You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – LETRA BASTÃO E CURSIVA

LÍNGUA PORTUGUESA – LETRA BASTÃO E CURSIVA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM GEOGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª 2 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

EM NOSSA SOCIEDADE CONVIVEMOS COM LETRAS, PALAVRAS, FRASES E TEXTOS POR TODA A PARTE. MAS, HÁ UMA FORMA DE ESCREVER QUE SURGIU MUITO ANTES DAS MÁQUINAS E DOS COMPUTADORES, É A FORMA CURSIVA, PARA USÁ-LA É NECESSÁRIO APENAS UM PAPEL E UMA CANETA OU LÁPIS.

DO PONTO DE VISTA DA COMUNICAÇÃO SABER E COMPREENDER A ESCRITA CURSIVA E BASTÃO PODE NOS AJUDAR A ENTENDER MELHOR A ESCRITA DOS OUTROS E NOS COMUNICARMOS COM MAIS PESSOAS. ÀS VEZES, ALGUMAS PESSOAS PREFEREM ESCREVER EM LETRAS CURSIAS, ENQUANTO OUTRAS PREFEREM LETRAS BASTÃO. ENTÃO, SE VOCÊ SOUBER ESCREVER NAS DUAS FORMAS, PODE SE COMUNICAR COM QUALQUER PESSOA!

A ESCRITA CURSIVA AJUDA A MELHORAR A COORDENAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E A MÃO, O QUE PODE TORNAR SUA ESCRITA MAIS RÁPIDA E FLUENTE. BEM COMO, APRECIAR A HISTÓRIA POR TRÁS DA ESCRITA E A SE CONECTAR COM TRADIÇÕES ANTIGAS.

ENTÃO, APRENDER LETRAS BASTÃO E CURSIVA NÃO É SÓ SOBRE ESCREVER BONITO, É TAMBÉM SOBRE SE COMUNICAR MELHOR, DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS E APRECIAR A TRADIÇÃO DA ESCRITA!

QUESTÃO 1

EM NOSSO COTIDIANO ESTAMOS EM CONSTANTE CONTATO COM LETRAS, PALAVRAS E ESCRITAS DIVERSAS. SÃO VÁRIOS TIPOS E FORMAS DIFERENTES, CONTUDO É IMPORTANTE DOMINAR E CONHECER AS LETRAS CURSIVA E BASTÃO. VAMOS VER DOIS EXEMPLOS DE LETRA CURSIVA E DOIS EXEMPLOS DE LETRA BASTÃO?

PODEMOS USAR ESSAS TABELAS COMO REFERÊNCIA PARA TODA A ATIVIDADE.

QUESTÃO 2

LEIAM EM COLETIVO AS PALAVRAS ABAIXO. DEPOIS, OBSERVE AS PALAVRAS E ESCREVA DENTRO DO QUADRO A LETRA C ONDE FOR LETRA CURSIVA E B ONDE FOR LETRA BASTÃO, SE POSSÍVEL REESCREVA AS PALAVRAS COM A LETRA QUE ACHAR MELHOR.

QUESTÃO 3

AGORA VAMOS USAR OS QUADROS DA QUESTÃO 1 E REESCREVER AS PALAVRAS EM LETRA CURSIVA. ANTES LEIAM AS PALAVRAS COLETIVAMENTE.

QUESTÃO 4

LEIAM EM COLETIVO O FRAGMENTO DA MÚSICA ABAIXO.

AINDA USANDO AS REFERÊNCIA DE MODELO DA QUESTÃO 1, SE NECESSÁRIO, REESCREVA O TRECHO DA MÚSICA CIDADÃO CANTADA POR ZÉ RAMALHO

QUESTÃO 5

ENCONTRAMOS LETRA BASTÃO EM

(A) CPF, CNH E CONTA DE ÁGUA 

(B) CARTAS E PANFLETOS DE LOJAS

(C) BILHETES, CARTAS E CADERNOS

(D) BILHETES DE LEITURA E CARTAS

QUESTÃO 6

ENCONTRAMOS LETRA CURSIVA EM

(A) DOCUMENTO CPF E LIVROS DE LEITURA
(B) IDENTIDADES E PANFLETOS DE LOJAS
(C) BILHETES, CARTAS E CADERNOS
(D) LIVROS DE LEITURA E CARTAS


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Apropriação da escrita alfabética e Ortográfica: Letras do alfabeto – Letras: cursiva, bastão, fôrma, maiúscula e minúscula.

Experiências da comunidade no tempo e no
espaço:  Fenômenos naturais e sua influência nos hábitos de convívios sociais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0153) Dominar as letras do alfabeto por meio do texto e do contexto.
(EJALP0155) Identificar diferentes formas de escrita por meio de diferentes suportes textuais

(EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza.
Referencial:GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.
CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024.