Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
FAMÍLIA – CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Carlos Drummond de Andrade é considerado como um poeta atemporal e sua poesia faz elos perfeitos entre temáticas abordadas no passado e que fazem ressonância com o presente. O poeta Carlos Drummond de Andrade Drummond foi o grande precursor da Poesia de 30, suas obras apresentam um estilo contemporâneo, por escrever versos livres, sem preocupações com métricas ou erudições da linguagem. Seu lirismo é marcado por inquietações sobre o mundo e a nossa existência. Seus poemas apresentam temáticas reflexivas, carregados de um tom radical e consciente dos problemas sociais. Um dos temas mais recorrentes na poesia de Carlos Drummond de Andrade é a família, enquanto núcleo ou mesmo parte da nossa origem. Veja agora alguns traços do lirismo social feito por Drummond inseridos em sua poesia intitulada ” Família”
Família – Carlos Drummond de Andrade
Três meninos e duas meninas,
Sendo uma ainda de colo.
A cozinheira preta, a copeira mulata,
O papagaio, o gato, o cachorro,
As galinhas gordas no palmo de horta
E a mulher que trata de tudo.
A espreguiçadeira, a cama, a gangorra,
O cigarro, o trabalho, a reza,
A goiabada na sobremesa de domingo,
O palito nos dentes contentes,
O gramofone rouco toda noite
E a mulher que trata de tudo.
O agiota, o leiteiro, o turco,
O médico uma vez por mês,
O bilhete todas as semanas
Branco! Mas a esperança sempre verde.
E a mulher que trata de tudo
E a felicidade.
O poema está dividido em três estrofes distribuídas em dezoito versos livres que remetem às noções familiares com os seus membros adultos, suas crianças e até mesmo animais domésticos. Cada estrofe do poema apresenta uma enumeração que menciona uma contagem ora de objetos, ora de pessoas, ora de animais que perfazem a realidade de um núcleo familiar. No entanto; no final de cada estrofe um verso em particular se repete: ” e a mulher que trata de tudo”.
A vida em família ainda é um tema muito presente e especial para a poesia brasileira, suas recordações, suas perspectivas, seus encantamentos e claro suas responsabilidades são direcionados muitas vezes à figura da mulher, mãe, dona de casa e esposa. No poema família Drummond direciona atribuições a figura feminina da mulher, que inicia nas obrigações e segue com a felicidade, e é exatamente a palavra felicidade que descreve o desfecho da última estrofe, como se em uma família não existisse maus momentos, uma vez que a mulher trata de tudo e a felicidade também.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Troque ideias com seus amigos e em seguida responda, esta concepção de família apontada no poema de Drummond corresponde a sua? Ou corresponde às famílias que você conhece?
QUESTÃO 2
A enumeração ao longo do poema é marcada por um sinal de pontuação. Que pontuação é esta? Qual o seu efeito de sentido para os versos?
QUESTÃO 3
Tomando como princípio a construção de uma família, em sua opinião, quem seria “a mulher que trata de tudo”, mencionada repetida três vezes no texto?
QUESTÃO 4
“O palito nos dentes contentes”
(…)
Retirado da segunda estrofe, o verso acima aponta a repetição do fonema /t/, considerado como recurso sonoro este fenômeno se chama:
(A) aliteração
(B) assonância
(C) anáfora
(D) personificação
QUESTÃO 5
Formado por três estrofes o poema “Família” de Carlos Drummond de Andrade aborda de forma singular a vida cotidiana, por não apresentar nenhuma rima os seus versos são:
(A) repetidos
(B) livres
(C) fixos
(D) modernos
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar a poesia: Família de Carlos Drummond de Andrade, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre esta referida obra literária.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0417) Compreender, com o auxílio do professor, como se realiza uma pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas (EJALP0418) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se, passar o tempo, recitar, compartilhar informações, apreciar, vivenciar diferentes situações de leitura |
Referencial teórico: | ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. p. 69 BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Hucitec; Annablume, 2002. BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 32. ed. São Paulo: Cultrix, 1994. SANT’ANNA, Affonso Romano de. Drummond: o gauche no tempo. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.. |