Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 1º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
UMA NARRATIVA DO COTIDIANO É UMA HISTÓRIA SOBRE O DIA A DIA. ELA MOSTRA AS COISAS QUE ACONTECEM NA VIDA NORMAL DAS PESSOAS. SÃO HISTÓRIAS SIMPLES, MAS QUE TÊM IMPORTÂNCIA. ELAS FALAM SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E SENTIMENTOS QUE AS PESSOAS TÊM NO SEU COTIDIANO. ESSAS HISTÓRIAS SÃO FEITAS DE PEQUENOS DETALHES DAS INTERAÇÕES ENTRE AS PESSOAS. ELAS NOS MOSTRAM COMO É A VIDA DE VERDADE.
ESSAS HISTÓRIAS DO COTIDIANO NÃO PRECISAM SER MUITO GRANDES PARA SEREM INTERESSANTES. ELAS ENCONTRAM BELEZA NAS COISAS SIMPLES, COMO TOMAR CAFÉ, CONVERSAR COM UM VIZINHO OU PASSEAR NO PARQUE. ESSAS HISTÓRIAS NOS CONECTAM COM A NOSSA HUMANIDADE E NOS FAZEM LEMBRAR QUE TODOS NÓS TEMOS COISAS EM COMUM.
AS HISTÓRIAS DO COTIDIANO PODEM FALAR SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS, COMO AMOR, TRABALHO, FAMÍLIA, SAÚDE E A VIDA MODERNA. O IMPORTANTE É QUE ELAS SEJAM VERDADEIRAS E MOSTREM AS EMOÇÕES E EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS.
QUANDO EXPLORAMOS ESSAS HISTÓRIAS, DESCOBRIMOS QUE ATÉ MESMO AS COISAS MAIS COMUNS TÊM UM SIGNIFICADO ESPECIAL. A VIDA COTIDIANA ESTÁ CHEIA DE MOMENTOS QUE NOS ENSINAM COISAS IMPORTANTES E NOS MOLDAM COMO PESSOAS. É NESSES MOMENTOS QUE ENCONTRAMOS A BELEZA E PERCEBEMOS QUE A VIDA É INCRÍVEL.
QUESTÃO 1
VOCÊ JÁ LEU UMA NARRATIVA? SABE QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS?
LEIA AS NARRATIVAS ABAIXO COM OS COLEGAS E DISCUTAM SE A ALGO SEMELHANTE AO QUE VIVEMOS.
DEPOIS OS PONTOS QUE LHES CHAMARAM A ATENÇÃO.
QUESTÃO 2
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
(A) AS DUAS NARRATIVAS ACIMA NÃO SÃO RELATIVAS AO COTIDIANO, RETRATAM MOMENTOS EXTRAORDINÁRIOS.
(B) AS NARRATIVAS RETRATAM MOMENTOS RUINS E DIFÍCEIS NA VIDA DE GABRIELE E DAVI.
(C) AS DUAS NARRATIVAS ACIMA SÃO RELATIVAS AO COTIDIANO, RETRATAM MOMENTOS SIMPLES E SIGNIFICATIVOS DA VIDA DE PESSOAS COMUNS.
(D) NARRATIVAS SÃO RELATIVAS AO MISTICISMO E O FANTÁSTICO, RETRATAM MOMENTOS SIGNIFICATIVOS COM OS SANTOS.
QUESTÃO 3
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
(A) AS NARRATIVAS ABORDAM A NECESSIDADE DE ESTAR SEMPRE ATIVOS DOS HOMENS
(B) AS NARRATIVAS ABORDAM A NECESSIDADE DE ESTARMOS SEMPRE CONECTADOS
(C) AS NARRATIVAS ABORDAM A DIFICULDADE DE ESTAR SÓ.
(D) AS NARRATIVAS DO COTIDIANO ABORDAM MOMENTOS SIMPLES EM QUE OS PERSONAGENS DEDICAM PARA-SE.
QUESTÃO 4
AGORA ESCREVAM UM TEXTO COLETIVO NARRATIVO, SOBRE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA QUE GOSTARIAM DE REFLETIR E COMPARTILHAR COM AS PESSOAS.
É IMPORTANTE QUE OS ESTUDANTES DIALOGUEM ANTES E COMPARTILHEM DO TEMA. A PROFESSORA OU PROFESSOR, DEVE FAZER O REGISTRO NO QUADRO PARA QUE TODOS ACOMPANHEM.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0105) Identificar a tipologia, características e organização dos diferentes gêneros textuais (EJALP0108) Identificar as características e organização de textos narrativos (EJALP0109) Ler e levantar hipóteses, relativas às características de textos e os elementos da narrativa |
Referências | GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023. |