You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA: NORMAS DE CONVIVÊNCIA E PONTUAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA: NORMAS DE CONVIVÊNCIA E PONTUAÇÃO

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da  4ª Série da Eaja.

PARTICIPAR DE DECISÕES COLETIVAS ONDE VIVEMOS NOS ENSINA A CONVIVER EM GRUPO, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS E A CONVIVER COM OS OUTROS.HOJE VOCÊ AMPLIARÁ SEUS CONHECIMENTOS AO QUE DIZ RESPEITO ÀS NORMAS DE CONVIVÊNCIA E ESTUDARÁ TAMBÉM AS REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DE ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO. NÃO PERCA TEMPO E COMEÇA JÁ!

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d4/Comunidad_WMAR.png

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: NORMAS DE CONVIVÊNCIA E PONTUAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=liPSXT2Uk5Q&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola

NA VIDEOAULA DE HOJE, VIMOS QUE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NOS AJUDAM A DAR SENTIDO À FRASE. NOS INDICAM TAMBÉM COMO DEVEMOS LER  TEXTO, NOS INSTRUINDO SOBRE A ENTONAÇÃO CORRETA DAS FRASES, SÃO REGRAS DA ESCRITA E DA LEITURA. HÁ TAMBÉM NORMAS QUE NOS ORIENTAM QUAIS TIPOS DE CONDUTAS SÃO ACEITÁVEIS PARA UMA VIDA EM SOCIEDADE, EM DIFERENTES ESPAÇOS. QUER CONHECER? ENTÃO EMBARQUE NESSA AULA QUE VOCÊ DESCOBRIRÁ!

ATIVIDADE 1

OBSERVE A FRASE ABAIXO QUE ESTÁ SEM PONTUAÇÃO:

VOCÊ ACREDITA EM FANTASMAS

  1. COLOQUE O PONTO DE INTERROGAÇÃO NO FINAL DA FRASE E A LEIA NOVAMENTE PARA INDICAR QUE A PESSOA QUE FALA ESTÁ FAZENDO UMA PERGUNTA.
  1. COLOQUE O PONTO FINAL NO FIM DA FRASE E A LEIA NOVAMENTE PARA INDICAR QUE A PESSOA QUE FALA ESTÁ AFIRMANDO QUE A OUTRA PESSOA ACREDITA EM FANTASMAS.
  1. AGORA COLOQUE O PONTO DE INTERROGAÇÃO NO FINAL DA FRASE E A LEIA NOVAMENTE PARA INDICAR QUE A PESSOA QUE FALA ESTÁ SURPRESA QUE A OUTRA ACREDITE EM FANTASMAS.
  1. DEPOIS DE REALIZAR A ATIVIDADE REFLITA: EXISTE DIFERENÇA NA PRONÚNCIA DAS FRASES?

ATIVIDADE 2

ESCREVA:

  1. UMA FRASE COM PONTO FINAL:
  1. UMA FRASE COM PONTO DE INTERROGAÇÃO:
  1. UMA FRASE COM PONTO DE EXCLAMAÇÃO:

ATIVIDADE 3

HOJE VOCÊ VIU QUE HÁ NORMAS DE CONVIVÊNCIA PARA DIFERENTES ESPAÇOS. AGORA OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E CRIE NORMAS PERTINENTES PARA CADA ESPAÇO ABAIXO QUE PROMOVAM A HARMONIA E A BOA CONVIVÊNCIA.


Referencial Bibliográfico SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira. Aprender Juntos – Língua Portuguesa, 3º ano: ensino fundamental. 7.ed. São Paulo: Edições SM, 2019.
SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas. 

(EAJALP0317) Identificar a função dos pontos: final, de interrogação, de exclamação, dois pontos e o travessão (em diálogos: discurso direto) na leitura. 

(EAJALP0420) Ampliar os conhecimentos epilinguísticos a partir de textos diversos.

(EAJALP0444) Planejar a produção do texto de acordo com a situação comunicativa.

(EAJAGE0401) Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social e suas normas de convivência em cada espaço.