Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O ABAIXO-ASSINADO E SUA REIVINDICAÇÃO
O abaixo-assinado é um gênero textual argumentativo que expressa uma opinião coletiva, representando um determinado interesse com valor documental. Enquanto documento o abaixo-assinado apresenta as seguintes partes:
Vocativo ( a pessoa a quem o documento é dirigido), acompanhado por pronome de tratamento.
Corpo do texto (parte em que é apresentado o problema e a reivindicação). Local, data e as assinaturas das pessoas envolvidas.
O abaixo-assinado é um gênero textual de natureza argumentativa uma vez que sua finalidade é persuadir o interlocutor quanto a necessidade da reivindicação feita.
Características do abaixo assinado:
Texto reivindicatório
Uso de pronomes de tratamento
Composto por vocativo, corpo, local e data
Coleta de assinaturas
Pode ser escrito em primeira ou em terceira pessoa
Apresenta uma linguagem padrão
Uso de verbos no presente do indicativo.
O abaixo-assinado tem sido um dos gêneros de reivindicação mais utilizado na internet, em virtude da rapidez e facilidade com que as mensagens são enviadas a um grande número de pessoas. De forma virtual a assinatura foi substituída pelo preenchimento de um formulário com dados pessoais, inclusive com o email e em seu término basta clicar em enviar e está efetivada a participação. Sem dúvida alguma o abaixo-assinado é uma modalidade comunicativa bastante recorrente em nosso cotidiano, visto como uma forma de se posicionar criticamente ou politicamente sobre um assunto de interesse comum.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O Abaixo-assinado é um documento particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum. Tomando como base este conceito, responda: onde o abaixo assinado pode ser utilizado?
QUESTÃO 2
Por ser um gênero textual de caráter reivindicatório, o abaixo-assinado apresenta características específicas. Portanto sobre este gênero é correto afirmar que
(A) o abaixo-assinado não é um gênero textual.
(B) o abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.
(C) a linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.
(D) na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.
QUESTÃO 3
No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. Esta parte do abaixo assinado chama-se
(A) vocativo.
(B) corpo do texto.
(C) área de assinatura.
(D) fim do texto.
QUESTÃO 4
Qual outro gênero textual é muito semelhante ao abaixo-assinado, em virtude do seu caráter reivindicatório?
QUESTÃO 5
O abaixo-assinado é um gênero textual de natureza argumentativa que expressa uma opinião coletiva, representando um determinado interesse. Por se tratar de um gênero também documental, qual a finalidade do abaixo-assinado?
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o assunto: O abaixo-assinado e sua reivindicação, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero argumentativo.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0402) Ampliar repertório a partir da escuta de discursos de diferentes esferas discursivas, com o propósito de formular questionamentos e comentários crítico–reflexivos (EJALP0404) Discutir aspectos relacionados à classe social, ao gênero e à raça, bem como a origem social e regional e capacidades funcionais para a compreensão da realidade |
Referências: | MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012. |