You are currently viewing Língua Portuguesa – O anúncio publicitário

Língua Portuguesa – O anúncio publicitário

Esta proposta de atividade de Língua PortuguesaO anúncio publicitário é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O anúncio

     O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo a divulgação de serviços, ideias ou produtos. Por fazer uso da linguagem verbal e não verbal de forma simultânea, o anúncio publicitário é considerado um gênero multimodal. No entanto o anúncio pode combinar linguagens como fazer uso apenas de um recurso, seja escrito ou imagético. Considerando o seu dinamismo, o anúncio publicitário pode ser veiculado em programações televisivas, redes sociais, plataformas de streaming, rádios, outdoors, jornais, revistas, muros e fachadas. Por ser um gênero de ampla divulgação, a linguagem empregada na sua composição deve ser clara, apelativa e criativa.

Características do anúncio publicitário:

•Linguagem verbal e não verbal

•Predomínio de verbos no modo imperativo

•Presença de humor, ironia e criatividade.

•Apresenta um caráter comercial

•Uso de cores, imagens, fotografias, símbolos, sons

•Apresenta um caráter persuasivo

•São textos simples e muitas vezes curtos.

O anúncio publicitário apresenta fortes ferramentas discursivas e uma delas é intuito chamar a atenção do consumidor, por isso os textos publicitários são atrativos e instigantes, valendo-se   da linguagem apelativa.  A criatividade é uma das armas mais poderosas de um anúncio publicitário, afinal o seu potencial de divulgação está ligado a emoção do consumidor, ora pela necessidade ora pelo simples prazer de consumir uma marca, produto ou serviço.


QUESTÃO 1

O anúncio publicitário é um texto que tem, como objetivo o convencimento, ou seja, a persuasão.  A partir deste princípio, qual é a finalidade do anúncio publicitário?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/computador-marketing-megafone-7339324/>. Acesso em: 04 de outubro de 2022.

QUESTÃO 2

O texto publicitário é dos textos mais usuais da nossa atualidade, está presente em vários meios de comunicação. Aponte aqui quais os recursos textuais e visuais de um texto publicitário?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/cora%c3%a7%c3%a3o-amor-boca-l%c3%a1bios-er%c3%b3tico-163444/>. Acesso em: 04 de outubro de 2022.

QUESTÃO 3

O texto publicitário apresenta um caráter de divulgação e persuasão bastante elaborados. Tomando como base este princípio, qual a principal arma de um anúncio?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/o-neg%c3%b3cio-sapato-sacos-888146/ >. Acesso em: 04 de outubro de 2022.

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar: o anúncio publicitário assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero textual e seu caráter comercial.

CANAL REGINA CACIA “Anúncio publicitário”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=8KLrV-xCEA4> Acesso em: 04 out 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJALP0703) Comparar variados anúncios, folhetos e propagandas publicitárias.
(EAJALP0704) Compreender a crítica e o humor de tirinhas, charges e memes.
Referencial teórico:   BAHIA, SANDMANN, A.  J. A linguagem da propaganda.  2 ed. São Paulo: Contexto, 1997.
SOARES, M. B. & Campos E. N. Técnica de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.
TRAVAGLIA, L. C. Metodologia e prática de ensino da língua portuguesa. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.
VESTERGAARD, T. & S. K. A linguagem da propaganda. Trad. João Alves dos Santos. São Paulo: Martins Fontes, 1988.