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Língua Portuguesa, História e Arte – Código de defesa do consumidor

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ JÁ COMPROU ALGUM BEM OU SERVIÇO E NÃO RECEBEU? COMPROU E RECEBEU COM DEFEITOS? VOCÊ CONHECE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR?

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR É UM CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAM AS RELAÇÕES DE CONSUMO E QUE VEIO PARA PROTEGER O CONSUMIDOR QUE FAZ COMPRAS OU CONTRATA ALGUM SERVIÇO. 

NESSA RELAÇÃO JURÍDICA, O CONSUMIDOR É CONSIDERADO A PARTE MAIS FRÁGIL, POIS ELE NÃO DISPÕE DE CONTROLE SOBRE A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS POSTOS À SUA DISPOSIÇÃO. ASSIM, A LEI PROTEGE O CONSUMIDOR E COLOCA OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR A SEU SERVIÇO.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSUMO E OS DIREITOS DO CONSUMIDOR.

ATIVIDADE 1

LEIA A CHARGE ABAIXO E RESPONDA:

Disponível em:<https://amarildocharge.wordpress.com/2012/03/14/redes-sociais-e-o-direito-do-consumidor/> acesso em 2, nov. de 2021. 

1 – DO QUE SE TRATA A CHARGE? COM QUAL FINALIDADE FOI PRODUZIDA?

2 – NA PRIMEIRA FALA, O VENDEDOR DISSE QUE NÃO FAZ TROCA DE MERCADORIA COM DEFEITO, DE ACORDO COM O CDC, ESSA AFIRMAÇÃO É VERDADEIRA? 

3 – O QUE FEZ O VENDEDOR MUDAR DE IDEIA?

4 – NA SUA OPINIÃO, OS DIREITOS DO CONSUMIDOR COSTUMAM SER GARANTIDOS? EXPLIQUE.

ATIVIDADE 2

ANTIGAMENTE NÃO EXISTIA UMA LEI QUE PROTEGESSE AS PESSOAS QUE COMPRASSEM UM PRODUTO OU CONTRATASSEM QUALQUER SERVIÇO. SE VOCÊ COMPRASSE UM PRODUTO ESTRAGADO, FICAVA POR ISSO MESMO. SE O VENDEDOR QUISESSE TROCAR, TROCAVA, MAS SE NÃO QUISESSE TROCAR, VOCÊ FICAVA NO PREJUÍZO E NÃO TINHA A QUEM RECORRER. EM MARÇO DE 1991 ENTROU EM VIGOR A LEI Nº 8.078/90, QUE É MAIS CONHECIDA COMO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. ESTA LEI VEIO COM TODA A FORÇA PARA PROTEGER AS PESSOAS QUE FAZEM COMPRAS OU CONTRATAM ALGUM SERVIÇO. CONHEÇA ALGUNS DIREITOS, CONVERSE COM SUA FAMÍLIA E FIQUEM ATENTOS:

VALOR MÍNIMO DE COMPRA NO CARTÃONENHUM ESTABELECIMENTO PODE EXIGIR UM VALOR MÍNIMO PARA COMPRAS COM CARTÃO. ALÉM DISSO, QUEM COMPRA COM CARTÃO SEM PARCELAR FAZ A COMPRA COMO SE FOSSE À VISTA.
COBRANÇAS ERRADASVOCÊ COMPROU UM PRODUTO POR R$ 800,00, MAS NA FATURA DO CARTÃO A COBRANÇA FOI DE R$ 1000,00, DEVIDO A UM ERRO. ASSIM, VOCÊ TERÁ O DIREITO DE RECEBER O VALOR EXCEDENTE EM DOBRO, OU SEJA, R$ 400,00 E, ESTE VALOR, DEVERÁ TER AINDA OS ACRÉSCIMOS
COMPRA DE SOMENTE UMA UNIDADE. (FRACIONAMENTO)O CONSUMIDOR NÃO PODE SER OBRIGADO A COMPRAR UMA CAIXA INTEIRA DO PRODUTO, SENDO QUE ELE SOMENTE QUER UM DOS PRODUTOS.
VENDA CASADAVOCÊ NÃO PODE SER OBRIGADO A CONSUMIR ALGUM OUTRO PRODUTO PARA COMPRAR AQUELE DESEJADO
RESPONSABILIDADE DOS ESTACIONAMENTOSÉ COMUM ENCONTRAR NOS ESTACIONAMENTOS PAGOS UMA PLACA QUE DIZ “NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR OBJETOS DEIXADOS NO INTERIOR DO VEÍCULO”. ESSE AVISO NÃO RETIRA A RESPONSABILIDADE DESSES ESTACIONAMENTOS PAGOS, QUANTO A FURTOS E DANOS MATERIAIS (COMO AMASSADOS, ARRANHÕES, VIDROS QUEBRADOS) OCORRIDOS DENTRO DAQUELE ESTABELECIMENTO.
DEFEITOS DE FABRICAÇÃO APÓS A GARANTIAOS FABRICANTES SÃO RESPONSÁVEIS POR PRODUTOS QUE APRESENTEM DEFEITOS APÓS O PERÍODO DE GARANTIA.
COBRANÇA DA TAXA DE SERVIÇO 10%O PAGAMENTO DESTA TAXA DE 10% É OPCIONAL, VOCÊ PAGA SE QUISER. FIQUE ATENTO NA PRÓXIMA VEZ QUE ESTIVER EM UM BAR OU RESTAURANTE.
PASSAGEM DE ÔNIBUSSE VOCÊ COMPROU UMA PASSAGEM DE ÔNIBUS E, POR ALGUM TRANSTORNO OU QUALQUER OUTRO MOTIVO, VOCÊ PRECISOU DESISTIR DA VIAGEM, ESTA PASSAGEM É VÁLIDA POR 12 MESES, A PARTIR DA DATA QUE ESTÁ NA PASSAGEM
PERDA DA COMANDAPOIS O DEVER DE CONTROLE DO CONSUMO DOS CLIENTES É DO ESTABELECIMENTO, E NÃO DO CONSUMIDOR.
VIAGEM DE ÔNIBUS GRATUITA PARA OS IDOSOSOS IDOSOS COM IDADES A PARTIR DE 60 ANOS, E QUE TENHAM UMA RENDA DE ATÉ 02 SALÁRIOS MÍNIMOS, PODEM VIAJAR EM ÔNIBUS SEM PAGAR A PASSAGEM.

ATIVIDADE 3

OBSERVE O FOLHETO DE UMA CAMPANHA SOBRE O SERVIÇO DO PROCON:

(LEMBRANDO QUE O FOLHETO É UM MEIO DE DIVULGAÇÃO DE UMA IDEIA, DE UMA MARCA, PRODUTO OU SERVIÇO, FEITO EM PAPEL. TRATA-SE DE UM IMPRESSO COM POUCAS FOLHAS, NÃO ENCADERNADO, GERALMENTE COM TEOR INFORMATIVO OU PUBLICITÁRIO).

Disponível em:<https://www.empregosararaquara.com.br/2017/06/baixar-gratis-em-pdf-o-codigo-de-defesa-do-consumidor-2017.html> acesso em 2, nov. de 2021.  

PROCON: É O ÓRGÃO QUE REALIZA A DEFESA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO BRASIL, RECEBEM AS RECLAMAÇÕES E VERIFICAM SE OS PRINCÍPIOS DO CÓDIGO ESTÃO SENDO RESPEITADOS.

VOCÊ JÁ PASSOU POR ALGUMA EXPERIÊNCIA ONDE NÃO TEVE OS SEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR RESPEITADOS?

RELEMBRANDO!

  • O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR É UM CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAM AS RELAÇÕES DE CONSUMO E QUE VEIO PARA PROTEGER O CONSUMIDOR QUE FAZ COMPRAS OU CONTRATA ALGUM SERVIÇO. 
  • NESSA RELAÇÃO JURÍDICA, O CONSUMIDOR É CONSIDERADO A PARTE MAIS FRÁGIL, POIS ELE NÃO DISPÕE DE CONTROLE SOBRE A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS POSTOS À SUA DISPOSIÇÃO. ASSIM, A LEI PROTEGE O CONSUMIDOR E COLOCA OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR A SEU SERVIÇO.
  • ANTIGAMENTE NÃO EXISTIA UMA LEI QUE PROTEGESSE AS PESSOAS QUE COMPRASSEM UM PRODUTO OU CONTRATASSEM QUALQUER SERVIÇO. 
  • EM MARÇO DE 1991 ENTROU EM VIGOR A LEI Nº 8.078/90, QUE É MAIS CONHECIDA COMO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
  •  ESTA LEI VEIO COM TODA A FORÇA PARA PROTEGER AS PESSOAS QUE FAZEM COMPRAS OU CONTRATAM ALGUM SERVIÇO.
  • PROCON É O ÓRGÃO QUE REALIZA A DEFESA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO BRASIL, RECEBEM AS RECLAMAÇÕES E VERIFICAM SE OS PRINCÍPIOS DO CÓDIGO ESTÃO SENDO RESPEITADOS.
  • FOLHETO É UM MEIO DE DIVULGAÇÃO DE UMA IDEIA, DE UMA MARCA, PRODUTO OU SERVIÇO, FEITO EM PAPEL. TRATA-SE DE UM IMPRESSO COM POUCAS FOLHAS, NÃO ENCADERNADO, GERALMENTE COM TEOR INFORMATIVO OU PUBLICITÁRIO

EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP01131) Reconhecer a importância de diferentes  tipologias e gêneros diversos que circulam na esfera política  e reivindicatória na sociedade. 
(EAJALP01132) Reconhecer a importância das leis na  preservação da vida humana e cidadã. 
(EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família,  comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social(EAJAHI0104) Compreender-se como partícipe do processo histórico e a  importância de todos os cidadãos na conservação ou transformação das relações  políticas, econômicas, culturais e sociais.
(EAJAAR0111) Experimentar e vivenciar os processos criativos em artes visuais  articulando a percepção, a imaginação, a sensibilidade e a reflexão de modo  individual, coletivo e colaborativo, explorando os espaços disponíveis na escola  e na comunidade. 
(EAJAAR0112) Experimentar, em projetos de trabalho ou institucionais, as  relações e os processos criativos entre as diversas linguagens artísticas.
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento