Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para a 5ª série da Eaja é uma reapresentação da que foi exibida no dia 14 de abril de 2021 – foi veiculada na TV no dia 11/06/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá, pessoal! Espero que todos estejam bem, se cuidando e se protegendo!
Na videoaula de hoje vamos estudar a Produção Textual/Registros da história: linguagens e culturas
Há muitos anos a humanidade aponta seus relatos como capacidades narrativas, e quando não havia registro escrito a narrativa ocorria por meio de esculturas e desenhos primitivos, relatos dos feitos humanos e celebrações sociais
Gostaram do tema dessa videoaula?
Então, pegue seu material e não fique de fora !!!
Assista a videoaula a seguir, com a temática: Produção Textual/Registros da história: linguagens e culturas
Estrutura narrativa
Todas as narrativas são formadas por elementos básicos, em sua constituição, todas as narrativas devem apresentar começo, meio e fim e claro a divisão estratégica de um enredo:
TEMPO
ESPAÇO
PERSONAGENS
NARRADOR
Vamos identificar essas partes em um texto de autor desconhecido, chamado:
O poder da língua que acaricia e que mata
Atividade 1
Acesse o link abaixo para ler – O poder da língua que acaricia e que mata
http://blogdaprofflor.blogspot.com/2011/11/o-poder-da-lingua-que-acaricia-e-que.html
Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo – Elementos da narrativa:
Atividade 2
Com base no que você assistiu no vídeo troque ideias com seus amigos e famílias sobre a forma organizada das narrativas, a presença do tempo e espaço da história, seus personagens e o narrador. Registre em seu caderno a forma como os fatos conduzem os elementos de uma narrativa.
Atividade 3
Atividade integração com História
Observando a imagem, converse com seus amigos sobre a grandiosa descoberta humana da oralidade e da escrita, ressalte a importância de relatar os feitos triviais e históricos, pois foi obedecendo relatos narrativos que surgiram os registros das civilizações.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Língua Portuguesa (EAJALP0431) Produzir textos criativos em prosa e em versos. (EAJALP0433) Construir contos que apresentem os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens e narrador. (EAJALP0434) Revisar o texto produzido História (EAJAHI0508) Compreender o conceito de Memória (individual, coletiva e histórica). (EAJAHI0509) Compreender o conceito de fontes históricas |