ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
SONS, LETRAS E GRAFIAS
A CAPACIDADE DE LER E ESCREVER POSSIBILITA QUE VOCÊ SE COMUNIQUE E SE FAÇA ENTENDER, POR MEIO DE MENSAGENS DE TEXTO, EMAILS, BILHETES, LISTAS, CARTAS, ENTREVISTAS DE TRABALHO, ENTRE OUTROS.
SABER LER E ESCREVER TAMBÉM PERMITE QUE VOCÊ SEJA MAIS INDEPENDENTE E AUTÔNOMO, POIS VOCÊ SE TORNA CAPAZ DE BUSCAR INFORMAÇÕES, APRENDE A FAZER COISAS NOVAS E TOMA DECISÕES IMPORTANTES COM MAIS FACILIDADE E SEGURANÇA. ISSO É ESSENCIAL PARA A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.
HOJE EM DIA, A MAIORIA DAS INFORMAÇÕES É COMPARTILHADA POR MEIO DE TEXTOS ESCRITOS, SEJA EM LIVROS, JORNAIS, REVISTAS, SITES, OU OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
VEJA ALGUNS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA APRENDER A LER E ESCREVER.
- AS PALAVRAS QUE FALAMOS PODEM SER ESCRITAS.
- ESCREVE-SE PARA ALGUÉM LER.
- AS PALAVRAS SÃO FORMADAS POR SÍLABAS.
- AS LETRAS DO ALFABETO POSSUEM SONS PRÓPRIOS. O SOM DE UMA LETRA OU UM CONJUNTO DELAS RECEBE O NOME DE FONEMA.
- CADA LETRA POSSUI A SUA FORMA DE SER ESCRITA. GRAFEMA É UMA LETRA OU CONJUNTO DE LETRAS QUE REPRESENTA O SOM.
- EXISTEM LETRAS QUE POSSUEM DIFERENTES SONS, DEPENDENDO DA POSIÇÃO QUE OCUPAM NA PALAVRA, COMO POR EXEMPLO A LETRA X – PRÓXIMA E CAIXA.
- AO TROCAR UMA LETRA DE UMA PALAVRA, VOCÊ MUDA O SEU SENTIDO E SEU SIGNIFICADO. VEJA ALGUNS EXEMPLOS: FACA E VACA, PANELA E JANELA, BATA E MATA.
AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS DO SEU DIA A DIA SÃO ÓTIMAS OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE DE LEITURA E ESCRITA. LEMBRE-SE DISSO!
QUESTÃO 1
SABER LER E ESCREVER PERMITE QUE VOCÊ SE TORNE MAIS INDEPENDENTE E SEGURO. POR QUÊ?
QUESTÃO 2
LEIA.
O TRABALHO É A BASE DO SUSTENTO
O ALICERCE DE UMA VIDA DIGNA
É O ESFORÇO QUE MOVE O TEMPO
E NOS FAZ PROGREDIR NA SINA.
FONTE: VERSO PRODUZIDO PARA O PORTAL.
INDIQUE A RESPOSTA QUE CONTÉM AS INFORMAÇÕES CORRETAS SOBRE A PALAVRA TRABALHO.
(A)10 LETRAS – 3 SÍLABAS – LETRA INICIAL T – LETRA FINAL O
(B) 8 LETRAS – 3 SÍLABAS – LETRA INICIAL T – LETRA FINAL O
(C) 9 LETRAS, 4 SÍLABAS – LETRA INICIAL R, LETRA FINAL O
(D) 7 LETRAS – 2 SÍLABAS – LETRA INICIAL T – LETRA FINAL O
QUESTÃO 3
LEIA.
JOÃO SEMPRE TRABALHOU DURO DESDE CEDO PARA SUSTENTAR SUA FAMÍLIA.FILHO MAIS VELHO DE UMA FAMÍLIA HUMILDE, PRECISOU ABANDONAR A ESCOLA AOS 14 ANOS PARA AJUDAR A MÃE A CUIDAR DOS IRMÃOS MAIS NOVOS.
COMEÇOU COMO AJUDANTE EM UMA PEQUENA LOJA PRÓXIMA DE SUA CASA E, AOS POUCOS, FOI CONQUISTANDO SEU ESPAÇO. COM MUITO ESFORÇO, ECONOMIAS E UM EMPRÉSTIMO, CONSEGUIU ABRIR SUA PRÓPRIA LOJA ANOS DEPOIS.
MAS NEM TUDO FOI FÁCIL. JOÃO ENFRENTOU DIVERSOS DESAFIOS. HOJE, JOÃO JÁ ESTÁ APOSENTADO, MAS AINDA VISITA A LOJA TODOS OS DIAS PARA CONFERIR COMO ESTÃO AS COISAS.
EM SUA OPINIÃO, O FATO DO JOÃO PRECISAR ABANDONAR A ESCOLA SEM CONCLUIR OS ESTUDOS DIFICULTOU O SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL? POR QUÊ?
QUESTÃO 4
ALGUMAS PALAVRAS QUE VOCÊ LEU NA HISTÓRIA DE JOÃO ESTÃO COM AS LETRAS EMBARALHADAS. REORGANIZE AS LETRAS E DESCUBRA QUAIS SÃO ESSAS PALAVRAS. DEPOIS, ESCREVA-AS OBSERVANDO: A LETRA INICIAL , A LETRA FINAL E A QUANTIDADE DE SÍLABAS.
ODUR – TOFA – JEHO – JAOL
QUESTÃO 5
INDIQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS VOGAIS QUE ESTÃO FALTANDO NAS PALAVRAS.
(A) U – I
(B) A – E
(C) U – A
(D) E – I
AUTORIA | Ana Cristina Pereira Diniz |
FORMAÇÃO | Pedagoga |
COMPONENTE CURRICULAR | Língua Portuguesa e Ciências |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJALP0153) Dominar as letras do alfabeto por meio do texto e do contexto. (EJALP0154) Compreender a consciência de palavras, sílabas e fonêmica em situações significativas. (EJAHI0106) Descrever-se: quem sou, minha trajetória de vida, com quem vivo, minhas necessidades e meu lugar no mundo. |
REFERÊNCIAS | PARTER, R. Políticas do Design. 2 ed. São Paulo: Ubu, 2020. COLELLO, S, M. Gasparian. Alfabetização: o quê, por quê e como. 1 ed. São Paulo: Summus, 2021 |