Esta atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
O dicionário é um livro, impresso ou digital, que reúne as palavras de uma língua e é utilizado para consulta quando se tem dúvidas sobre a escrita e/ou significado de uma palavra. Ele possuí características próprias como: organização das palavras em ordem alfabética e, geralmente, dispostas em colunas, presença de verbetes ( conjunto de informações sobre a palavra).
Nesta atividade você aprenderá sobre dicionários, impressos e digitais.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Em um dicionário, as palavras que são explicadas recebem o nome de entrada. O conjunto de informações apresentadas em uma entrada recebe o nome de verbete. Os verbetes apresentam informações sobre a classificação da palavra, separação silábica, significados entre outras.
Observe a página de um dicionário e responda.
A) Por que a letra F está em destaque na margem esquerda da página?
B) Qual é a ordem da organização das palavras?
C) Quais informações sobre a palavra você encontrou?
Questão 2
Analise a imagem a seguir:
A) Você conseguiu identificar o número de sílabas da palavra livro neste dicionário digital?
B) Você sabe o significado do ícone azul que aparece antes da palavra livro? Se você não sabe a resposta, acesse um dicionário digital, clique no ícone e descubra.
Questão 3
Você sabia que uma mesma palavra ou expressão pode ter vários significados dependendo da situação? Este fenômeno da língua se chama polissemia . Conheça alguns exemplos:
Hoje, estou me sentindo um lixo… Não é correto jogar lixo em lotes baldios. | A letra dessa música é muito interessante. A minha letra está cada vez mais feia. |
A manga da camiseta está manchada. Banana, abacaxi e manga estão no cardápio. | Ele deu cabo de todo dinheiro. João Paulo é cabo do exército |
Agora é com você! Pesquise e encontre outros exemplos de polissemia.
Questão 4
Você já ouviu falar em e-lixo?
Este é um termo criado para denominar os equipamentos eletrônicos ( computadores, celulares, tablets, micro-ondas, televisão e outros ) que não possuem mais utilidade, seja porque estragou, seja porque ficou ultrapassado. Quando este material não é descartado corretamente, ele contribui para a poluição do planeta. Em média, cada brasileiro produz aproximadamente 8 quilos de lixo eletrônico por ano, na Europa, são quase 17 quilos por habitante e no mundo todo, são produzidos 50 milhões de toneladas de e-lixo por ano. É muito e-lixo, não é mesmo?
E você, como descarta o seu e-lixo?
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 13) para impressão ) clicando aqui: ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing
Saiba mais
Acesse o vídeo a seguir para saber um pouco mais sobre o e-lixo.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | EAJALP0470) Procurar palavras no dicionário e analisar a polissemia. . (EAJACI0310) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. EJA Moderna: educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/organizadora: Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki – 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013. https://www.curtamais.com.br/goiania/saiba-como-e-onde-descartar-o-lixo-eletronico-em-goiania – acesso em 06/09/2022 |