Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A linguagem é uma atividade humana. É por meio dela que realizamos nosso processo comunicativo, que dialogamos e interagimos com outras pessoas. As figuras de linguagem ou de estilo, são recursos utilizados para valorizar o texto, fazendo com que a linguagem seja mais significativa e expressiva. As figuras de linguagem podem traduzir experiências comuns de forma atrativa, original e criativa. Os publicitários usam e abusam desse recurso. Nesta atividade você conhecerá algumas figuras de linguagem utilizadas em textos publicitários .
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
O que é possível compreender por meio da leitura do panfleto?
Se você respondeu que o sanduíche é muito bom, suculento, saboroso e sentiu desejo de experimentá-lo, figura de linguagem utilizada foi acertada. Quem criou o panfleto usou a Hipérbole. Esta figura de linguagem tem como característica o exagero de uma ideia com o objetivo de expressar intensidade e convencer o leitor.
Questão 2
No cartaz a seguir foi utilizada a figura de linguagem Prosopopeia . A prosopopeia ou personificação, ocorre quando se atribui movimento, ação, fala, sentimento, enfim, características de seres animados a seres inanimados ou imaginários. Pesquise outras propagandas que utilizam esta figura de linguagem.
Questão 3
A propaganda a seguir foi criada para divulgar uma nova operadora de telefonia móvel. Ela te lembra de outra empresa de telefonia? Qual?
Neste cartaz foi utilizada a Assonância. Nesta figura de linguagem há uma repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. Esse recurso linguístico atribui ritmo e musicalidade ao anúncio, o que faz com que o consumidor a memorize mais facilmente a mensagem.
Questão 4
A Arte aparece com grande frequência em propagandas. Muitos textos publicitários são baseados nos elementos da Arte: artes plásticas, música, cinema ou literatura. As peças publicitárias podem citar, criar e imitar a arte, usando ou não a mesma linguagem.
A)Você consegue identificar em qual obra de arte o criador da propaganda se inspirou ?
B) Você conhece outras propagandas que foram baseadas em um dos elementos da Arte – artes plásticas, música, cinema ou literatura?
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 10 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing
Saiba Mais – acesse o vídeo a seguir para saber mais sobre as figuras de linguagem no texto publicitário.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP02114) Identificar as figuras de linguagem no texto publicitário (EAJAAR0206) Reconhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações, interpretando-os e ampliando o repertório pessoal e coletivo. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. http://especialistas.aprendebrasil.com.br/as-figuras-de-linguagem-a-favor-da-propaganda-2/ – acessado em 31-08-22 https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/7ano/lingua-portuguesa/metonimia-hiperbole-e-antitese-em-acao-nos-textos-poeticos-e-publicitarios/4303 – acessado em 31/08/2022 |