Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
GÊNEROS ORAIS
Os gêneros orais são tipos de textos ou discursos que ocorrem predominantemente na modalidade oral da linguagem. Eles são organizados de acordo com suas finalidades, contextos de uso, e características linguísticas e comunicativas específicas. Muitos deles podem ser transcritos, no entanto é válido salientar que sua natureza é altamente discursiva tanto pela espontaneidade como pela carga ideológica, eles são práticos e bastante usuais.
Veja agora alguns exemplos de gêneros orais:
Conversas informais: diálogos entre amigos, familiares ou conhecidos em contextos descontraídos.
Entrevistas: interação entre entrevistador e entrevistado, com foco em perguntas e respostas.
Discursos: falas formais, como palestras, sermões, ou discursos políticos.
Debates: interação oral em que diferentes pontos de vista são apresentados e defendidos.
Relatos orais: narrativas espontâneas ou planejadas, como histórias contadas ou testemunhos.
Aulas: gênero em que o professor transmite conhecimentos oralmente.
Apresentações: exposições formais, como seminários ou defesas acadêmicas.
Telefonemas: diálogos mediados por telefone ou outras tecnologias de áudio.
Características dos gêneros orais:
Espontaneidade
Uso da prosódia
Interatividade
Uso de gestos e expressões faciais
Vocabulário mais coloquial
A prática de gêneros orais, como entrevistas, telefonemas ou discursos, nos prepara para situações cotidianas e profissionais onde a comunicação oral é essencial. A exploração de gêneros como conversas informais e relatos estimula a capacidade de interagir de maneira respeitosa e eficiente, considerando o contexto e os interlocutores.
A abordagem de gêneros orais no ensino da Língua Portuguesa enriquece a nossa formação, pois vai além da gramática e da escrita, abordando a língua como instrumento vivo e essencial para a interação humana.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Qual é a importância dos gêneros orais na comunicação do dia a dia? Dê exemplos de situações em que eles são indispensáveis.
QUESTÃO 2
Os avanços tecnológicos transformaram os gêneros orais? Justifique sua resposta com exemplos de como a oralidade é usada em ferramentas digitais, como mensagens de áudio ou vídeos.
QUESTÃO 3
Imagine que você está participando de um debate. Como se preparar para defender seu ponto de vista com clareza e eficiência?
QUESTÃO 4
Sobre os gêneros orais, é correto afirmar que
(A) são gêneros sempre formais, elaborados e planejados.
(B) não possuem regras estabelecidas ou estrutura definida.
(C) envolvem apenas a fala, sem uso de elementos não verbais.
(D) adaptam-se ao contexto e podem ser formais ou informais.
QUESTÃO 5
A principal diferença entre os gêneros orais formais e informais está
(A) no uso exclusivo de palavras em contextos informais.
(B) na presença de linguagem técnica nos contextos formais.
(C) no nível de planejamento e adequação da linguagem.
(D) na ausência de gestos e expressões em gêneros formais.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0601) Planejar, produzir, revisar, editar e publicar textos de diferentes gêneros orais, observando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação), a estrutura composicional, o estilo, a clareza, a progressão temática, a variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração e outros), e os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia e outros) |
Referências: | BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. ______. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARROS, Diana Luz Pessoa de. A propósito do conceito de discurso oral culto: definição e imagens. In: PRETI, Dino. O Discurso Oral Culto. 3 ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005. BRAIT, Beth; ROJO, Roxane. Gêneros: artimanhas do texto e do discurso. In: ______. Linguagens e Códigos. São Paulo: Escolas Associadas, 2004. |