Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
LINGUAGEM CULTA E COLOQUIAL
A linguagem culta e a linguagem coloquial são duas formas distintas de uso da língua, cada uma apropriada para diferentes contextos e situações comunicativas. Elas estão presentes numa conversa informal, em textos acadêmicos, em situações de extrema formalidade e claro totalmente ligados em nossa oralidade. Conheça agora as principais características de cada uma:
Linguagem culta
É o uso formal da língua, caracterizado pela precisão e correção gramatical. É frequentemente utilizada em contextos oficiais, acadêmicos e profissionais. Suas características são vocabulário mais amplo e sofisticado, predomínio de um discurso estritamente de acordo com as normas gramaticais da língua. Está presente em documentos oficiais, discursos, artigos científicos, textos acadêmicos, correspondências formais. Veja um exemplo:
“Solicitamos a gentileza de encaminhar o relatório até o final do expediente para que possamos proceder com a análise dos dados.”
Linguagem Coloquial
É o uso informal da língua, utilizado em conversas cotidianas e em situações descontraídas. É mais flexível e menos rígido quanto às normas gramaticais. Suas características são um vocabulário mais simples e direto, e pode apresentar desvios gramaticais aceitos na comunicação oral ou informal. Está presente em conversas entre amigos, familiares, mensagens de texto e redes sociais. Veja um exemplo:
“Pode mandar o relatório pra gente dar uma olhada ainda hoje?”
A escolha entre linguagem culta e coloquial depende do contexto e do público. Usar a linguagem apropriada para cada situação é essencial para uma comunicação eficaz. Compreender a diferença entre essas duas formas de linguagem é fundamental para se comunicar de maneira objetiva e adequada em diversas situações sociais, acadêmicas e profissionais.
Apesar da tamanha distinção entre a linguagem culta e a linguagem coloquial é importante ressaltar que em muitos aspectos a linguagem coloquial devido a diversos fatores sociais, culturais e educacionais pode ocorrer situações de preconceito, pois a linguagem culta é muitas vezes usada como critério de avaliação em contextos acadêmicos e profissionais.
Em síntese o prestígio da língua culta é um fenômeno multifacetado, resultado de fatores históricos, educacionais, sociais e culturais. Embora essa forma de linguagem tenha seu valor e importância, é fundamental reconhecer e valorizar a diversidade linguística e a legitimidade das formas coloquiais, promovendo uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Identifique se as frases abaixo são exemplos de linguagem culta ou coloquial.
a) “Solicitamos a gentileza de comparecer à reunião na próxima segunda-feira.”
b) “Você vai na festa hoje à noite?”
c) “Peço desculpas pelo transtorno e agradeço a compreensão.”
d) “Cara, tô muito cansado hoje!”
e) “Informamos que o prazo para envio dos documentos foi prorrogado.”
f) “Manda uma mensagem quando chegar lá.”
QUESTÃO 2
Transforme as frases da linguagem coloquial para a linguagem culta.
a) “Tô te esperando na entrada do cinema.”
b) “Essa pizza tá uma delícia!”
c) “A gente se vê mais tarde, beleza?”
d) “Vou resolver umas paradas.”
e) “Amanhã a gente vai pro parque.”
f) “Tá certo, mandou bem na palavra.”
QUESTÃO 3
A situação com o uso apropriado para linguagem coloquial é
(A) redigindo uma petição judicial.
(B) conversando em uma entrevista de emprego.
(C) participando de uma roda de amigos.
(D) fazendo uma apresentação em uma conferência acadêmica.
QUESTÃO 4
Trata-se de uma característica típica da linguagem coloquial
(A) uso de vocabulário sofisticado.
(B) estruturas gramaticais complexas.
(C) emprego de gírias e expressões informais.
(D) rigor nas normas gramaticais.
QUESTÃO 5
A frase mais adequada para uma carta formal é
(A) “preciso da sua resposta o mais rápido possível.”
(B) “você pode me dar uma resposta logo?”
(C) “agradeceria se pudesse me responder em breve.”
(D) “me manda a resposta rápido, por favor.”
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0536) Compreender e analisar diferenças e semelhanças entre fala e escrita, respeitando as esferas discursivas, a situação comunicativa, a intencionalidade e os interlocutores em questão |
Referências: | BAGNO, M. A língua de Eulália: novela sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2000. CAMACHO, R. G. Conflito entre norma e diversidade dialetal no ensino da língua portuguesa. 1984. COUTINHO, I. L. Gramática histórica. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1970. CUNHA, C. Gramática do português contemporâneo. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1971. |