You are currently viewing Língua Portuguesa – O adjetivo e a locução adjetiva

Língua Portuguesa – O adjetivo e a locução adjetiva

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/livro-escritura-ler-educa%C3%A7%C3%A3o-6957870  Acesso em 08/08/2023.

O ADJETIVO E A LOCUÇÃO ADJETIVA

O adjetivo é uma das classes gramaticais mais primorosas da Língua Portuguesa, capaz de detalhar seres, objetos, lugares, sentimentos, estados e situações. Por questões de concordância ou mesmo subjetividade o adjetivo sofre variações de gênero, número e grau.

1 – Variação em Gênero:

Masculino: O adjetivo concorda em gênero com o substantivo masculino. Por exemplo, “lugar abandonado” (masculino)

Feminino: O adjetivo concorda em gênero com o substantivo feminino. Por exemplo, “casa abandonada” (feminino).

2- Variação em Número:

Singular: O adjetivo concorda em número com um substantivo singular. Por exemplo, “cachorro brincalhão.”

Plural: O adjetivo concorda em número com um substantivo plural. Por exemplo, “cachorros brincalhões.”

3 – Variação em Grau:

Grau Comparativo:

Comparativo de Igualdade: Usa-se “tão” antes do adjetivo e “quanto” depois. Por exemplo, “Ele é tão alto quanto ela.”

Comparativo de Superioridade: Usa-se “mais” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ele é mais alto que ela.”

Comparativo de Inferioridade: Usa-se “menos” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ele é menos alto que ela.”

Grau Superlativo:

Superlativo Absoluto: Indica o mais alto grau da característica. Pode ser analítico (usando “muito” antes do adjetivo) ou sintético (formado com sufixos). Por exemplo, “muito bonita” (analítico) ou “lindíssima” (sintético).

Superlativo Relativo:

Superlativo Relativo de Superioridade: Usa-se “o/a mais” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ele é o mais alto da turma.”

Superlativo Relativo de Inferioridade: Usa-se “o/a menos” antes do adjetivo. Por exemplo, “Ela é a menos experiente da equipe.”    As variações de gênero, número e grau dos adjetivos formam sistemas de concordância aplicáveis a Língua Portuguesa, exatamente por ser o adjetivo uma classe de palavras que tem a função principal de qualificar ou caracterizar um substantivo.

A locução adjetiva é um grupo de palavras que funciona como um adjetivo, ou seja, desempenha a função de modificar um substantivo, expressando características ou qualidades. Em vez de usar apenas um único adjetivo, uma locução adjetiva consiste em duas ou mais palavras que juntas têm o mesmo efeito descritivo.

  Geralmente, uma locução adjetiva é composta por um substantivo e uma palavra que descreve ou modifica esse substantivo. Essa palavra que modifica pode ser um adjetivo ou advérbio, ligados ou não por uma preposição.

Exemplos de locuções adjetivas:

“Casa à beira-mar” – A locução adjetiva “à beira-mar” descreve o tipo de casa.

“Livro de capa dura” – A locução adjetiva “de capa dura” descreve o tipo de capa do livro.

Tanto os adjetivos quanto as locuções adjetivas desempenham um papel essencial na construção da comunicação. Eles são fundamentais para enriquecer a linguagem, pois favorecem uma caracterização de um enunciado ou parte dele.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Sabendo que o adjetivo apresenta uma enorme capacidade de caracterização, identifique os adjetivos nas seguintes frases:

a) O céu estava claro e estrelado.

b) Aquela casa antiga estava cercada por árvores altas.

c) A menina feliz pulou de alegria ao ver suas notas boas.

d) O filme foi longo e emocionante.

e) O cachorro pequeno correu rapidamente pelo parque.

f) Não foi possível comprar aqueles produtos importados.

QUESTÃO 2

Complete as frases usando o grau comparativo adequado dos adjetivos, de forma pessoal você acrescentar mais (superioridade) ou menos (inferioridade)

a) Ele é __________ (alto) que eu.

b) O verão é __________ (quente) do que a primavera.

c) O livro é __________ (interessante) que o filme.

d) Esta é a __________ (difícil) tarefa que já enfrentei.

e) A melodia da segunda música é __________ (calma) que a da primeira.

f) Aquela jovem foi _____________ (elogiada) durante o desfile.

QUESTÃO 3

Complete a frase com a opção que apresenta uma locução adjetiva.

O restaurante __________ servia pratos deliciosos.

(A) ao nascer do sol

(B) de comidas exóticas

(C) muito animado

(D) sempre cheio

QUESTÃO 4

Reveja o conceito sobre locução adjetiva e indique qual das alternativas abaixo contém uma locução adjetiva?

(A) Aquela senhora ganhou brinco de ouro.

(B) O cachorro abandonado latiu alto.

(C) Ela vestia uma camisa azul-marinho.

(D) Ele correu rapidamente para casa.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0530) Identificar a função dos aspectos linguísticos (adjetivos/locuções adjetivas, advérbios/locuções adverbiais e preposições/locuções prepositivas) em funcionamento nos textos  
(EJALP0531) Compreender as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos de diferentes gêneros textuais/discursivos  
Referências bibliográficas:BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1928] 2009.

BORBA, Francisco da S. Uma gramática de valências para o português. São Paulo: Ática, 1996.  

BORBA et al., Francisco da Silva. Dicionário de usos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Ática, 2002.  

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.