ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM GEIGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
USAMOS A FALA PARA NOS COMUNICARMOS EM DIVERSAS SITUAÇÕES, CERTO?
ESSAS FORMAS DIFERENTES COMO CONVERSAR COM OS AMIGOS, FAZER UMA LIGAÇÃO, UMA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA OU FAZER UM DISCURSO, SÃO CHAMADAS DE GÊNEROS ORAIS.
SÃO MUITOS OS GÊNEROS ORAIS, MAS PODEMOS CITAR ALGUNS QUE CIRCULAM ENTRE NOSSA VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, ENTRE ELES ESTÃO AS CONVERSAS INFORMAIS, BATE-PAPOS, LIGAÇÕES TELEFÔNICAS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS, DEBATES, ENTREVISTAS, DISCURSOS…
SABER SE COMUNICAR BEM É COMO TER UM PODER CONOSCO, AO FALARMOS BEM CONSEGUIMOS:
– ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS
– EXPLICAR COISAS
– FAZER AMIGOS
– RESOLVER PROBLEMAS
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS ORAIS SÃO A LINGUAGEM GERALMENTE MAIS ESPONTÂNEA E INFORMAL DO QUE A ESCRITA. O SIGNIFICADO DE UMA MENSAGEM ORAL DEPENDE DO CONTEXTO EM QUE ELA É PRODUZIDA.
O DESAFIO É GARANTIR QUE A MENSAGEM SEJA COMPREENDIDA COM CLAREZA, ENTONAÇÃO E INTENSIDADE CORRETA.
ESPECIFICAMENTE: O QUE É UM SEMINÁRIO?
O SEMINÁRIO É UM TIPO DE APRESENTAÇÃO FORMAL, EM QUE UM TEMA OU CONTEÚDO É APRESENTADO PARA UM GRUPO DE PESSOAS COM CLAREZA E QUALIDADE.
PARA FAZER UM BOM SEMINÁRIO, PRECISAMOS:
- USAR FOTOS, SLIDES GRÁFICOS, OU CARTAZES.
- PESQUISAR SOBRE O TEMA EM FONTES CONFIÁVEIS.
- FALAR COM CLAREZA, DE FORMA SIMPLES E FÁCIL DE ENTENDER.
- ORGANIZAR AS IDEIAS E INFORMAÇÕES EM UMA ORDEM LÓGICA.
EM RESUMO, O SEMINÁRIO É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA MOSTRARMOS O QUE APRENDEMOS E MELHORAR NOSSAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO.
LEMBRE-SE: QUANTO MAIS VOCÊ SE COMUNICAR, MAIS CONFIANTE E HABILIDOSO VOCÊ SE TORNARÁ.
QUESTÃO 1
GÊNEROS DO DISCURSO ORAL SÃO
(A) AS DIFERENTES FORMAS DE ESCREVER.
(B) AS DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO VERBAL.
(C) AS DIFERENTES FORMAS DE RESPONDER A PROVA.
(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES.
QUESTÃO 2
USAMOS OS GÊNEROS DO DISCURSO ORAL
(A) EM CARDÁPIOS E LIVROS DE FICÇÃO.
(B) EM DEBATES, PALESTRAS E ENTREVISTAS.
(C) EM JORNAIS IMPRESSOS E SEMINÁRIOS.
(D) EM CARTAS, DISCURSOS, CRÔNICAS.
QUESTÃO 3
SEMINÁRIO SE CARACTERIZA COMO
(A) SEMINÁRIO É UM TIPO DE APRESENTAÇÃO INFORMAL.
(B) SEMINÁRIO É UM TIPO DE VÍDEO COM ANIMAÇÕES.
(C) SEMINÁRIO É UM TIPO DE APRESENTAÇÃO FORMAL.
(D) SEMINÁRIO É UM TIPO DE APRESENTAÇÃO EM SHOW.
QUESTÃO 4
APÓS A LEITURA DO TEXTO VAMOS PRODUZIR UM SEMINÁRIO?
