ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA INTEGRADA COM ARTE É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
A COMUNICAÇÃO FAZ PARTE DO NOSSO DIA A DIA E PODE ACONTECER DE DIFERENTES FORMAS. DUAS DAS PRINCIPAIS MANEIRAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO POR MEIO DA LINGUAGEM VERBAL E DA LINGUAGEM NÃO VERBAL.
LINGUAGEM VERBAL
A LINGUAGEM VERBAL É AQUELA QUE USAMOS QUANDO FALAMOS OU ESCREVEMOS. OU SEJA, ELA UTILIZA PALAVRAS PARA TRANSMITIR MENSAGENS. UM EXEMPLO DE LINGUAGEM VERBAL É UMA CONVERSA ENTRE AMIGOS, UMA CARTA, UM LIVRO OU UM E-MAIL.
LINGUAGEM NÃO VERBAL
JÁ A LINGUAGEM NÃO VERBAL NÃO USA PALAVRAS, MAS SIM IMAGENS, GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS, SONS OU SÍMBOLOS PARA SE COMUNICAR. EXEMPLOS COMUNS SÃO PLACAS DE TRÂNSITO, EMOJIS, EXPRESSÕES DO ROSTO E ATÉ MESMO A FORMA COMO NOS VESTIMOS.

MUITAS VEZES, USAMOS A LINGUAGEM VERBAL E A NÃO VERBAL AO MESMO TEMPO. POR EXEMPLO, QUANDO FALAMOS E GESTICULAMOS OU QUANDO MANDAMOS UMA MENSAGEM COM TEXTO E EMOJIS. SABER INTERPRETAR AMBAS AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA COMPREENDER MELHOR O MUNDO AO NOSSO REDOR!
Assista ao vídeo sobre: Linguagem verbal e não verbal
“Linguagem verbal e não verbal” disponível: https://youtu.be/TJGIF5iCbtY acesso em 19 de março de 2025.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA DE ACORDO COM OS CONCEITOS ESTUDADOS SOBRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL:


QUESTÃO 2
NO SEU COTIDIANO, VOCÊ UTILIZA TANTO A LINGUAGEM VERBAL (FALADA E ESCRITA) QUANTO A LINGUAGEM NÃO VERBAL (GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS, IMAGENS, SÍMBOLOS OU OUTROS)
DÊ UM EXEMPLO DE UMA SITUAÇÃO DO SEU DIA A DIA EM QUE A COMUNICAÇÃO VERBAL FOI MAIS IMPORTANTE DO QUE A NÃO VERBAL. EXPLIQUE POR QUÊ.

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4
NO AMBIENTE DE TRABALHO, A COMUNICAÇÃO EFICIENTE É ESSENCIAL. IMAGINE QUE UM COLEGA DE TRABALHO NÃO PODE FALAR E PRECISA SE COMUNICAR COM VOCÊ.
➡️ QUAIS FORMAS DE LINGUAGEM NÃO VERBAL VOCÊS PODERIAM USAR PARA SE ENTENDER ?

QUESTÃO 5
EM UMA CONVERSA COM UM AMIGO, USAMOS PALAVRAS PARA FALAR, MAS TAMBÉM USAMOS GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E ATÉ O TOM DE VOZ PARA NOS COMUNICAR. ESSE TIPO DE COMUNICAÇÃO ENVOLVE
(A) APENAS A LINGUAGEM VERBAL
(B) APENAS A LINGUAGEM NÃO VERBAL
(C) A LINGUAGEM VERBAL E A NÃO VERBAL JUNTAS
(D) NENHUMA FORMA DE LINGUAGEM
QUESTÃO 6

Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento: | · Elementos formais de um texto: estrutura composicional, como está organizado, linguagem que emprega · Linguagem verbal e não verbal |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0103) Conhecer a linguagem verbal e não verbal do texto (EJALP0104) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana (EJALP0106) Diferenciar a linguagem verbal e não verbal no texto (EJAAV0103) Identificar e refletir sobre a diversidade e as inter-relações de elementos da linguagem visual no cotidiano, como: cenários, vitrines, roupas, adereços, objetos domésticos, meios de comunicação, entre outros, reconhecendo seus significados expressivos |
Referência: | AGUIAR, Vera Teixeira. O verbal e o não verbal. São Paulo. UNESP: 2004. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec. 1979. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4.ed. Sã Paulo: Ática, 2005. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 10/02/2025. |