Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os modos verbais
Os modos verbais são flexões expressivas direcionadas à classe gramatical dos verbos que sofrem alteração de número, pessoa, tempo e modo. Enquanto as flexões de número e pessoas refletem as marcas de singular e plural, as flexões de tempo e modo refletem uma intenção discursiva do falante. A partir de sua intencionalidade, os modos verbais estão classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. E cada um desses modos apresenta suas características e particularidades. Vamos conhecê-las:
Modo indicativo
Indica certeza com relação ao ato de fala. Observe:
Os pedidos da internet chegarão amanhã.
Modo subjuntivo
Indica incerteza com relação ao ato de fala. Observe:
Quando o governo resolver priorizar a educação tudo será melhor!
Modo imperativo
Indica ordem com relação ao ato de fala. Observe:
Não deixe de fechar a porta depois de sair.
É importante ressaltar que os modos verbais não são apenas flexões, pois dentro de um significado mais amplo, para Língua Portuguesa eles indicam intenções de quem fala ou de quem escreve.
Os verbos da Língua Portuguesa sofrem flexões é uma das mais expressivas são os modos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Os modos verbais exprimem a forma como o falante se posiciona. Tomando como base este princípio o que o modo indicativo exprime:
(A) dúvida
(B) ordem
(C) pedido
(D) certeza
QUESTÃO 2
Das orações abaixo apenas uma indica dúvida e faz uso do modo subjuntivo, aponte-a:
(A) Ele te amou verdadeiramente por muitos anos.
(B) Todos precisarão validar seus e-mails até o final do mês.
(C) Talvez, por um minuto, ela soubesse de suas mentiras, tudo seria diferente.
(D) Falou o que devia e o que não precisava.
QUESTÃO 3
Durante a fala os modos verbais revelam uma atitude intencional, tomando os conceitos dos modos verbais, o que cada um deles indicam?
QUESTÃO 4
O texto publicitário apresenta um grandioso compromisso com a persuasão, ou seja, o discurso de convencer é tomado como um pedido ostensivo. Conhecendo esta informação, responda, por que modo imperativo é extremamente importante para o texto publicitário?
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0529) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso dos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) em diferentes gêneros textuais/discursivos (EJALP0532) Identificar e compreender, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos |
Referencial teórico: | ABREU, A. S. Gramática Mínima para o Domínio da Língua Padrão. Cotia: Ateliê editorial, 2003. ALKMIN, T. M. Sociolinguística: parte I. In: MUSSALIM, F.; BENTESA, A. C. (orgs.). Introdução à Linguística: Domínios e Fronteiras. V.1. São Paulo: Cortez, 2001. BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 200 |