Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
NOTA DE REPÚDIO
A nota de repúdio é um gênero textual utilizado para expressar publicamente descontentamento, desaprovação ou condenação a respeito de uma situação, ação, atitude ou declaração que seja considerada inadequada, injusta, ofensiva ou contrária a determinados valores, princípios ou direitos.
Características principais de uma nota de repúdio:
Objetividade
Tom formal
Argumentação
Finalidade pública
Chamado à reflexão ou ação
As notas de repúdio são muito comuns em contextos sociais, políticos e institucionais. Elas são emitidas por:
- Organizações e sindicatos: Para criticar medidas governamentais, ações empresariais ou eventos considerados discriminatórios ou lesivos.
- Figuras públicas: Para expressar discordância com declarações ou atitudes que consideram ofensivas ou prejudiciais.
- Grupos sociais ou movimentos: Para mobilizar a opinião pública em defesa de uma causa, como direitos humanos, igualdade de gênero ou combate ao racismo.
Por ser um gênero de uso cotidiano, uma nota de repúdio pode ser usada para condenar atos de violência, declarações preconceituosas, leis que prejudiquem determinados grupos ou qualquer situação que infrinja valores democráticos e direitos humanos. Seu objetivo principal é informar e conscientizar, promovendo um debate público sobre questões relevantes.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Explique o que caracteriza o gênero textual nota de repúdio e qual é sua principal finalidade em contextos sociais e institucionais.
QUESTÃO 2
Por que a linguagem formal é essencial em uma nota de repúdio? Explique como o uso de uma linguagem inadequada poderia prejudicar o impacto desse gênero textual.
QUESTÃO 3
Por que as notas de repúdio são frequentemente associadas a causas sociais e movimentos de defesa de direitos? Explique como esse gênero textual contribui para dar visibilidade a problemas coletivos.
QUESTÃO 4
Uma característica comum da linguagem utilizada em uma nota de repúdio é
(A) o uso de expressões informais para atrair a atenção do público.
(B) o tom irônico e sarcástico para destacar o descontentamento.
(C) o uso da linguagem formal, objetiva e argumentativa.
(D) o uso de metáforas e figuras de linguagem subjetivas.
QUESTÃO 5
Em uma universidade, a forma de tratamento direcionada ao reitor é
(A) Vossa Senhoria
(B) Vossa Excelência
(C) Vossa Magnificência
(D) Vossa Alteza
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0509) Compreender e analisar a função social e o contexto de recepção de textos que circulam em diferentes campos de atuação, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam (EJALP0510) Ler e analisar a relação entre os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional e ao estilo dos diferentes gêneros textuais/discursivos, de forma a ampliar as possibilidades de leitura e produção de textos |
Referências: | ARAÚJO, Júlio César. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola, 2021. SWALES, John Malcolm. Repensando gêneros: nova abordagem ao conceito de comunidade discursiva. In: BEZERRA, Benedito Gomes; BIASI-RODRIGUES, Bernardete; CAVALCANTE, Mônica Magalhães (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. ZAVAM, Aurea. Por uma abordagem diacrônica dos gêneros textuais: um estudo com editoriais de jornal. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017. |