Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Ciências é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
DE ACORDO COM O PSICÓLOGO ESCRITOR INGLÊS TONY BUZAN, “OS MAPAS MENTAIS SÃO UM MÉTODO DE ARMAZENAR, ORGANIZAR E PRIORIZAR INFORMAÇÕES, USANDO PALAVRAS-CHAVE E IMAGENS –CHAVE, QUE DESENCADEIAM LEMBRANÇAS ESPECÍFICAS E ESTIMULAM NOVAS REFLEXÕES E IDEIAS”. EM OUTRAS PALAVRAS, AO FAZER UM MAPA MENTAL SOBRE DETERMINADO TEMA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO UMA ESPÉCIE DE RESUMO DO CONTEÚDO, SEPARANDO AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE O QUE VOCÊ JA SABE SOBRE O ASSUNTO E O QUE ESTÁ APRENDENDO.
O MAPA MENTAL AJUDA NO ENTENDIMENTO DE INFORMAÇÕES COMPLEXAS, POSSIBILITA A CONEXÃO E A CRIAÇÃO DE NOVAS IDEIAS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
MARIANA ESTÁ CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO E TEM DÚVIDAS SOBRE SUA FUTURA PROFISSÃO. ELA PREFERE A ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, GOSTA BASTANTE DE LER, É DEDICADA AOS ESTUDOS E ESTÁ SEMPRE FAZENDO RESUMOS E ESQUEMAS PARA FACILITAR SUA APRENDIZAGEM. ANALISE O MAPA MENTAL QUE ELA FEZ PARA ORGANIZAR SUAS IDEIAS.
A) ALÉM DAS PALAVRAS, QUAIS OUTROS ELEMENTOS APARECEM NO MAPA MENTAL FEITO POR MARIANA?
B) EM SUA OPINIÃO, O MAPA MENTAL PODERIA TER OUTRAS INFORMAÇÕES? QUAIS?
QUESTÃO 2
O SISTEMA NERVOSO CENTRAL – SNC, É O ENCARREGADO DE CONTROLAR TODAS AS ATIVIDADES DO NOSSO CORPO. ELE É RESPONSÁVEL PELAS AÇÕES VOLUNTÁRIAS (AQUELAS QUE NOS PERMITE TER VONTADE PRÓPRIA, COMO COMER E FALAR ) E INVOLUNTÁRIAS (AQUELAS QUE FAZEMOS SEM PERCEBER, COMO RESPIRAR E BATER O CORAÇÃO). ELE É COMPOSTO PELO ENCÉFALO E PELA MEDULA ESPINAL.
ANALISE AS IMAGENS E INDIQUE A RESPOSTA CORRETA.
O ENCÉFALO É COMPOSTO POR:
A) CÉREBRO, MEDULA ESPINAL, TRONCO ENCEFÁLICO.
B) CÉREBRO, ENCÉFALO E CEREBELO.
C) CÉREBRO, TRONCO ENCEFÁLICO E CEREBELO.
QUESTÃO 3
AGORA, VOCÊ APRENDERÁ SOBRE A MEDULA ESPINHAL , CONHECIDA TAMBÉM POR MEDULA ESPINAL, OUTRO COMPONENTE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL – SNC.
A MEDULA ESPINHAL É UM CORDÃO QUE FICA GUARDADO NO INTERIOR DAS VÉRTEBRAS. SUA FUNÇÃO É REALIZAR A COMUNICAÇÃO ENTRE O CORPO E O SISTEMA NERVOSO E AGIR TAMBÉM NOS REFLEXOS, PROTEGENDO O CORPO EM SITUAÇÕES DE PERIGO NAS QUAIS É PRECISO QUE HAJA UMA RESPOSTA RÁPIDA.
OBSERVE A IMAGEM E RESOLVA A QUESTÃO.
A MEDULA ESPINAL, FAZ PARTE DO SISTEMA____________ E ESTÁ LOCALIZADA NO INTERIOR DA ____________.
INDIQUE A ALTERNATIVA COM OS NOMES CORRETOS QUE COMPLETAM OS ESPAÇOS ACIMA.
A) NERVOSO PERIFÉRICO E CAIXA CRANIANA.
B) NERVOSO PERIFÉRICO E COLUNA VERTEBRAL.
C) NERVOSO CENTRAL E CAIXA CRANIANA.
D) NERVOSO CENTRAL E COLUNA VERTEBRAL.
QUESTÃO 4
LEIA AS INFORMAÇÕES SOBRE MAPA MENTAL E EXPLIQUE A UM COLEGA PARA QUE SERVE, COMO USAR, COMO SE FAZ UM.
QUESTÃO 5
PESQUISE OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL, RELEIA AS QUESTÕES 3 E 4 E CRIE UM MAPA MENTAL .
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 28) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
ACESSE O VÍDEO REVER O QUE FOI EXPLICADO SOBRE MAPAS MENTAIS.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. | (EAJALP0176) Conhecer e valorizar tipos de comunicações não verbais. (EAJACI0104) Identificar as diferentes funções das partes que compõe o corpo humano |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. Hiranak, Roberta Aparecida Bueno – Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais/ Roberta, Aarecida Hiranaka, Thiago Macedo de Abreu Hortencio – 1ª ed – São Paulo: FTD,2018 https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/cerebro.htm – acesso em 17/10/2022 https://estudoesquematizado.com.br/mapas-mentais/ – acesso em 18/10/2022 |