Esta atividade de Língua Portuguesa e Ciências é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
O GÊNERO TEXTUAL AVISO É UTILIZADO PARA COMUNICAR ALGUM TIPO DE INFORMAÇÃO E POSSUI AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: DESTINA-SE A MUITAS PESSOAS, É UTILIZADO PARA TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO E SUA LINGUAGEM É CLARA E OBJETIVA.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1
LEIA O AVISO E RESPONDA :

A) QUEM EMITIU O AVISO ?
B) A QUEM SE DESTINA O AVISO?
C) QUAL É O OBJETIVO DO AVISO?
D) EM QUANTAS PARTES ESTÁ DIVIDO O TEXTO?
QUESTÃO 2
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM AVISOS SOMENTE COM IMAGENS ? INDIQUE QUAL AVISO INFORMA QUE É PROIBIDO FOTOGRAFAR.

QUESTÃO 3
PARA A MAIORIA DAS PESSOAS SE EXPOR À LUZ DO SOL MELHORA A SENSAÇÃO DE BEM ESTAR E O HUMOR. PORÉM, O RECOMENDADO É EVITAR FICAR SOB O SOL NOS HORÁRIOS MAIS QUENTES DO DIA (ENTRE 10 E 16 HORAS). INDIQUE QUAL DAS ORIENTAÇÕES DEVE SER SEGUIDA PARA EVITAR A INSOLAÇÃO.
A) USAR ROUPAS LEVES E CLARAS.
B) BEBER ÁGUA SOMENTE QUANDO SENTIR SEDE.
C) CONSUMIR ALIMENTOS GORDUROSOS.
D) PERMANECER DURANTE MUITO TEMPO EM UM AMBIENTE COM ALTA TEMPERATURA.
QUESTÃO 4
A INSOLAÇÃO ACONTECE QUANDO A PESSOA FICA POR MUITO TEMPO EXPOSTA AO SOL E/OU AO CALOR INTENSO. NESTA SITUAÇÃO, A TEMPERATURA DO CORPO AUMENTA RAPIDAMENTE, ATRAPALHANDO O MECANISMO DE TRANSPIRAÇÃO E DIFICULTANDO A CAPACIDADE DO CORPO DE SE RESFRIAR. SÃO SINTOMAS DA INSOLAÇÃO: DOR DE CABEÇA,TEMPERATURA DO CORPO ELEVADA, PELE QUENTE E SECA (NÃO HÁ SUOR), ENTRE OUTROS. A PALAVRA INSOLAÇÃO POSSUI QUANTAS SÍLABAS?
A) 6
B) 5
C) 3
D) 4
QUESTÃO 5
PARA ESCREVER UM TEXTO QUE SEJA COMPREENDIDO POR QUEM LÊ , É PRECISO FAZER O PLANEJAMENTO DA SUA ESCRITA. INDIQUE QUAIS QUESTÕES VOCÊ DEVE CONSIDERAR ANTES DE ESCREVER.
A) O QUE IRÁ ESCREVER
B) PARA QUEM IRÁ ESCREVER
C) O MOTIVO PELO QUAL IRÁ ESCREVER
D) TODAS AS ALTERNATIVAS
QUESTÃO 6
COM BASE NO QUE VOCÊ LEU NESTA ATIVIDADE SOBRE INSOLAÇÃO , CRIE UM AVISO INFORMANDO OS HORÁRIOS DE EXPOSIÇÃO AO SOL QUE PRECISAM SER EVITADOS. QUANDO SEU AVISO ESTIVER PRONTO, FOTOGRAFE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES, UTILIZANDO UM APLICATIVO DE MENSAGENS . NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER O PLANEJAMENTO DA SUA ESCRITA!
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE UM TEXTO ESCRITO.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0267) Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública. (EAJACI0218) Reconhecer, no lazer e no trabalho, os horários adequados para exposição ao Sol e os horários de maior radiação que causam insolação, desidratação e estresse do corpo. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://bvsms.saude.gov.br/insolacao/ |