You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS é destinada aos estudantes da  4ª Série da Eaja.

NA AULA DE HOJE VOCÊ LERÁ UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS QUE FAZ UMA CRÍTICA AO DESMATAMENTO. MAS, MAIS IMPORTANTE QUE CONHECERMOS ESSA SITUAÇÃO É CONTRIBUIRMOS PARA DIMINUIR TODAS AS FORMAS QUE DESTROEM O MEIO AMBIENTE. TENHO CERTEZA QUE VOCÊ PODE AJUDAR MUITO! NÃO SE ESQUEÇA, A SOBREVIVÊNCIA NO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ! PARA INICIAR SEUS ESTUDOS DA AULA DE HOJE ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO E PRESTE BASTANTE ATENÇÃO!

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

EAJA AULA 20 LÍNGUA PORTUGUESA

NA VIDEOAULA DE HOJE VIMOS QUE É HORA DE REFLETIRMOS E MUDARMOS NOSSA POSTURA FRENTE AO DESMATAMENTO E TODA A POLUIÇÃO AMBIENTAL. VIMOS TAMBÉM QUE

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO TEXTOS NARRATIVOS COMPOSTOS POR LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL (PALAVRAS E IMAGENS). APRESENTANDO  DIVERSIDADES DE PUBLICAÇÕES COM HUMOR, E CONTRIBUINDO PARA UMA VISÃO CRÍTICA DA SOCIEDADE. 

ELAS SÃO FORMADAS POR DIVERSOS ELEMENTOS. ENTRE ELES ESTÃO OS QUADRINHOS, RESPONSÁVEIS POR DIVIDIR A HISTÓRIA EM CENAS; OS BALÕES DE FALA QUE DÃO VOZ AOS PERSONAGENS; OS RECURSOS GRÁFICOS PARA DAR NOÇÃO DE MOVIMENTO; AS EXPRESSÕES DOS PERSONAGENS, ENTRE OUTROS. 

AGORA REFLITA: QUE IDEIA É POSSÍVEL EXTRAIR DESSES QUADRINHOS?

A HISTÓRIA APRESENTADA FALA SOBRE O DESMATAMENTO. O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO DESTE ASSUNTO? VOCÊ SABERIA DIZER QUAIS OS DANOS QUE O DESMATAMENTO CAUSA AO MEIO AMBIENTE?

O DESMATAMENTO DESCONTROLADO PODE CAUSAR A DESTRUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE ANIMAL E VEGETAL, A ELEVAÇÃO DAS TEMPERATURAS, ENCHENTES, ASSOREAMENTO DOS RIOS E VÁRIOS OUTROS PREJUÍZOS.

O DESCARTE INCORRETO DOS RESÍDUOS TAMBÉM É OUTRO FATOR QUE PREJUDICA O MEIO AMBIENTE E CONSEQUENTEMENTE A VIDA DOS SERES VIVOS. 

E VOCÊ? COSTUMA SEPARAR OS MATERIAIS ORGÂNICOS DOS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS?

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA APRENDER FORMAS DE PRODUZIR MENOS LIXO.

SITE: YOUTUBE, CANAL: SENADO FEDERAL – O QUE CADA UM PODE FAZER PARA PRODUZIR MENOS LIXO – DATA DE ACESSO:13/10/2021.

ATIVIDADE 1

PARA APROFUNDAR O ASSUNTO DO CONTEÚDO DA AULA DE HOJE PESQUISE FOTOS DE FLORESTAS QUE SE TORNARAM DESERTOS OU BUSQUEM MATÉRIAS QUE COMPROVEM AS CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS DO DESMATAMENTO. 

ATIVIDADE 2

RETORNE À HISTÓRIA EM QUADRINHOS E RESPONDA:

  1. O QUE O PASSARINHO ESTAVA PROCURANDO?
  2. O QUE ELE OBSERVOU EM SUA PROCURA?
  3. ELE CONSEGUIU UMA ÁRVORE SÓ PRA ELE? POR QUÊ?
  4. QUAL A SOLUÇÃO QUE O PASSARINHO ENCONTROU PARA FAZER SEU NINHO?

ATIVIDADE 3

DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO “O QUE CADA UM PODE FAZER PARA PRODUZIR MENOS LIXO” ELABORE UMA LISTA DE AÇÕES QUE VOCÊ REALIZA OU PODE REALIZAR, CASO AINDA NÃO FAÇA, PARA DIMINUIR A PRODUÇÃO DE LIXO E AJUDAR A CONSERVAR O MEIO AMBIENTE.


RELEMBRANDO!!!

  1. LEU O GÊNERO TEXTUAL: HISTÓRIA EM QUADRINHOS;
  2. CONHECEU AS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE TEXTO;
  3. REFLETIU SOBRE OS PREJUÍZOS PROVOCADOS PELO DESMATAMENTO;
  4. DISCUTIU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM, DA REUTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS E DA ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA DIMINUIR A PRODUÇÃO DE LIXO E A POLUIÇÃO AMBIENTAL A FIM DE CONSERVAR O MEIO AMBIENTE.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EAJALP0402) Identificar e entender textos curtos que circulam em diferentes campos. 

(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 

(EAJALP0419) Identificar informações explícitas em textos.

(EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros.

EAJACI0310) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. 

(EAJACI0311) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima.