You are currently viewing Língua Portuguesa, Geografia e Arte – Desenvolvimento sustentável

Língua Portuguesa, Geografia e Arte – Desenvolvimento sustentável

A ATIVIDADE ABORDARÁ SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE RELACIONAR COM OS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS DE MODO SUSTENTÁVEL, RESPEITANDO OS RECURSOS NATURAIS.

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABE O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UMA ÁREA DO ENSINO VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E COMO AJUDAR A COMBATÊ-LOS, CONSERVANDO AS RESERVAS NATURAIS E NÃO POLUINDO O MEIO AMBIENTE.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. UMA DAS SUAS PRINCIPAIS FINALIDADE É ENCONTRAR FORMAS ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS, SEM COMPROMETER AS PRÓXIMAS GERAÇÕES DE SUPRIR SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 

ATIVIDADE 1

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FRANZ KRAJCBERG? FRANZ KRAJCBERG FOI UM ARTISTA RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE. NASCEU NA POLÔNIA EM 1921 E DURANTE MUITOS ANOS VIVEU NO SUL DA BAHIA, NUM RESQUÍCIO DA MATA ATLÂNTICA. FALECEU NO RIO DE JANEIRO, EM NOVEMBRO DE 2017, AOS 96 ANOS. O AMOR PELO BRASIL E A DEFESA DO MEIO AMBIENTE MARCARAM SUA TRAJETÓRIA E SUAS OBRAS.

Disponível em:<https://www.guiadasartes.com.br/frans-krajcberg/obras-principais> acesso em 16, nov. de 2021.
Flor do Mangue, 1965. Madeira. ] Disponível em:<https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/frans-krajcberg-arte-como-ativismo-ambiental.htm> acesso em 16, nov. de 2021.

O TRABALHO DESENVOLVIDO POR KRAJCBERG, ALÉM DE SER UM OLHAR BASTANTE POÉTICO, ESPECIALMENTE SOBRE A NATUREZA, PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRINCIPAIS QUESTÕES ECOLÓGICAS. ALÉM DE FOTOGRAFAR A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL, RECOLHIA MATERIAL PARA EXECUÇÃO DE SUAS ESCULTURAS, COMO RAÍZES E TRONCOS DE ÁRVORES MORTAS, PROVENIENTES DE DERRUBADAS E QUEIMADAS

1- EM SUA OPINIÃO, A ARTE PODE SER UMA FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO IMPORTANTE PARA O ATIVISMO AMBIENTAL? JUSTIFIQUE. 

ATIVIDADE 2

OBSERVE O TEXTO PUBLICITÁRIO DA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: 

(LEMBRANDO QUE: O TEXTO PUBLICITÁRIO OU DE PROPAGANDA TEM COMO OBJETIVO CONVENCER AS PESSOAS (CONSUMIDORES), DE QUE PRECISAM POSSUIR UM DETERMINADO PRODUTO OU UM SERVIÇO. PODE TER TAMBÉM OUTRO OBJETIVO COMO: DIVULGAÇÃO DE EVENTOS (CULTURAIS, POLÍTICOS, RELIGIOSOS), DE UTILIDADE PÚBLICA, CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS PARA UMA DETERMINADA CAUSA HUMANITÁRIA, DE SAÚDE PÚBLICA, DE ATITUDE CIDADÃ ETC. PODE TER OS SEGUINTES ELEMENTOS : IMAGEM; TEXTO BASE; SLOGAN E LOGOTIPO.)

Disponível em:<https://www.seropedicaonline.com/prefeitura/ambiente/secretaria-de-ambiente-e-agronegocio-promovera-acao-no-dia-mundial-do-meio-ambiente/> acesso em 16, nov. de 2021.

1 – EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O SIGNIFICADO DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO).

2 – QUEM ESTÁ PROMOVENDO O EVENTO?

3 – QUAIS AÇÕES SERÃO REALIZADAS DURANTE A COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE?

ATIVIDADE 3

ESTIMA-SE QUE, DESDE O FINAL DA DÉCADA DE 1970, A POPULAÇÃO MUNDIAL VEM USANDO OS RECURSOS NATURAIS EM UMA VELOCIDADE MAIOR DO QUE A VELOCIDADE EM QUE ELES SÃO RENOVADOS NO AMBIENTE. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É BASTANTE SIMPLES: SE NÃO ADOTARMOS MEDIDAS SUSTENTÁVEIS, FALTARÃO RECURSOS NATURAIS NO FUTURO. 

AS AÇÕES SUSTENTÁVEIS SÃO PRÁTICAS QUE PODEM SER REALIZADAS DE MANEIRA INDIVIDUAL OU COLETIVA E QUE PRODUZEM COMO RESULTADO UMA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS, ASSIM COMO REMETEM À PREOCUPAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA SOCIEDADE NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. VEJA A SEGUIR ALGUNS EXEMPLOS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS.

A SEPARAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO EM REJEITOS ORGÂNICOS E NÃO ORGÂNICOS. OS REJEITOS NÃO ORGÂNICOS, FORMADOS EM ESPECIAL POR MATERIAIS RECICLÁVEIS, DEVEM SER DIRECIONADOS PARA A COLETA SELETIVA DE LIXO. JÁ OS REJEITOS ORGÂNICOS DEVEM SER DEVIDAMENTE COMPOSTADOS E PODEM SER UTILIZADOS COMO ADUBO.
A ADOÇÃO DE UM CONSUMO CONSCIENTE. NA REALIZAÇÃO DE COMPRAS, DEVE-SE EVITAR PRODUTOS QUE NÃO POSSUEM GARANTIA DE PROCEDÊNCIA AMBIENTAL. ALÉM DISSO, A UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS RETORNÁVEIS E A PREFERÊNCIA POR ARTIGOS QUE NÃO UTILIZAM PLÁSTICOS NA SUA COMPOSIÇÃO SÃO AÇÕES IMPORTANTES.
A UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVOS OU COLETIVOS. O USO DE BICICLETA E OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE NÃO POLUENTES DIMINUEM A EMISSÃO DE GASES NA ATMOSFERA. DO MESMO MODO, O TRANSPORTE COLETIVO DEVE SER PRIVILEGIADO FRENTE AO TRANSPORTE INDIVIDUAL.
A INSTALAÇÃO DE MEIOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS. O EMPREGO DE ENERGIA SOLAR, POR EXEMPLO, PERMITE A CONSERVAÇÃO DE OUTROS RECURSOS NATURAIS, ASSIM COMO A DIMINUIÇÃO DOS CUSTOS DOMÉSTICOS COM ENERGIA ELÉTRICA.

A EXPRESSÃO “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” É AMPLAMENTE EMPREGADA PARA DESIGNAR A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, VISANDO À PROMOÇÃO DE UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE. ESSE TERMO DESIGNA, ESPECIFICADAMENTE:

A) ( ) A INTERRUPÇÃO DAS PRÁTICAS ECONÔMICAS PARA GARANTIR, PRIMEIRAMENTE, A CONSERVAÇÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS.

B) (   ) A MANUTENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MODO A GARANTIR A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA E DOS RECURSOS NATURAIS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.

C) (   ) A ADOÇÃO DE MEDIDAS DE EXPANSÃO DAS ÁREAS NATURAIS SOBRE AS ZONAS DE OCUPAÇÃO HUMANA, DE FORMA A RECONSTRUIR O IMPÉRIO DOS DOMÍNIOS DA NATUREZA.

D) (   ) A AMPLIAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS PARA O USO CONSCIENTE DA NATUREZA, DE MODO A GARANTIR, SOBRETUDO, O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANO.

RELEMBRANDO!

  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UMA ÁREA DO ENSINO VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E COMO AJUDAR A COMBATÊ-LOS, CONSERVANDO AS RESERVAS NATURAIS E NÃO POLUINDO O MEIO AMBIENTE.
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. UMA DAS SUAS PRINCIPAIS FINALIDADE É ENCONTRAR FORMAS ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS, SEM COMPROMETER AS PRÓXIMAS GERAÇÕES DE SUPRIR SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES.
  • FRANZ KRAJCBERG FOI UM ARTISTA RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE, SEU AMOR PELO BRASIL E A DEFESA DO MEIO AMBIENTE MARCARAM SUA TRAJETÓRIA E SUAS OBRAS. O TRABALHO DESENVOLVIDO POR KRAJCBERG, ALÉM DE SER UM OLHAR BASTANTE POÉTICO, ESPECIALMENTE SOBRE A NATUREZA, PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRINCIPAIS QUESTÕES ECOLÓGICAS.
  • O TEXTO PUBLICITÁRIO OU DE PROPAGANDA TEM COMO OBJETIVO CONVENCER AS PESSOAS (CONSUMIDORES), DE QUE PRECISAM POSSUIR UM DETERMINADO PRODUTO OU UM SERVIÇO. PODE TER TAMBÉM OUTRO OBJETIVO COMO: DIVULGAÇÃO DE EVENTOS (CULTURAIS, POLÍTICOS, RELIGIOSOS), DE UTILIDADE PÚBLICA, CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS PARA UMA DETERMINADA CAUSA HUMANITÁRIA, DE SAÚDE PÚBLICA, DE ATITUDE CIDADÃ ETC.
  • AS AÇÕES SUSTENTÁVEIS SÃO PRÁTICAS QUE PODEM SER REALIZADAS DE MANEIRA INDIVIDUAL OU COLETIVA E QUE PRODUZEM COMO RESULTADO UMA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS, ASSIM COMO REMETEM À PREOCUPAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA SOCIEDADE NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0245) Planejar e produzir textos considerando sua  situação comunicativa.

(EAJALP0170) Reconhecer a importância de campanhas  publicitárias elaboradas por várias instâncias da vida pública.

(EAJAAR0216) Vivenciar projetos que contemplem as relações e os processos  criativos entre as diversas linguagens artísticas.