ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM EDUCAÇÃO FÍSICA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
VAMOS APRENDER A IDENTIFICAR FATO E OPINIÃO?
TODOS OS DIAS NOS DEPARAMOS COM NOTÍCIAS, PROPAGANDAS E CONVERSAS QUE MISTURAM O QUE É FATO COM O QUE É OPINIÃO. MAS COMO SABER O QUE É VERDADE E O QUE É SÓ A IDEIA DE ALGUÉM?
FATOS SÃO COISAS QUE PODEMOS PROVAR. SÃO COMO FOTOS: MOSTRAM O QUE ACONTECEU. POR EXEMPLO: “O SOL NASCE NO LESTE”, NÃO MUDA DE ACORDO COM A OPINIÃO.
OPINIÕES SÃO AS IDEIAS DE CADA UM. AS OPINIÕES PODEM MUDAR DE PESSOA PARA PESSOA. POR EXEMPLO: “O CHOCOLATE É O MELHOR DOCE DO MUNDO.”
POR QUE É IMPORTANTE SABER A DIFERENÇA?
- PARA NÃO SERMOS ENGANADOS: MUITAS VEZES, AS PESSOAS MISTURAM FATOS E OPINIÕES PARA NOS CONVENCER DE ALGO.
- PARA FORMAR NOSSA PRÓPRIA OPINIÃO: AO SEPARAR O QUE É FATO DO QUE É OPINIÃO, PODEMOS PENSAR POR NÓS MESMOS.
- PARA ENTENDER MELHOR O MUNDO: SABER O QUE É VERDADE NOS AJUDA A COMPREENDER MELHOR AS COISAS QUE ACONTECEM AO NOSSO REDOR.
COMO DIFERENCIAR?
- PROCURE POR PALAVRAS QUE MOSTRAM OPINIÃO: “ACHO”, “CREIO”, “PARECE”, “MELHOR”, “PIOR”.
- VERIFIQUE A FONTE: NOTÍCIAS DE SITES CONFIÁVEIS COSTUMAM TER MAIS FATOS.
- PENSE SE DÁ PARA PROVAR: SE ALGO PODE SER PROVADO, É MAIS PROVÁVEL QUE SEJA UM FATO.
QUESTÃO 1
O SEGUNDO O TEXTO PODEMOS COMPREENDER COMO FATO
(A) ALGO QUE PODE SER MUDADO; MUDA DE PESSOA PARA PESSOA.
(B) ALGO QUE PODE SER PROVADO, NÃO MUDA DE PESSOA PARA PESSOA.
(C) ALGO QUE ACONTECEU, MAS OSCILA E MUDA DE LUGAR PARA LUGAR.
(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES SÃO CORRETAS.
QUESTÃO 2
O SEGUNDO O TEXTO PODEMOS DIZER QUE OPINIÃO
(A) É COMO SE PENSA, PODE MUDAR DE PESSOA PARA PESSOA.
(B) É COMO SE AGE, MAS NÃO MUDA DE PESSOA PARA PESSOA.
(C) NÃO É COMO CADA UM PENSA E PODE SER PROVADO.
(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES SÃO CORRETAS.
QUESTÃO 3
LEIA E COMPARE OS CARDS, DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SE É FATO OU OPINIÃO.
QUESTÃO 4
COMO CONCLUIU OU QUAL ESTRATÉGIA UTILIZOU PARA DISTINGUIR SE OS CARDS DA QUESTÃO 3 SÃO FATO OU OPINIÃO?
QUESTÃO 5
LEIA E ORGANIZE AS FRASES ABAIXO DE ACORDO COM O GRUPO CORRESPONDENTE.
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Leitura e compreensão de textos relacionados à vida pública: Gêneros textuais: cartas de leitor e de reclamação; Elementos da notícia: fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência. História, conceito, valores, regras, fundamentos técnicos e táticos das diversas modalidades esportivas: Esportes individuais; Esportes coletivo. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0313) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários, dentre outros.) (EJAEF0313) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 22 de outubro de 2024. |