Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 4ª Série
da Eaja.
PARTICIPAR DE DECISÕES COLETIVAS ONDE VIVEMOS NOS ENSINA A CONVIVER EM GRUPO, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS E A CONVIVER COM OS OUTROS.HOJE VOCÊ AMPLIARÁ SEUS CONHECIMENTOS AO QUE DIZ RESPEITO ÀS NORMAS DE CONVIVÊNCIA E ESTUDARÁ TAMBÉM AS REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DE ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO. NÃO PERCA TEMPO E COMEÇA JÁ!
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: NORMAS DE CONVIVÊNCIA E PONTUAÇÃO
NA VIDEOAULA DE HOJE, VIMOS QUE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NOS AJUDAM A DAR SENTIDO À FRASE. NOS INDICAM TAMBÉM COMO DEVEMOS LER TEXTO, NOS INSTRUINDO SOBRE A ENTONAÇÃO CORRETA DAS FRASES, SÃO REGRAS DA ESCRITA E DA LEITURA. HÁ TAMBÉM NORMAS QUE NOS ORIENTAM QUAIS TIPOS DE CONDUTAS SÃO ACEITÁVEIS PARA UMA VIDA EM SOCIEDADE, EM DIFERENTES ESPAÇOS. QUER CONHECER? ENTÃO EMBARQUE NESSA AULA QUE VOCÊ DESCOBRIRÁ!
ATIVIDADE 1
OBSERVE A FRASE ABAIXO QUE ESTÁ SEM PONTUAÇÃO:
VOCÊ ACREDITA EM FANTASMAS
- COLOQUE O PONTO DE INTERROGAÇÃO NO FINAL DA FRASE E A LEIA NOVAMENTE PARA INDICAR QUE A PESSOA QUE FALA ESTÁ FAZENDO UMA PERGUNTA.
- COLOQUE O PONTO FINAL NO FIM DA FRASE E A LEIA NOVAMENTE PARA INDICAR QUE A PESSOA QUE FALA ESTÁ AFIRMANDO QUE A OUTRA PESSOA ACREDITA EM FANTASMAS.
- AGORA COLOQUE O PONTO DE INTERROGAÇÃO NO FINAL DA FRASE E A LEIA NOVAMENTE PARA INDICAR QUE A PESSOA QUE FALA ESTÁ SURPRESA QUE A OUTRA ACREDITE EM FANTASMAS.
- DEPOIS DE REALIZAR A ATIVIDADE REFLITA: EXISTE DIFERENÇA NA PRONÚNCIA DAS FRASES?
ATIVIDADE 2
ESCREVA:
- UMA FRASE COM PONTO FINAL:
- UMA FRASE COM PONTO DE INTERROGAÇÃO:
- UMA FRASE COM PONTO DE EXCLAMAÇÃO:
ATIVIDADE 3
HOJE VOCÊ VIU QUE HÁ NORMAS DE CONVIVÊNCIA PARA DIFERENTES ESPAÇOS. AGORA OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E CRIE NORMAS PERTINENTES PARA CADA ESPAÇO ABAIXO QUE PROMOVAM A HARMONIA E A BOA CONVIVÊNCIA.
Referencial Bibliográfico | SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira. Aprender Juntos – Língua Portuguesa, 3º ano: ensino fundamental. 7.ed. São Paulo: Edições SM, 2019. SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas.
(EAJALP0317) Identificar a função dos pontos: final, de interrogação, de exclamação, dois pontos e o travessão (em diálogos: discurso direto) na leitura.
(EAJALP0420) Ampliar os conhecimentos epilinguísticos a partir de textos diversos.
(EAJALP0444) Planejar a produção do texto de acordo com a situação comunicativa.
(EAJAGE0401) Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social e suas normas de convivência em cada espaço.