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Língua Portuguesa – Língua padrão e coloquialismo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pxhere. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1450683>. Acesso em: 09 de maio de 2022.

LÍNGUA PADRÃO E COLOQUIALISMO

A língua sofre variações de acordo com tempo, espaço geográfico, espaço social e situação comunicativa. Portanto, há várias “línguas portuguesas”, e elas oscilam de acordo com o nível de formalidade. A língua padrão é também conhecida como língua culta, vista como exemplo ideal para ser ensinada nas escolas. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pelo respeito às normas gramaticais. Acatada na linguagem escrita e literária, reflete notoriedade. É estável, menos sujeita a variações. Na comunicação a língua desempenha um papel fundamental, às vezes facilitando outras dificultando. Por esta razão a língua sofre desvios ou mesmo variações que se ajustam para ser viável a nossa linguagem. Quando a língua sofre variações que não obedecem à gramática normativa, esta variação é vista como um fenômeno chamado de coloquialismo. Dentro do coloquialismo a língua se apresenta de forma espontânea, natural e abrange contextos informais do cotidiano. As maiores manifestações do coloquialismo ocorrem na oralidade, as gírias, os regionalismos, as abreviações e até mesmo as palavras vulgares são exemplos de linguagem coloquial.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A expressão “entrar na onda” é bastante utilizada na linguagem coloquial, como um indicador de que todos participam de algo. Cite algumas expressões coloquiais e aponte os significados. Você poderá usar gírias ou termos regionais para abrilhantar seus exemplos.

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/comunica%C3%A7%C3%A3o-cabe%C3%A7a-bal%C3%B5es-homem-1991849/>. Acesso em: 09 de maio de 2022.

QUESTÃO 2

A língua padrão, também chamada de “culta”, está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como os significados adequados das palavras. Cite os espaços que predominam o uso da língua padrão.

QUESTÃO 3

Transforme as frases abaixo, retirando as marcas de oralidade. Faça os ajustes necessários e se precisar consulte uma gramática.

A) Ontem a gente se divertiu muito.

B) Fui na sua casa ontem porque tava triste demais.

C) Encontrei ele na frente do restaurante.

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/amizade-homens-personagem-2817874/>. Acesso em: 09 de maio de 2022.

QUESTÃO 4

Indique quais as maiores referencias do uso da língua padrão:

(A) Noticiários e programas culturais

(B) Gramáticas e dicionários

(C) Livros de ficção científica e política

(D) Sermões e palestras

QUESTÃO 5

O coloquialismo é fortemente atacado por não apresentar o lado cuidadoso da normatização, no entanto é valorizado por:

(A) sua cientificidade

(B) seu engajamento

(C) seu rigor linguístico

(D) sua oralidade

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto: língua padrão e coloquialismo, assista ao vídeo que menciona alguns aspectos curiosos da nossa linguagem cotidiana.

Canal regina cácia “Língua padrão e coloquialismo.”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=8g3s0Of04sw>. Acesso em: 13 mai 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:



(EJALP0536) Compreender e analisar diferenças e semelhanças entre fala e escrita, respeitando as esferas discursivas, a situação comunicativa, a intencionalidade e os interlocutores em questão
 
 (EJALP0537) Respeitar e valorizar as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos locais e regionais ou de diferentes culturas, rejeitando preconceitos linguísticos
  Referencial teórico   BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 49ª ed. São Paulo: Loyola, 2007.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2007.

CALVET. Louis-Jean. Sociolinguística. Uma introdução crítica. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2004.