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Língua Portuguesa, História e Arte – Variação Linguística

A ATIVIDADE ABORDARÁ SOBRE A VARIEDADE LINGUÍSTICA: COLOQUIAL,  CULTA, VISUAL, SONORA E DIGITAL. SERÁ POSSÍVEL RECONHECER A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA,  VALORIZANDO AS DIFERENÇAS CULTURAIS, REGIONAIS, SOCIAIS, DE  FAIXAS ETÁRIAS E DE GÊNERO.

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? E AÍ, FIRME? BÃO? OPA, TUDO CERTO? BATUTA? SAUDAÇÕES CAROS ALUNOS! VOCÊ JÁ OBSERVOU QUE OS CUMPRIMENTOS DE SAUDAÇÃO MUDAM DE CULTURA PARA CULTURA? EXISTE UMA DIVERSIDADE DE EXPRESSÕES E FALAS.

AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS REÚNEM AS VARIANTES DA LÍNGUA QUE FORAM CRIADAS PELOS HOMENS E SÃO REINVENTADAS A CADA DIA. DESSAS REINVENÇÕES SURGEM AS VARIAÇÕES QUE ENVOLVEM DIVERSOS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS, CULTURAIS, GEOGRÁFICOS, ENTRE OUTROS.

NO BRASIL, É POSSÍVEL ENCONTRAR MUITAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, POR EXEMPLO, NA LINGUAGEM REGIONAL.

ENTRETANTO, DEVEMOS SALIENTAR QUE TODAS AS VARIAÇÕES SÃO ACEITAS E NENHUMA DELAS É SUPERIOR, OU CONSIDERADA A MAIS CORRETA.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE A VARIEDADE LINGUÍSTICA.

ATIVIDADE 1

LEIA O TEXTO ABAIXO “TIPOS DE ASSALTANTES”, AUTOR DESCONHECIDO:

TIPOS DE ASSALTANTES

• ASSALTANTE NORDESTINO: — EI, BICHIM… ISSO É UM ASSALTO… ARRIBA OS BRAÇOS E NUM SE BULA NEM FAÇA MUGANGA… ARREBOLA O DINHEIRO NO MATO E NÃO FAÇA PANTIM SE NÃO ENFIO A PEIXEIRA NO TEU BUCHO E BOTO TEU FATO PRA FORA! PERDÃO, MEU PADIM CIÇO, MAS É QUE EU TO COM UMA FOME DA MOLÉSTIA
• ASSALTANTE MINEIRO: — Ô SÔ, PRESTENÇÃO… ISSO É UM ASSARTO, UAI… LEVANTA OS BRAÇO E FICA QUETIM QUESSE TREM NA MINHA MÃO TÁ CHEIO DE BALA… MIÓ PASSÁ LOGO OS TROCADO QUE EU NUM TÔ BÃO HOJE. VAI ANDANDO, UAI! TÁ ESPERANDO O QUÊ, UAI?
• ASSALTANTE GAÚCHO: — Ô, GURI, FICAS ATENTO… BAH, ISSO É UM ASSALTO… LEVANTAS OS BRAÇOS E TE AQUIETAS, TCHÊ! NÃO TENTES NADA E CUIDADO QUE ESSE FACÃO CORTA UMA BARBARIDADE, TCHÊ. PASSA AS PILAS PRA CÁ! E TE MANDA A LA CRIA, SENÃO O QUARENTA E QUATRO FALA.
• ASSALTANTE CARIOCA: — SEGUINTE, BICHO… TU TE DEU MAL. ISSO É UM ASSALTO. PASSA A GRANA E LEVANTO OS BRAÇOS, RAPÁ… NÃO FICA DE BOBEIRA QUE EU TIRO BEM PRA… VAI ANDANDO E, SE OLHAR PRA TRÁS, VIRA PRESUNTO
• ASSALTANTE BAIANO: — Ô, MEU REI… (LONGA PAUSA) ISSO É UM ASSALTO… (LONGA PAUSA) LEVANTA OS BRAÇOS, MAS NÃO SE AVEXE NÃO… (LONGA PAUSA) SE NUM QUISER NEM PRECISA LEVANTAR, PRA NUM FICAR CANSADO… VAI PASSANDO A GRANA, BEM DEVAGARINHO… (LONGA PAUSA) NUM REPARA SE O BERRO ESTÁ SEM BALA, MAS É PRA NÃO FICAR MUITO PESADO… NÃO ESQUENTA, MEU IRMÃOZINHO! (LONGA PAUSA) VOU DEIXAR TEUS DOCUMENTOS NA ENCRUZILHADA
• ASSALTANTE PAULISTA: — ORRA, MEU… ISSO É UM ASSALTO, MEU… ALEVANTA OS BRAÇOS, MEU… PASSA A GRANA LOGO, MEU… MAIS RÁPIDO, MEU, QUE EU AINDA PRECISO PEGAR A BILHETERIA ABERTA PARA COMPRAR O INGRESSO DO JOGO DE FUTEBOL, MEU… PÔ, SE MANDA, MEU…
Disponível em:<https://www.indagacao.com.br/2018/04/atividade-tipos-de-assaltantes-texto-e-questoes.html> acesso em 17, nov. de 2021. 

A) O QUE VOCÊ PERCEBEU NO TEXTO ACIMA EM RELAÇÃO À LINGUAGEM? COMENTE.