DIVIDAM-SE EM DUPLAS, TRIOS OU GRUPOS PARA PRODUZIR E APRESENTAR O SEMINÁRIO.
PRIMEIRO DIALOGUE COM OS COLEGAS SOBRE A IDEIA ABAIXO:
MEIO AMBIENTE, CONSUMO E DESCARTE.
SABEMOS QUE A COMPRA E VENDA DE PRODUTOS É ESTIMULADA DE DIVERSAS FORMAS COMO PELAS PROPAGANDAS DE TV, RÁDIO, PUBLIS DAS REDES SOCIAIS E VÍDEOS COMPARTILHADOS. MAS SERÁ QUE TUDO O QUE COMPRAMOS É NECESSÁRIO OU É APENAS UMA DEMANDA DE MODA E DESEJO?
E COMO FICA O MEIO AMBIENTE, QUANDO DESCARTAMOS ESSES PRODUTOS, QUE MUITAS VEZES, TEM QUALIDADE RUIM E ESTRAGAM RAPIDAMENTE, SAEM DE MODA OU NÃO QUEREMOS MAIS?
QUESTÃO 5
AGORA, COM O GRUPO E O PROFESSOR OU PROFESSORA, ESCOLHA UMA DAS QUESTÕES ABAIXO PARA PESQUISAR E MONTAR O CONTEÚDO QUE SERÁ APRESENTADO NO SEMINÁRIO PARA OS COLEGAS.
- COMO A MÍDIA INFLUENCIA NOSSOS HÁBITOS DE CONSUMO E CONTRIBUI PARA A PRODUÇÃO EXCESSIVA DE LIXO?
- CONSUMISMO E SUSTENTABILIDADE: É POSSÍVEL CONCILIAR UMA VIDA CONSUMISTA COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?
- LIXO ELETRÔNICO: COMO A INDÚSTRIA TECNOLÓGICA INCENTIVA A TROCA CONSTANTE DE PRODUTOS E QUAL O IMPACTO DISSO NO MEIO AMBIENTE?
- A RELAÇÃO ENTRE A MÍDIA, O CONSUMO E A FELICIDADE: BENS MATERIAIS NOS TORNA MAIS FELIZES?
- COMO AS EMPRESAS PODEM REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL E ESTIMULAR O CONSUMO CONSCIENTE DE SEUS PRODUTOS?
ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇA DE FAZER ANOTAÇÕES.
QUESTÃO 6
PARA FINALIZAR, VAMOS REVISAR ALGUNS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA UM BOM SEMINÁRIO?
SE NECESSÁRIO ADEQUE A APRESENTAÇÃO.
- ORGANIZAR DE FORMA LÓGICA A APRESENTAÇÃO.
- USAR IMAGENS, FOTOS, SLIDES GRÁFICOS, OU CARTAZES.
- USAR UMA FALA CLARA E SIMPLES.
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Planejamento e produção de texto em situação comunicativa: Texto televisivo. Telejornal. Texto de campanha. Discurso oral: conversa espontânea, conversa telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio. Produção, circulação e consumo: Consumo consciente e consumismo. Produção de lixo e suas consequências. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0237) Criar e organizar, com mediação do professor, textos de campanhas e ampliar a aprendizagem do discurso oral. (EJALP0238) Identificar gêneros do discurso oral. (EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços. (EJAGE0213) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo e as consequências ambientais do aumento desses |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. ALVES, Igor. Língua Portuguesa: Gêneros Textuais. Enciclopédia Significados. Disponível em: www.significados.com.br/generos-textuais-o-que-sao-e-tipos/. Acesso em: 16/08/2024. OSIAS, Juliene Paiva de Araújo. Os gêneros orais como objeto de ensino. Revista Eletrônica Temática. Ano VI, n. 08 – Agosto/2010. Disponível em: www2.ufjf.br/labor/wp-content/uploads/sites/324/2018/06/LD-Os-generos-orais-como-objeto-de-ensino-OSIAS-Juliene-Paiva-de-Araujo.pdf. Acesso em: 16/08/2024. |