativa é destinada a um receptor específico. Ambos têm como objetivo a persuasão. A carta argumentativa é composta pela saudação inicial, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida.
Carta do Leitor
As cartas do leitor são enviadas, em geral, para jornais e revistas como maneira de conferir apoio ou demonstrar insatisfação com o material veiculado, seja ele informativo ou publicitário.
Não existe um modelo específico para as cartas de leitores e há veículos que publicam trechos ou a íntegra, conforme a repercussão do assunto. Com o aumento da leitura pela Internet, jornais e revistas eletrônicas direcionam espaço específico no projeto gráfico para comportar as cartas do leitor. Alguns, contudo, informam a moderação, que consiste na publicação de material que não ofenda a coletividade, como palavras de baixo calão e ataques a grupos ou pessoas específicas.
Carta Aberta
A carta aberta está entre os principais instrumentos de participação política. É uma maneira de demonstrar de forma clara um problema, assunto ou tema de interesse coletivo. Como gênero textual, obedece os critérios do texto argumentativo, mas tem caráter mais amplo que a carta argumentativa porque é destinada à coletividade. O remetente também não é individual, podendo ser um grupo de pessoas, representantes, sindicatos ou associações.
A Carta Comercial
Também conhecida como Correspondência Técnica é um tipo de documento muito utilizada no ramo comercial e empresarial. São cartas enviadas pelos serviços Correios, postadas por pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos. Atualmente, as cartas comerciais podem ser enviadas por correio eletrônico (e-mail comercial).
Ela representa um meio de comunicação muito importante entre as empresas, que pode ser uma opinião, crítica, solicitação, comunicado, cobrança, negociação, agradecimento, propaganda, dentre outros.
Atividade
Atividade 1
ACESSE O LINK E ASSISTA AOS VÍDEOS: Gênero textual: carta pessoal / Carta de reclamação:
Carta de reclamação – Khan Academy Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JCgUVwoE4d4>. Acesso em 28 de Junho de 2021.
Você observou que a produção de uma carta exige muito do autor, além do assunto é importante levar em conta o seu destinatário e claro sua intenção. E não menos importante sua construção, o emprego de data, local, vocativos e claro a assinatura no final, caso seja solicitada.
Atividade 2
Faça a leitura da carta aberta ao Ministro da Educação:
Para isso acesse o link: https://www.revide.com.br/blog/luiz-claudio-jubilato/carta-aberta-ao-ministro-de-educacao/
Após a leitura da leitura da carta aberta, você vai observar que ela apresenta uma estrutura muito diferente da carta pessoal. Faça uma breve listagem das principais diferenças entre a carta pessoal e a carta aberta.
Atividade 3 – Integração com Geografia
Converse com seus amigos e familiares sobre o papel das cartas em nossa sociedade, suas transformações, seus novos meios de comunicação. Observe também que a escolha do destinatário de uma carta pode interferir completamente em sua estrutura e desenvolvimento.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. (EAJALP0627) Realizar procedimentos de leitura (antecipação, inferência, checagem). (EAJALP0628) Compreender o tema, o estilo e a estrutura do gênero lido. GEOGRAFIA (EAJAGE0611) Analisar aspectos econômicos, dinâmicas populacionais e territorialidades especificas a partir das diferentes representações cartografias. |