Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – O complemento verbal e seus sentidos é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O complemento verbal
O complemento verbal é um dos termos integrantes da oração e está relacionado à transitividade verbal. Como o próprio nome diz, vai completar o sentido atribuído ao verbo, afinal muitos verbos da língua portuguesa precisam ser completados para que ocorra coerência.
Veja alguns exemplos de verbos que pedem complemento:
Eu preciso …
Eu comprei…
Eu gosto…
Eu fiz …
Certamente observando o sentido da oração, fica fácil notar a necessidade de completar o verbo. Observe agora a relevância do complemento verbal:
Eu preciso de atenção.
Eu comprei uma smart tv.
Eu gosto de frutas cítricas.
Eu fiz um bolo de chocolate.
Portanto os verbos que pedem complemento verbal são chamados de transitivos, e sem a presença do complemento, eles perdem seus sentidos. No entanto, na Língua Portuguesa, há verbos que não pedem complemento, pois o seu sentido está completo, estes verbos são chamados de intransitivos.
Observe alguns exemplos de verbos intransitivos:
Viveu por muitos anos em paz e alegria.
Chorou copiosamente na sua partida.
A rosa floresceu plena.
Ele dormiu tarde esta noite.
Veja que os verbos: viver, chorar, florescer, dormir não dependem de nenhum complemento para estabelecer o seu sentido, seu significado está contido na própria ação verbal.
Os complementos verbais dependem exclusivamente da regência verbal e variam de acordo com a necessidade do verbo, eles podem ser diretos ou indiretos.
Complemento verbal – objeto direto é aquele que não pede preposição e aparece ligado ao verbo de forma direta. Observe:
Ele tem muitos animais domésticos
A jovem deu o troco correto naquela compra.
Complemento verbal – objeto indireto é aquele que pede o uso da preposição e aparece ligado ao verbo de forma indireta. Observe:
Eu necessito de férias.
Ninguém gostou do seu comportamento.
O complemento verbal exerce um papel fundamental na compreensão de sentidos atribuídos aos verbos transitivos, sem eles o entendimento da frase fica comprometido.
QUESTÃO 1
Identifique os complementos verbais nas sentenças abaixo:
a) Esqueceu todos os livros na escola.
b) Ela trouxe flores do cerrado.
c) Ninguém comentou sua atitude.
d) Comeram os doces de aniversário.
e) Nestas horas, você precisa de calma.
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QUESTÃO 2
Sabemos que o complemento verbal é parte integrante da oração. Responda: qual a função do complemento verbal dentro de um enunciado?
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QUESTÃO 3
Os complementos verbais dependem exclusivamente da regência verbal e são classificados em objeto direto e objeto indireto. Qual a diferença entre o emprego do objeto direto e o objeto indireto?
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SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto: o complemento verbal e seus sentidos, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este termo integrante da oração.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0720) Identificar o que está implícito, as inferências, os referentes comuns de uma cadeia de substituições lexicais. (EAJALP0722) Identificar, em textos lidos, termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). |
Referencial teórico: | BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1985. 2 ed. CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2ed. LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986. FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1995 |