Olá, educando (a)! Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 26/04/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? QUE DIA É HOJE? QUE MÊS? QUE ANO? EXISTE UM ACONTECIMENTO MARCANTE QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO HOJE? QUAIS MUDANÇAS VOCÊ PASSOU NOS ÚLTIMOS ANOS?
TODAS AS PESSOAS TEM UMA HISTÓRIA. CONHECER A PRÓPRIA HISTÓRIA E A DA SOCIEDADE EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, PERMITE COMPREENDER OS FATOS DO PRESENTE E PERCEBER COMO OS ACONTECIMENTOS INFLUENCIAM NO MODO DE VIDA.
NESTA VIDEOAULA, ABORDAREMOS A TEMÁTICA SOBRE O CICLO TEMPORAL, O COTIDIANO, A TEMPORALIDADE, AS PERMANÊNCIAS E AS MUDANÇAS NO TRANSCORRER DO TEMPO HISTÓRICO. VAMOS LÁ?
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
ATIVIDADE 1
OBSERVE ESTAS FOTOS E OS DEPOIMENTOS:
- O QUE VOCÊ ACHOU DOS RELATOS?
- TEM ALGUM RELATO QUE SE ASSEMELHA A SUA HISTÓRIA?
- VOCÊ ACHA INTERESSANTE CONHECER FATOS DA VIDA DE OUTRAS PESSOAS?
ATIVIDADE 2
A VIDA É DIVIDIDA EM TRÊS PERÍODOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
O INÍCIO É MARCADO PELO NASCIMENTO DO SER VIVO E SE ENCERRA COM A SUA MORTE, MAS ESSE ESPAÇO QUE FICA ENTRE O INÍCIO E O FINAL POSSUI ALGUMAS DIVISÕES, QUE SÃO AS CHAMADAS FASES DA VIDA.
CADA UMA DESSAS FASES APRESENTA CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER FÍSICAS E/OU PSICOLÓGICAS DIFERENTES. PODEMOS DIVIDIR A VIDA EM QUATRO FASES, COMEÇANDO PELA INFÂNCIA, EM SEGUIDA A ADOLESCÊNCIA, A IDADE ADULTA E A VELHICE.
OBSERVE AS FASES DA VIDA DE UMA PESSOA NA LINHA DO TEMPO:
- QUAL ACONTECIMENTO OCORREU NA FASE DA INFÂNCIA?
- QUAIS ACONTECIMENTOS OCORRERAM NA FASE ADULTA?
- EM 2021, MOSTRA QUAL FASE?
- CONSTRUA SUA LINHA DO TEMPO, COLOCANDO FATOS MARCANTES EM SUA VIDA. VOCÊ PODE USAR FOTOS. VEJA O EXEMPLO:
UMA LINHA DO TEMPO É UMA REPRESENTAÇÃO VISUAL DE UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DE EVENTOS DE UMA HISTÓRIA.
ATIVIDADE 3
COMO FORMA DE MEDIR O TEMPO E ORGANIZAR AS SUAS ATIVIDADES, O SER HUMANO CRIOU UNIDADES DE MEDIDAS DO TEMPO (HORA, DIA, MÊS, ANO, SÉCULO, ENTRE OUTRAS). TAMBÉM CRIOU MEIOS PARA MARCAR O TEMPO, COMO O CALENDÁRIO. OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO:
REFLETINDO:
– QUAL MÊS E ANO O CALENDÁRIO APRESENTA?
– O DIA 2 E DIA 21 SERÁ FERIADO. PESQUISE E DESCUBRA QUE FERIADOS TERÃO NESTAS DATAS.
– QUAIS DIAS TERÃO NO DOMINGO?
– OS DIAS 1,8,15,22,29 CAIRÃO EM QUE DIA DA SEMANA?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0108) Descrever e exemplificar o ciclo temporal cotidiano, composto por dias, semanas, meses e anos. (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. (EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico (EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais. |
Referências – texto elaborado com fins pedagógicos. | SOUZA, Cassia Leslie Garcia de. è bom aprender letramento e alfabetização linguística e matemática: Educação de Jovens e Adultos – EJA, volume único: alfabetização/ Cassia Leslie Garcia de Souza, Marinez Meneghello Passos, Angela Meneghello Passos, 1. ed. São Paulo: FTD, 2009. |