Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O Eu Lírico Feminino e o Exagero do Amor
Desde a origem das primeiras canções, a poesia é propriedade masculina, o tom confessional é feito por homens que sofrem pela idealização amorosa, porém foi com a ousadia feminina e intuitiva que Florbela Espanca quebrou o paradigma masculino das autorias sentimentais poéticas. Reconhecida como uma das mais belas poetisas portuguesas, a artista viveu apenas 36 anos (1894-1930), mas no curto tempo, colocou em seus versos a sentimentos profundos em relação ao amor. Florbela Espanca escreveu o consagrado poema: Fanatismo, quando tinha apenas 29 anos, que foi publicado no livro “Soror Saudade” no ano de 1923. O referido poema está repleto de sentimentalismo e entrega total do amor. O poema é formado por quatorze versos divididos em quatro estrofes que somatizam a medida perfeita denominada por soneto. Seus versos são decassílabos vislumbrando a forma clássica de acordo com o padrão da época de sua criação. Suas rimas e versos são tomados por palavras que remetem ao mistério, conotando o exagero sentimental de um ser intensamente amado.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A poesia de Florbela Espanca é marcado pelo sentimentalismo, pela dor e pela melancolia, a entrega total a ser amado revela em seus versos frustações e angústias profundas por existir. Leia agora o poema Fanatismo e observe o exagero do amor, em seguida retire do poema frases ou expressões que revelam emotividade.
Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida…
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!
“Tudo no mundo é frágil, tudo passa…”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! Pode voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!.”
(Poema extraído de Livro de Soror Saudade da poetisa portuguesa Florbela Espanca).
QUESTÃO 2
Continue Observando sua estrutura poética, constatamos que Fanatismo é um soneto por apresentar quatorze versos divididos em quatro estrofes, dentro de uma medida perfeita marcada pelo exagero sentimental. Esta medida é chamada de:
(A) Soneto
(B) Ode
(C) Elegia
(D) Canção
QUESTÃO 3
A poesia de Florbela Espanca revela uma grande autonomia feminina, tanto na ousadia quanto na composição. Diante desta autoria feminina, cite nomes de escritoras, poetisas e cantoras que revelam a liberdade de compor para simbolizar o seu amor e seus amores.
QUESTÃO 4
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!.”
Ao observar a estrofe acima, nota-se algumas situações de exaltação, tomadas pela literatura como um exemplo claro de exagero, podem ser consideradas claros exemplos de:
(A) Catacrese
(B) Hipérbole
(C) Metonímia
(D) Eufemismo
SAIBA MAIS
A poesia e toda motivação escrita já não é mais propriedade masculina, versos e canções, ou mesmo outras formas de arte apresentam criações femininas. Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a poesia notável de Florbela Espanca.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0518) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se, passar o tempo, recitar, compartilhar informações, apreciar, vivenciar diferentes situações de leitura (EJALP0519) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música e outros.), entre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva |
Referencial teórico: | (1996). “Florbela: um caso feminino e poético”, in Florbela Espanca, Poemas. São Paulo: Ática, pp. IX-XLIV. Camões, Apud MOISÉS, in: A Literatura Portuguesa, Através dos Textos, 1985, P72 ESPANCA, Florbela (2012). Afinado Desconcerto. Organização de Maria Lúcia Dal Farra. São Paulo: Iluminuras PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. Por uma análise automática do discurso. 3. ed., Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1997 |