Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Nomeação e o uso dos substantivos é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os substantivos são uma das classes de palavras que formam a gramática da língua portuguesa e apresentam como característica fundamental: a nomeação, dar nomes a pessoas, a animais, a objetos, a lugares, a sentimentos. Os substantivos apresentam um papel fundamental para nomeação de tudo ou quase tudo. Enquanto classe gramatical os substantivos têm classificação específica para cada nome: simples e composto, comum e próprio, primitivo e derivado, concreto e abstrato.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O substantivo próprio de forma superior nomeia seres e lugares com letra maiúscula no início da palavra. A partir dos substantivo comuns localize um substantivo próprio, veja o exemplo de rio e complete a lista.
Um rio: Rio Meia Ponte
Uma cidade:
Um artista:
Uma escola:
Um professor ou professora:
QUESTÃO 2
Algumas situações que revelam o nosso humor são sentimentos, por serem abstratos dependem da nossa existência. Aponte abaixo a sequência em que todos os substantivos são abstratos:
a) brincadeira, solidão e trabalho
b) medo, saudade e angústia
c) sabedoria, faculdade e mentira
d) trabalho, angústia e medo
QUESTÃO 3
A partir do processo de derivação, faça as combinações necessárias e crie novos substantivos relacionados a profissões, veja o modelo:
a) Casa – caseiro
b) Joia –
c) Chave –
d) Estoque –
e) Jornal –
QUESTÃO 4
Por ser uma classe que nomeia seres, os substantivos muitas vezes podem gerar dúvidas quanto a flexão de número (singular e plural). Indique a alterantiva em que todos os substantivos estão no plural.
a) paz, mentiras e crianças
b) leão, tigres, abutres
c) lápis, canetas e cadernos
d) paz, abutres e crianças
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto nomeação, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre o uso dos substantivos, suas classificações e regras gramaticais.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0427) Identificar a função dos aspectos linguísticos (substantivos, adjetivo/locuções adjetivas e artigos) em funcionamento nos textos. |
Referencial teórico: | CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |