Esta proposta de Atividade de Português, integrada com História, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Você já parou para pensar em como a sua mente funciona enquanto você lê?
Parece mágico, não é? As palavras se transformam em imagens, ideias e sensações em nossa cabeça. Mas como isso acontece?
A resposta está no que trabalharemos hoje: Hipótese, Antecipação, Inferência e Checagem.
A leitura é como um quebra-cabeça, à medida que se lê, o texto vai se completando com informações, conhecimentos ou fatos. O texto vai tornando-se mais complexo e completo à medida que na leitura encontramos as peças para completar o quebra cabeça.
Hipótese, Antecipação, Inferência e Checagem são ferramentas importantes para tornar a leitura mais fácil e interessante. Vamos conhecer cada uma dessas ferramentas e como usá-las.
- Hipótese: É como fazer uma aposta sobre o que vai acontecer a seguir. Você usa as informações que já tem para criar uma ideia sobre o que o autor quer dizer. Por exemplo, ao ler o título de um livro, você já começa a formar hipóteses sobre o assunto e o desenrolar do livro.
- Antecipação: É como olhar para frente. Você usa as pistas do texto para prever o que vai acontecer a seguir. É como um detetive que tenta descobrir o próximo passo da história.
- Inferência: É como um detetive que procura as pistas escondidas. Você usa as informações do texto e seus conhecimentos prévios para tirar conclusões que não estão escritas explicitamente.
- Checagem: Essa já acontece no fim da leitura, pois é o momento de verificar se as suas hipóteses estão corretas. Em um segundo ou terceiro momento você volta ao texto para evidenciar se suas hipóteses confirmam ou negam o que o texto apresentou.
Ao utilizar essas ferramentas você se torna um leitor mais ativo e crítico. Não apenas decodifica as palavras, mas também constrói o significado do texto, relacionando-o com o seu conhecimento e sua realidade. Contribuindo para compreender melhor o texto, desenvolver o pensamento crítico, aumentar o seu repertório e melhorar a sua escrita
Mas atenção, não existe uma maneira certa ou errada de ler. O importante é encontrar a estratégia que funciona melhor para você na compreensão da leitura.
Questão 01
Hipótese, Antecipação, Inferência e Checagem são ferramentas que
(A) transformam a leitura em um jogo de quebra-cabeça.
(B) transformam imagens, ideias e sensações em fotos.
(C) transformam pessoas em ideias, sensações e sentimentos.
(D) possibilitam uma leitura mais fácil, interessante e crítica.
Questão 02
Usar informações do texto e seus conhecimentos prévios para tirar conclusões que não estão explícitas é o mesmo que
(A) fazer uma inferência.
(B) fazer uma antecipação.
(C) levantar hipótese.
(D) nenhuma das anteriores.
Questão 03
Vamos ler?
(A) Leia as duas manchetes e o lead das notícias de jornal, depois levante hipóteses sobre o que deve ser apresentado no restante da notícia. Depois, leia apenas o primeiro parágrafo do texto, tente antecipar qual será o desfecho do texto.
(B) volte às notícias e leia todo o texto e veja se suas hipóteses se confirmam, ou seja, faça a checagem.
(C) Após as leituras, uma de 1930 e uma de 2023, qual ou quais inferências podemos estabelecer sobre a questão da Violência contra mulheres no Brasil.
Questão 04
A partir das notícias lidas na questão anterior podemos inferir que, com o passar dos anos as ideias e compreensões da sociedade sobre um tema pode mudar.
Além disso, outras evoluções também acontecem em nossa sociedade, observe a imagem abaixo e dialogue com os colegas sobre as evoluções que vimos nas notícias, na imagem, bem como outras evoluções que vivenciamos cotidianamente.
Questão 05
Ainda pensando nas diferentes evoluções de nossa sociedade, será que os meios de comunicação e divulgação de informações evoluíram?
Para responder essa questão, use as técnicas de leitura que aprendemos nesta atividade, leia o instrumento de divulgação abaixo e tente identificar quais avanços os meios de comunicação e as mídias tiveram, para além do modo de pensar, se necessário use a imagem da questão anterior.
Não deixe de registrar por escrito os principais pontos discutidos e a conclusão do grupo.
Dicas para leitura:
- Antes de ler: Leia o título, o subtítulo e observe as imagens quando existirem. Formule hipóteses sobre o assunto do texto.
- Durante a leitura: Faça anotações, sublinhe as ideias principais e procure por palavras-chave. Verifique se as suas hipóteses estão corretas e se é possível formular novas hipóteses.
- Depois de ler: Reflita sobre o que você leu. Quais foram as ideias principais? O que você aprendeu? Como você pode aplicar essas informações em sua vida?
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Procedimentos de leitura (hipótese, antecipação, inferência e checagem).Ideia central. O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais: O avanço tecnológico, sua relação com a circulação de pessoas e trocas culturais. A comunicação e tecnologia nas transformações sociais e nas reproduções das diferenças sociais | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0321) Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem) bem como a ideia central do texto. (EJAHI0314) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. BERNARDO, André. BBC News Brasil. ‘Quem ama não mata’: o feminicídio de 1976 que ajudou a mudar a Justiça brasileira. Rio de Janeiro. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce9n3eg3q4jo. Acesso em: 09/11/2024. BUENO, Samira et al. Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil. 4. ed. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023. Infográfico. Disponível em: www.publicacoes.forumseguranca.org.br/items/b04fc1a7-990f-4875-8e8c-f34a377b2b83. Acesso em: 09/11/2024. CÁCIA, Regina. Portal Conexão Escola: Língua Portuguesa – Estratégias de leitura: antecipação e inferência. Disponível em: www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/lingua-portuguesa-estrategias-de-leitura-antecipacao-e-inferencia/. Acesso em: 10/11/2024. FERREIRA, Ana Celia de Oliveira. Rede Escola Digital. Linha do Tempo dos Meios de Comunicação. Disponível em: https://www.protagonismodigital.sed.ms.gov.br/planos-de-aula/linha-do-tempo-dos-meios-de-comunicacao-32810. Acesso em: 09/11/2024. GALVÃO, Instituto Patrícia. Cultura e raízes da violência contra as mulheres. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/violencias/cultura-e-raizes-da-violencia. Acesso em: 09/11/2024. PEDAGÓGICAS. Diálogos Viagens Pedagógicas. ESTRATÉGIAS DE LEITURA. O que precisamos saber sobre as melhores técnicas de leitura e compreensão. 1 de junho de 2022. Disponível em: https://dialogosembalados.com.br/blog/estrategias-de-leitura/. Acesso em: 09/11/2024. PEDROSA, Leyberson e FERREIRA, Luiz Cláudio. EBC – Repórteres Agência Brasil. De 1500 a 2021: veja como a comunicação evoluiu no Brasil. Publicado em 03/05/2021. Brasília. Disponível em: www.agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-05/linha-do-tempo-telecomunicações. Acesso em: 10/11/2024. |