You are currently viewing Língua Portuguesa – Locuções adverbiais

Língua Portuguesa – Locuções adverbiais


FONTE: Chatgpt.com Disponível em: <https://chatgpt.com/g/g-pmuQfob8d-image-generator/c/67574a26-5dec-8001-8c49-5ca83ec376ad > Acesso em 10/12/2024.
  • Tempo: “A reunião foi adiada de última hora.” (Quando foi adiada?)
  • Modo: “Ele agiu de forma inesperada.” (Como ele agiu?)
  • Lugar: “Eles se encontraram à beira do lago.” (Onde se encontraram?)
  • Causa: “Tudo foi cancelado por causa da chuva.” (Por quê?)
  • Intensidade: “Ela trabalhou com muita dedicação.” (Com que intensidade?)

Além de serem úteis para enriquecer a linguagem, locuções adverbiais permitem que o falante ou escritor se expresse de maneira mais detalhada e precisa. Pense na diferença entre dizer “Ela falou baixinho” e “Ela falou em um tom quase imperceptível”. Ambas as opções transmitem a ideia de voz baixa, mas a segunda oferece mais imaginação e emoção à cena.

FONTE: Pixabay.com Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/encontro-para-conhecer-conversa-8125233/ > Acesso em 10/12/2024.

QUESTÃO 4

A frase que utiliza corretamente uma locução adverbial é

(A) “ela falou com educação.”

(B) “ele corre rapidamente.”
(C) “nós saímos cedo.”
(D) “estudamos bastante.”

A função da locução adverbial na frase: “Ele resolveu o problema de maneira rápida” é
(A) complementar a ação verbal.
(B) modificar o substantivo.
(C) indicar a duração da ação
(D) indicar intensidade da ação.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0427) Identificar a função dos aspectos linguísticos (verbos e advérbio/locuções adverbiais, conjunções e locuções conjuntivas) em funcionamento nos textos
Referências:KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2012.

MARCUSCHI, Luis Antonio. Fenômenos da Linguagem, reflexões semânticas e Discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

TRAVAGLIA, Luis Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.