Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
LOCUÇÕES ADVERBIAIS
Locuções adverbiais são grupos de duas ou mais palavras que, juntas, exercem a função de um advérbio. Enquanto um advérbio tradicional (como “rapidamente” ou “ontem”) é uma palavra única que modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios, as locuções adverbiais fazem isso por meio de uma combinação de palavras. Normalmente, essas locuções incluem uma preposição seguida de um substantivo ou um adjetivo.
Para reconhecer uma locução adverbial é importante perceber que o conjunto de palavras responde a uma pergunta típica dos advérbios: quando? como? onde? por quê? com que intensidade? Por exemplo:
- Tempo: “A reunião foi adiada de última hora.” (Quando foi adiada?)
- Modo: “Ele agiu de forma inesperada.” (Como ele agiu?)
- Lugar: “Eles se encontraram à beira do lago.” (Onde se encontraram?)
- Causa: “Tudo foi cancelado por causa da chuva.” (Por quê?)
- Intensidade: “Ela trabalhou com muita dedicação.” (Com que intensidade?)
Além de serem úteis para enriquecer a linguagem, locuções adverbiais permitem que o falante ou escritor se expresse de maneira mais detalhada e precisa. Pense na diferença entre dizer “Ela falou baixinho” e “Ela falou em um tom quase imperceptível”. Ambas as opções transmitem a ideia de voz baixa, mas a segunda oferece mais imaginação e emoção à cena.
As locuções adverbiais são um convite à criatividade, pois tornam o discurso mais rico, detalhado e expressivo. Afinal elas permitem transmitir significados contextuais de maneira harmônica. Experimente usá-las para dar vida à sua comunicação!
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Explique o que são locuções adverbiais e descreva sua principal função na construção de frases. Em sua resposta, inclua exemplos próprios que ilustrem diferentes tipos de locuções adverbiais
QUESTÃO 2
Reescreva as frases abaixo substituindo os advérbios destacados por locuções adverbiais equivalentes. Explique como essa substituição altera o estilo e o tom do texto:
a) Ela respondeu educadamente.
b) O filme foi lançado recentemente.
c) O acidente ocorreu próximo.
QUESTÃO 3
Em sua opinião, o uso de locuções adverbiais na comunicação oral e escrita tem aumentado ou diminuído com o tempo? Compare o uso em situações formais e informais, apresentando exemplos que sustentem sua argumentação.
QUESTÃO 4
A frase que utiliza corretamente uma locução adverbial é
(A) “ela falou com educação.”
(B) “ele corre rapidamente.”
(C) “nós saímos cedo.”
(D) “estudamos bastante.”
QUESTÃO 5
A função da locução adverbial na frase: “Ele resolveu o problema de maneira rápida” é
(A) complementar a ação verbal.
(B) modificar o substantivo.
(C) indicar a duração da ação
(D) indicar intensidade da ação.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0427) Identificar a função dos aspectos linguísticos (verbos e advérbio/locuções adverbiais, conjunções e locuções conjuntivas) em funcionamento nos textos |
Referências: | KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2012. MARCUSCHI, Luis Antonio. Fenômenos da Linguagem, reflexões semânticas e Discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. TRAVAGLIA, Luis Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006. |