You are currently viewing Língua Portuguesa – Localizar informações explícitas no texto

Língua Portuguesa – Localizar informações explícitas no texto


FONTE: Pixabay.com Disponível em:https://pixabay.com/pt/illustrations/ai-gerado-b%C3%ADblia-lendo-estude-8760900/ Acesso em 23/05/2024.
FONTE: Pixabay.com Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/silhueta-educa%C3%A7%C3%A3o-livro-exame-3135232/ Acesso em 23/05/2024.

QUESTÃO 1

Leia a frase e reescreva-a para que as informações se tornem explícitas. Para isso amplie a frase respondendo as perguntas abaixo:

Frase:

“Ele chegou cedo ao trabalho para terminar o projeto a tempo.”

Perguntas:

a) Quem é “ele”?

b) A que horas ele chegou ao trabalho?

c) O nome do projeto?

As informações explícitas beneficiam o processo educacional, pois

(A) tornam as instruções mais confusas.

(B) ajudam os alunos a compreenderem conceitos complexos de forma clara.

(C) são menos importantes do que as informações implícitas.

(D) criam ambiguidades nos materiais de ensino.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto
Referências:KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2012.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; BENTES, Anna Christina.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo, Cortez, 2008.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lucia Helena França Ferraz. Editora Perspectiva, 2005.