You are currently viewing Língua Portuguesa, Geografia e História – Brasileiro… o povo de muitas cores

Língua Portuguesa, Geografia e História – Brasileiro… o povo de muitas cores

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa integrada a Geografia e História – para 2ª série – foi veiculada na TV no dia 24/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABE COMO OCORREU A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO?

O POVO BRASILEIRO É MARCADO PELA QUESTÃO DA DIVERSIDADE. UMA DIVERSIDADE DE CORES, FISIONOMIAS, TRADIÇÕES E COSTUMES QUE ATESTAM A RIQUEZA DA POPULAÇÃO QUE OCUPA TODO ESSE TERRITÓRIO. O POVO BRASILEIRO É RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONTATO ENTRE DIFERENTES POVOS E CULTURAS.

NESTA VIDEOAULA, ABORDAREMOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. VAMOS LÁ?

Videoaula 5 – Língua Portuguesa, Geografia e História – Brasileiro… o povo de muitas cores – 2ª série


ATIVIDADE 1  

LEIA A LETRA DA MÚSICA “A COR DO BRASIL” E ASSISTA AO VÍDEO PARA ACOMPANHAR A LETRA:

  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YBxFnX2iIsI> acesso em 05, março de 2021
  • A ANÁLISE DA MÚSICA É IMPORTANTE PARA COMPREENDERMOS SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. CONVERSE COM ALGUM FAMILIAR SOBRE ESTE ASSUNTO E EM SEGUIDA RESPONDA EM SEU CADERNO:
  • PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA: ETNIA
  • O AUTOR MENCIONA ALGUMAS ETNIAS. QUAIS SÃO ELAS?
  • A MÚSICA TRATA SOBRE A MISCIGENAÇÃO. PESQUISE E ESCREVA O SEU SIGNIFICADO:
  • O QUE O AUTOR QUIS DIZER COM A FRASE: “O MURO JÁ ERA, NÃO HÁ DIVISÓRIA…”?
  • E VOCÊ? OBSERVE AS SUAS CARACTERÍSTICAS E TENTE RESPONDER: DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DO IBGE QUAL SUA COR/RAÇA?

VEJA:
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, 42,7% dos brasileiros se declararam como brancos, 46,8% como pardos, 9,4% como pretos e 1,1% como amarelos ou indígenas.


ATIVIDADE 2

O BRASIL É UMA NAÇÃO MULTICULTURAL, CONSTITUÍDA POR DIVERSAS CULTURAS. AS HERANÇAS CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE, SÃO FORMADAS POR CONHECIMENTOS, COSTUMES E TRADIÇÕES PASSADOS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO. VÁRIOS POVOS INFLUENCIARAM O MODO DE VIDA DOS BRASILEIROS, INCLUSIVE NA CULINÁRIA. NÃO HÁ NADA MAIS GOSTOSO QUE A COMIDA DO BRASIL! A ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA TEM UMA RIQUEZA INCRÍVEL, POIS SUA ORIGEM É UMA MISTURA DAS TRADIÇÕES INDÍGENAS, EUROPEIAS E AFRICANAS… OBSERVE O CARDÁPIO DE UM RESTAURANTE:

O CARDÁPIO, EMENTA OU MENU É A LISTA ONDE CONSTAM AS OPÇÕES (PRATOS, BEBIDAS E VINHOS) DISPONÍVEIS PARA O CLIENTE EM UM RESTAURANTE. 

  • AO OBSERVAR ESTE CARDÁPIO, VOCÊ CONSEGUE PERCEBER O QUANTO A NOSSA COMIDA É VARIADA?
  • QUAL A ORIGEM DESTAS COMIDAS? RESPONDA A TABELA ABAIXO:
                COMIDA    ORIGEM
       1. TAPIOCA(   ) INDÍGENA
(   ) EUROPEIA 
(   ) AFRICANA
       2. ACARAJÉ(   ) INDÍGENA
(   ) EUROPEIA 
(   ) AFRICANA
       3. CANJICA(   ) INDÍGENA
(   ) EUROPEIA 
(   ) AFRICANA
     4. CALDO VERDE(   ) INDÍGENA
(   ) EUROPEIA 
(   ) AFRICANA
       5. MACARRÃO(   ) INDÍGENA
(   ) EUROPEIA 
(   ) AFRICANA
       6. PIZZA(   ) INDÍGENA
(   ) EUROPEIA 
(   ) AFRICANA

ATIVIDADE 3

                                             VOCÊ SABE COMO A CULTURA BRASILEIRA NASCEU? 

PODEMOS DIZER QUE OS ELEMENTOS MAIS ANTIGOS DA CULTURA GENUINAMENTE BRASILEIRA REMONTAM AOS POVOS INDÍGENAS QUE JÁ HABITAVAM O TERRITÓRIO DE NOSSO PAÍS ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES EM 1500. COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES E O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO, A CULTURA EUROPEIA FOI INTRODUZIDA. NO SÉCULO XVII, OS EUROPEUS COMEÇARAM A CAPTURAR E TRAZER OS NEGROS AFRICANOS, À FORÇA, PARA O BRASIL, COMO ESCRAVOS. NO SÉCULO XIX, O BRASIL VIVENCIOU A CHEGADA DOS TRABALHADORES ITALIANOS QUE VIERAM TRABALHAR NAS LAVOURAS DE CAFÉ. ASSIM COM TODA ESSA VASTIDÃO DE POVOS PROVOCOU A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA PLURAL E DE CULTURAS DIFERENTES. 

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-cafe-no-brasil-suas-origens.htm> acesso em 5, março. 2021

  • PESQUISE E TENTE DESCOBRIR QUE OUTRAS INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES ESTES POVOS TROUXERAM PARA O BRASIL. DEPOIS, FAÇA A ASSOCIAÇÃO:

                         ( P) PORTUGUESES      ( A ) AFRICANOS        ( I ) INDÍGENAS 

(   ) RELIGIÃO CATÓLICA                     (   ) DORMIR EM REDES

(   )  A PALAVRA CATAPORA                (   ) A PALAVRA CAÇULA

(   ) A  PALAVRA MUAMBA                    (   ) A FESTA JUNINA

(   ) A PALAVRA BAGUNÇA                   (   ) CAPOEIRA


RELEMBRANDO!

  • O POVO BRASILEIRO É RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONTATO ENTRE DIFERENTES POVOS E CULTURAS.
  • O BRASIL É UMA NAÇÃO CONSTITUÍDA POR DIVERSAS CULTURAS. 
  • AS HERANÇAS CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE, SÃO FORMADAS POR CONHECIMENTOS, COSTUMES E TRADIÇÕES PASSADOS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO.
  •  VÁRIOS POVOS INFLUENCIARAM O MODO DE VIDA DOS BRASILEIROS.
  • INDÍGENAS, EUROPEUS, AFRICANOS E OUTROS POVOS, CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0145) Elaborar textos coletivamente com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana.
(EAJAGE0203) Compreender e valorizar a diversidade sociocultural da comunidade. 
(EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito.