You are currently viewing Língua Portuguesa – Nota de repúdio

Língua Portuguesa – Nota de repúdio


A nota de repúdio é um gênero textual utilizado para expressar publicamente descontentamento, desaprovação ou condenação a respeito de uma situação, ação, atitude ou declaração que seja considerada inadequada, injusta, ofensiva ou contrária a determinados valores, princípios ou direitos.

Características principais de uma nota de repúdio:

Objetividade

Tom formal

Argumentação

Finalidade pública

Chamado à reflexão ou ação

   As notas de repúdio são muito comuns em contextos sociais, políticos e institucionais. Elas são emitidas por:

  • Organizações e sindicatos: Para criticar medidas governamentais, ações empresariais ou eventos considerados discriminatórios ou lesivos.
  • Figuras públicas: Para expressar discordância com declarações ou atitudes que consideram ofensivas ou prejudiciais.
  • Grupos sociais ou movimentos: Para mobilizar a opinião pública em defesa de uma causa, como direitos humanos, igualdade de gênero ou combate ao racismo.
FONTE: Chatgpt.com Disponível em: <https://chatgpt.com/g/g-pmuQfob8d-image-generator/c/6762067a-5350-8001-9dee-7ec8e21f0c1d > Acesso em 10/12/2024.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Por que a linguagem formal é essencial em uma nota de repúdio? Explique como o uso de uma linguagem inadequada poderia prejudicar o impacto desse gênero textual.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0509) Compreender e analisar a função social e o contexto de recepção de textos que circulam em diferentes campos de atuação, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam (EJALP0510) Ler e analisar a relação entre os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional e ao estilo dos diferentes gêneros textuais/discursivos, de forma a ampliar as possibilidades de leitura e produção de textos
Referências:ARAÚJO, Júlio César. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola, 2021.  

SWALES, John Malcolm. Repensando gêneros: nova abordagem ao conceito de comunidade discursiva. In: BEZERRA, Benedito Gomes; BIASI-RODRIGUES, Bernardete; CAVALCANTE, Mônica Magalhães (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009.  

ZAVAM, Aurea. Por uma abordagem diacrônica dos gêneros textuais: um estudo com editoriais de jornal. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.