Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NO TEXTO
As informações explícitas em um texto são aquelas que estão claramente expressas e diretamente afirmadas. Elas são fáceis de identificar porque não exigem interpretação ou leitura nas entrelinhas. Essas informações são apresentadas de maneira direta e específica, de forma que o leitor não precise fazer suposições ou deduções para entendê-las.
Características das informações explícitas incluem:
Clareza e objetividade, estão descritas de forma direta.
Fácil identificação, podem ser encontradas rapidamente no texto.
Fatos e detalhes diretos, apresentam fatos, datas e nomes que não deixam margem para dúvidas.
Como localizar informações explícitas em um texto?
Para localizar informações explícitas em um texto, é necessário seguir alguns passos importantes:
Leitura atenta
É fundamental fazer uma leitura atenta e cuidadosa do texto, buscando identificar as informações mais relevantes e os pontos principais do assunto abordado.
Destacar palavras-chave
Durante a leitura, é importante destacar as palavras-chave que indicam a presença de informações explícitas no texto. Essas palavras podem ser nomes próprios, datas, lugares, conceitos, entre outros.
Utilizar marcadores
O uso de marcadores, como grifos ou anotações, pode ajudar a identificar as informações explícitas no texto e tornar a leitura mais eficiente.
Revisar o texto
Por fim, é importante revisar o texto após a leitura, buscando identificar se todas as informações. relevantes foram identificadas e compreendidas corretamente.
Sumarização
Resuma os parágrafos ou seções, focando nos pontos principais que são claramente apresentados. A prática de sumarização ajuda a destilar as informações explícitas do texto.
Notas e Anotações
Faça anotações enquanto lê, registrando os fatos e detalhes que são claramente afirmados no texto. Isso não apenas ajuda na compreensão, mas também facilita a localização dessas informações posteriormente.
Releitura
Se necessário, releia o texto. Às vezes, informações explícitas podem ser mais evidentes em uma segunda leitura, especialmente se o texto for complexo ou denso.
Encontrar informações explícitas em um texto é uma habilidade essencial para entender e interpretar o conteúdo. Reconhecer dados visíveis em um texto é uma ação que pode demandar um certo tempo, mas é com ela que se faz possível captar o tema, responder a perguntas e solucionar problemas.
É válido ressaltar que antes de informações explícitas em um texto é necessário levar em conta o objetivo do texto que está sendo lido, avaliar se sua finalidade é informar, orientar, educar ou divertir. Ao tomar conhecimento do objetivo do texto fica mais fácil compreender suas informações explícitas, por isso seja prudente leve em conta a origem e a autoria do texto, esses fatores podem evitar interpretações equivocadas ou conclusões precipitadas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Leia o parágrafo abaixo e identifique três informações explícitas que ele fornece.
Parágrafo:
“Em 2023, as empresas de carros elétricos registraram um aumento de 15% em suas vendas, atingindo um total de 5 milhões de unidades vendidas. Este crescimento foi atribuído à nova linha de produtos lançada em março, que foi bem recebida pelos consumidores. Além disso, as empresas de carros eletricos expandiram suas operações para três novos mercados internacionais, contribuindo para os resultados positivos.”
Perguntas:
a) Qual foi o aumento percentual nas vendas das empresas de carros eletricos em 2023?
b) Quantas unidades a empresa vendeu em 2023?
c) Quando a nova linha de produtos foi lançada?
QUESTÃO 2
Leia a frase e reescreva-a para que as informações se tornem explícitas. Para isso amplie a frase respondendo as perguntas abaixo:
Frase:
“Ele chegou cedo ao trabalho para terminar o projeto a tempo.”
Perguntas:
a) Quem é “ele”?
b) A que horas ele chegou ao trabalho?
c) O nome do projeto?
QUESTÃO 3
As informações explícitas são consideradas como
(A) informações que são subjetivas e abertas a interpretação.
(B) informações que são ocultas e requerem inferência para serem compreendidas.
(C) informações que são claramente definidas, detalhadas e diretamente expressas.
(D) informações que são implícitas e indiretas.
QUESTÃO 4
As informações explícitas são importantes na comunicação interpessoal, pois
(A) elas permitem que as pessoas adivinhem o que o outro está pensando.
(B) elas evitam mal-entendidos ao fornecer clareza e precisão.
(C) elas são sempre subjetivas e baseadas em opiniões pessoais.
(D) elas são difíceis de compreender e requerem inferência.
QUESTÃO 5
As informações explícitas beneficiam o processo educacional, pois
(A) tornam as instruções mais confusas.
(B) ajudam os alunos a compreenderem conceitos complexos de forma clara.
(C) são menos importantes do que as informações implícitas.
(D) criam ambiguidades nos materiais de ensino.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto |
Referências: | KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2012. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; BENTES, Anna Christina.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo, Cortez, 2008. KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lucia Helena França Ferraz. Editora Perspectiva, 2005. |