B) TRANSCREVA DUAS PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE CARACTERIZAM A VARIEDADE LINGUÍSTICA DO NORDESTINO.

C) PESQUISE E REGISTRE, O SIGNIFICADO DAS EXPRESSÕES DESTACADAS NO TEXTO.

D) ALGUMA VARIEDADE LINGUÍSTICA SE ASSEMELHA COM O SEU MODO DE FALAR? QUAL?

ATIVIDADE 2

HÁ DIVERSOS TIPOS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS SEGUNDO O CAMPO DE ATUAÇÃO: VARIAÇÃO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL  E SITUACIONAL. MARQUE AS LACUNAS ADEQUADAMENTE:

Disponível em:<https://www.tudosaladeaula.com/2021/07/atividade-portugues-variacao-linguistica-4ano-5ano.html> acesso em 17, nov. de 2021. 

(   ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA

(   )VARIAÇÃO HISTÓRICA

(   )  VARIAÇÃO SOCIAL 

(   ) VARIAÇÃO SITUACIONAL  

Disponível em:<https://www.tudosaladeaula.com/2020/10/variacaolinguistica.html>acesso em 17, nov. de 2021

(   ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA

(   )VARIAÇÃO HISTÓRICA

(   )  VARIAÇÃO SOCIAL 

(   ) VARIAÇÃO SITUACIONAL  

Disponível em:<https://salesianorn.com.br/dombosco/wp-content/uploads/2017/03/Varia__o_Lingu_stica.pdf>acesso em 2, nov. de 2021. 

(   ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA

(   ) VARIAÇÃO HISTÓRICA

(   )  VARIAÇÃO SOCIAL 

(   ) VARIAÇÃO SITUACIONAL  

Disponível em:<https://descomplica.com.br/artigo/4-imagens-que-vao-te-ajudar-a-nunca-mais-confundir-as-variacoes-linguisticas/4kq/>acesso em 17, nov. de 2021. 

(   ) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA

(   ) VARIAÇÃO HISTÓRICA

(   )  VARIAÇÃO SOCIAL 

(   ) VARIAÇÃO SITUACIONAL  

ATIVIDADE 3

QUANTO AOS NÍVEIS DA FALA, PODEMOS CONSIDERAR DOIS PADRÕES DE LINGUAGEM: A LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL. CERTAMENTE, QUANDO FALAMOS COM PESSOAS PRÓXIMAS UTILIZAMOS A LINGUAGEM DITA COLOQUIAL, OU SEJA, AQUELA ESPONTÂNEA, DINÂMICA E DESPRETENSIOSA. NO ENTANTO, DE ACORDO COM O CONTEXTO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS, DEVEMOS SEGUIR AS REGRAS E NORMAS IMPOSTAS PELA GRAMÁTICA, SEJA QUANDO ELABORAMOS UM TEXTO (LINGUAGEM ESCRITA) OU ORGANIZAMOS NOSSA FALA NUMA PALESTRA (LINGUAGEM ORAL). OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR:

Disponível em:<https://brainly.com.br/tarefa/31788905> acesso em 17, nov. de 2021. 

1 – QUE VARIEDADE LINGUÍSTICA O PERSONAGEM DA IMAGEM ACIMA USOU PARA SE EXPRESSAR: LINGUAGEM CULTA OU COLOQUIAL?

2 – OBSERVANDO BEM A IMAGEM, DIGA PELO MENOS DOIS MOTIVOS QUE CONTRIBUEM PARA QUE O PERSONAGEM FALE DESSA FORMA?

3 – ESSE JEITO COMO O PERSONAGEM FALOU DÁ PARA O OUVINTE/LEITOR COMPREENDER? POR QUÊ?

4 – ESSA LINGUAGEM USADA POR ELE É CONSIDERADA “CORRETA” OU “ERRADA”? POR QUÊ?

 RELEMBRANDO!

  • AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS REÚNEM AS VARIANTES DA LÍNGUA QUE FORAM CRIADAS PELOS HOMENS E SÃO REINVENTADAS A CADA DIA. DESSAS REINVENÇÕES SURGEM AS VARIAÇÕES QUE ENVOLVEM DIVERSOS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS, CULTURAIS, GEOGRÁFICOS, ENTRE OUTROS.
  • NO BRASIL, É POSSÍVEL ENCONTRAR MUITAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, POR EXEMPLO, NA LINGUAGEM REGIONAL. ENTRETANTO, DEVEMOS SALIENTAR QUE TODAS AS VARIAÇÕES SÃO ACEITAS E NENHUMA DELAS É SUPERIOR, OU CONSIDERADA A MAIS CORRETA.
  • HÁ DIVERSOS TIPOS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS SEGUNDO O CAMPO DE ATUAÇÃO: VARIAÇÃO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL  E SITUACIONAL.
  • QUANTO AOS NÍVEIS DA FALA, PODEMOS CONSIDERAR DOIS PADRÕES DE LINGUAGEM: A LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL.

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0172) Reconhecer a diversidade linguística,  valorizando as diferenças culturais, regionais, sociais, de  faixas etárias e de gênero.
(EAJAHI0104) Compreender-se como partícipe do processo histórico e a  importância de todos os cidadãos na conservação ou transformação das relações  políticas, econômicas, culturais e sociais.
(EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família,  comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social. 
(EAJAAR0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem  artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital,  instalações; dentre outros. 
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento