You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA: GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO, LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL E OS PRIMEIROS POVOS EM GOIÁS.

LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA: GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO, LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL E OS PRIMEIROS POVOS EM GOIÁS.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da 4ª Série da Eaja.

https://cdn.pixabay.com/photo/2016/12/19/10/16/hands-1917895_960_720.png

HOJE NOSSO FOCO SERÁ O ESTADO DE GOIÁS, O NOSSO ESTADO E O SEU POVO, QUE ORA ACERTANDO, ORA ERRANDO TEM CONSTRUÍDO, OCUPADO E TRANSFORMADO ESSE ESPAÇO, CRIANDO DIFERENTES FORMAS DE VIVER E MARCANDO A HISTÓRIA. EMBARQUE NESSE ESTUDO!

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO, LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL E OS PRIMEIROS POVOS EM GOIÁS.

EAJA LÍNGUA PORTUGUESA – AULA 18

OBSERVE OS ROSTOS ABAIXO:

Imagem e texto disponível em: GARCIA, Ledonias Franco; MENEZES, Sônia Maria dos Santos. História de Goiás PARATODOS: 4ª série Ensino Fundamental. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2007.

A POPULAÇÃO GOIANA É COMPOSTA DE UMA GRANDE POPULAÇÃO MESTIÇA E ISSO SE DEVE A CHEGADA DE INDÍGENAS, BRANCOS E NEGROS ÀS TERRAS GOIANAS, VINDO DE VÁRIOS LUGARES E EM DIVERSOS TEMPOS, TENDO SEU INÍCIO NO TEMPO DA PRÉ-HISTÓRIA – OS PARENTES MAIS ANTIGOS DOS INDÍGENAS. E É GRAÇAS A ESSA MISTURA QUE POSSUÍMOS UMA CULTURA TÃO RICA, COM CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES POVOS QUE HABITARAM NOSSAS TERRAS, COMO JÁ ESTUDADO ANTERIORMENTE.

O POEMA DE ROSEANA MURRAY ABAIXO FALA SOBRE UM TEMPO ONDE O HOMEM AINDA NÃO SABIA CONSTRUIR SUA CASA, ERAM NÔMADES, OU SEJA NÃO TINHAM MORADIA FIXA, E VIVIAM EM CONSTANTE MOVIMENTO – O TEMPO DAS CAVERNAS. LEIA:

HOUVE UM DIA, 
NO COMEÇO DO MUNDO
EM QUE O HOMEM 
AINDA NÃO SABIA
CONSTRUIR SUA CASA.
 
ENTÃO DISPUTAVA
A CAVERNA COM BICHOS
E ERA AÍ SUA MORADA.
 
DEIXOU PARA NÓS 
SEUS SINAIS,
DESENHOS DESSE MUNDO
MUITO ANTIGO.
 
ANIMAIS, CAÇADA, DANÇAS,
MISTERIOSOS RITUAIS.
 
QUE SINAIS
DEIXAREMOS NÓS
PARA O HOMEM DO FUTURO?


ROSEANA MURRAY.

Imagem e texto disponível em: GARCIA, Ledonias Franco; MENEZES, Sônia Maria dos Santos. História de Goiás PARATODOS: 4ª série Ensino Fundamental. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2007.

OBSERVE ABAIXO ALGUNS DOS DESENHOS RUPESTRES DAS CAVERNAS DE GOIÁS: 

PINTURA RUPESTRE ENCONTRADA EM UMA GRUTA DE SERRANÓPOLIS – GO, REPRESENTANDO ANIMAIS QUE VIVIAM NA REGIÃO HÁ ́ MUITO TEMPO.

Imagem e texto disponível em: GARCIA, Ledonias Franco; MENEZES, Sônia Maria dos Santos. História de Goiás PARATODOS: 4ª série Ensino Fundamental. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2007.

DESENHO DO INTERIOR DA GRUTA DE PALESTINA, REGIÃO SUDOESTE DE GOIÁS REPRESENTANDO HOMENS EM POSIÇÃO QUE SUGERE-SE A ATIVIDADE DE CAÇA.

OS PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS DA HISTÓRIA, NECESSITANDO SE DESLOCAR DE UM LUGAR A OUTRO, POR AINDA NÃO DOMINAR A TÉCNICA DA AGRICULTURA E DA DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS, OUTRA VEZES, FUGINDO DE GRUPOS INIMIGOS SE ESPALHARAM POR VÁRIOS LUGARES DA TERRA, ATRAVESSANDO DE UM CONTINENTE A OUTRO, OCUPANDO ASSIM, NOSSO PAÍS E MAIS TARDE NOSSO ESTADO.

AGORA CHEGOU A HORA DE MOSTRAR O QUE VOCÊ APRENDEU. PEGUE SEU MATERIAL E RESPONDA EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 1

OBSERVE, NOVAMENTE CADA UM DE DESENHOS APRESENTADOS NOS ESTUDOS DE HOJE. QUAL A IMPRESSÃO QUE CADA UM LHE CAUSA?

ATIVIDADE 2

RELEIA O TRECHO DO POEMA DE ROSEANA MURRAY E, EM SEGUIDA ESCREVA UM PEQUENO TEXTO EXPLICANDO QUE SINAIS OS HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS DEIXARAM PRA NÓS E POR QUE ESSES REGISTROS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. 

“DEIXOU PARA NÓS 

SEUS SINAIS, 

DESENHOS DESSE MUNDO

MUITO ANTIGO.”

ATIVIDADE 3

JÁ CONSTRUIU UMA CÁPSULA DO TEMPO? QUE TAL GUARDAR MEMÓRIAS DESSE TEMPO? O QUE VOCÊ GOSTARIA DE CONTAR NO FUTURO? 

COM OS DESAFIOS VIVIDOS NO ISOLAMENTO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID -19 ESSA ANTIGA TRADIÇÃO PODE SER UMA ALTERNATIVA MUITO INTERESSANTE PARA GUARDAR AS EXPERIÊNCIAS DE UM TEMPO MUITO DESAFIADOR, ONDE PUDEMOS APRENDER BASTANTE. VIVEMOS UM ANO COMO NENHUM OUTRO QUE, COM CERTEZA, SERÁ LEMBRADO POR MUITO TEMPO E FICARÁ PARA A HISTÓRIA.

PARA CRIAR A SUA SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

  1. ESCOLHA UM RECIPIENTE QUE SERÁ UTILIZADO COMO SUA CÁPSULA. PODE SER FEITA COM POTES DE VIDRO, CAIXAS OU ATÉ MESMO LATAS DE LEITE, BISCOITO…
  2. ESCOLHA ALGUNS OBJETOS QUE MARCARAM SUA HISTÓRIA NESTE PERÍODO, A PRIMEIRA MÁSCARA, UM TUBO DE ÁLCOOL EM GEL, OU OUTROS OBJETOS QUE O REMETAM AO MOMENTO VIVIDO, COMO POR EXEMPLO O TEMPO EM QUE PUDERAM LER MAIS DEVIDO AO ISOLAMENTO, APRENDEU A COZINHAR, A CUIDAR DE PLANTAS… ESCOLHA OBJETOS QUE REPRESENTAM O PERÍODO EM QUE A CÁPSULA FOI CRIADA.
  3. SERÁ INTERESSANTE ESCREVER UMA CARTA PARA SI MESMO LER EM OUTRO PERÍODO. REFLEXÕES ACERCA DO QUE VIVEU E DO QUE ESPERA PARA O FUTURO. 
  4. DEPOIS DE GUARDAR OS OBJETOS NA CÁPSULA É HORA DE GUARDÁ-LA. VOCÊ PODE ENTERRÁ-LA, MAS PARA ISSO PRECISARÁ TER O CUIDADO DE QUE SEU MATERIAL NÃO ESTRAGUE NA TERRA. VOCÊ PODE TAMBÉM COLOCÁ-LA EM UM LUGAR MAIS ESCONDIDO ATÉ QUE CHEGUE A DATA DA ABERTURA QUE VOCÊ DEFINIRÁ. 
  5. DEIXE AS INSTRUÇÕES PARA A ABERTURA JUNTO DA DATA EM QUE FOI SELADA. 

SERÁ UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA. EXPERIMENTE!


RELEMBRANDO!!!

  • OS MOTIVOS DA MISCIGENAÇÃO DO POVO GOIANO;
  • COMO OS PRIMITIVOS CHEGARAM ÀS TERRAS GOIANAS;
  • LINGUAGEM NÃO-VERBAL – ARTE RUPESTRE ( FONTE HISTÓRICA)

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • (EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • (EAJALP0419) Identificar informações explícitas em textos.
  • (EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros.
  • (EAJAHI0302) Compreender as relações estabelecidas entre os grupos populacionais (indígenas, brancos, afrodescendentes e outros imigrantes) que formam a cidade.
  • (EAJAHI0403) Compreender como os primeiros agrupamentos humanos chegaram ao Brasil.