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Língua Portuguesa – Gêneros digitais, a renovação textual.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/social-meios-de-comunica%c3%a7%c3%a3o-gerente-1958774/> Acesso em: 04 de outubro de 2022.

GÊNEROS DIGITAIS, A RENOVAÇÃO TEXTUAL

São gêneros textuais que surgiram com o avanço da tecnologia, criando novos espaços para escrita associada ao uso da internet. Os gêneros digitais estão aliados a comunicação em seu tempo real, são capazes de unificar imagem, som e texto num único gênero, proporcionando dinamismo. Um dos recursos mais importantes nesse tipo de comunicação virtual é a possibilidade de arquivamento dos diálogos para que sejam analisados ou retomados posteriormente. No entanto muito se questiona sobre os graves riscos de introspecção e isolamento que os gêneros digitais podem oferecer, pois em sua grande maioria são elaborados e compartilhados sem haver necessidade de aproximação física, situação em que muitas vezes o autor é único e desconhece a infinita gama de seus leitores. Os gêneros digitais estão completamente vinculados a internet, possibilitando a criação de muitos espaços em que muitas vezes um texto associa-se na criação simultânea de outro, e é dentro desta sequência de novos textos que surge o hipertexto podendo ser definido como um texto organizado em rede ou ainda “uma matriz de textos potenciais” na qual “um texto apresenta-se como uma leitura particular.  Sendo assim é em meio a esta multiplicidade de informação que o leitor pode acessar links de outros textos relacionados ou não ao assunto em estudo. As tecnologias digitais fundaram novas maneiras de escrever e ler, utilizando interfaces novas: o teclado e o monitor, a tela touchscreen, o tablet, o celular.

Principais gêneros digitais:

Currículo web – trata-se de uma modalidade de currículo, porém na versão digital Hoje, grande parte das pessoas e empresas, optam por trabalhar com currículos web.

GIF (Graphics Interchange Format) – trata-se um formato comum nos meios digitais, em especial nas redes sociais, é um gênero digital construído a partir de uma montagem de imagens que se sucedem ou uma espécie de vídeo de curta duração.

Fanfiction – é um dos gêneros digitais mais utilizados por fãs de literatura e cinema. Esse gênero é fruto das próprias interações no espaço virtual.

Chat – trata-se de conversas ou mensagens instantâneas, vinculado em espaços virtuais ou mesmo em aplicativos, dentre eles destaca-se o WhatsApp um recordista em acesso.

Blog Post – trata -se uma alternativa livre, desvinculada das redes sociais que tem o objetivo de levar informações, relatos ou experiências pessoais. Muitas vezes o seu texto pode estar associado a imagens ou vídeos.

Podcast – recurso de áudio disponível em sites específicos ou aplicativos que podem tratar de assuntos diversos, esta modalidade digital foi inspirada no rádio.

Memes – trata-se de um gênero ligado ao contexto social de caráter vitalizante e totalmente cômico, apresenta – se em diferentes formatos: vídeos, imagens ou som.

Postagem – recurso expressivo comumente usados em redes sociais que garante a opinião ou divulgação de uma marca ou produto. Podendo em alguns casos fazer uso de recursos audiovisuais.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O uso de ferramentas como redes sociais facilita a vida das pessoas com a comunicação, o trabalho através da rede social, o compartilhamento de informações ou mesmo a oportunidade de conhecer uma pessoa. Mencione aqui o seu uso da internet, suas redes sociais favoritas e quais aplicativos você mais utiliza?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/internet-meios-de-comunica%c3%a7%c3%a3o-sociais-4463031> Acesso em: 04 de outubro de 2022.

QUESTÃO 2

Os gêneros digitais são incontáveis e adaptáveis às diversas realidades e situações comunicacionais ligadas ao mundo virtual. Tomando como base este princípio, qual o objetivo dos gêneros digitais?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/social-meios-de-comunica%c3%a7%c3%a3o-gerente-1958774/> Acesso em: 04 de outubro de 2022.

QUESTÃO 3

A tecnologia é uma grande aliada na vida das pessoas e no processo de comunicação, transferência de arquivos, e ou mesmo divulgação de dados. No entanto, em meio aos gêneros digitais há alguns perigos, quais são eles?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/smartphone-rede-social-%c3%adcone-5545553/> Acesso em: 04 de outubro de 2022.

QUESTÃO 4

Considerado como um gênero digital construído a partir de uma montagem de imagens e visto como uma espécie de vídeo com curta duração. Trata-se do:

(A) Chat

(B) Blog post

(C) GIF

(D) Podcast

QUESTÃO 5

De caráter cômico e totalmente viralizante, seu formato pode variar em vídeos, imagens ou som. Este gênero digital é:

(A) Meme

(B) Chat

(C) Fanfiction

(D) Podcast

SAIBA MAIS

Com o intuito de abordar o assunto: Gêneros digitais, a renovação textual, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre estes gêneros textuais contemporâneos.

CANAL REGINA CACIA “Gêneros digitais” disponível:  <https://www.youtube.com/watch?v=8drWbl8MVM0> acesso em 04 de out. de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0623) Analisar o estilo dos gêneros textuais/discursivos (escolhas lexicais, aspectos gramaticais, marcas estilísticas, variedade linguística, entre outros) como forma de ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos
Referencial teórico: HOFFMANN, D. S.; FAGUNDES, L. C. Cultura Digital na Escola ou Escola na Cultura Digital?
RENOTE, v. 6, n. 2, 2008.PINTO, Aparecida Marcianinha. As novas tecnologias e a educação. ANPED SUL, v. 6, p.1-7, 2004.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004