Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A ATIVIDADE DE LEITURA ENVOLVE VÁRIOS ASPECTOS: O CONHECIMENTO DAS LETRAS, DOS SONS, A COMPREENSÃO DO MOTIVO PELO QUAL O TEXTO FOI ESCRITO E A INTENÇÃO DO AUTOR AO ESCREVÊ-LO, E CLARO, A SUA OPINIÃO SOBRE O QUE ESTÁ LENDO.
SIM! A LEITURA NÃO É UMA ATIVIDADE SIMPLES, NA QUAL VOCÊ APENAS DECIFRA AS PALAVRAS E ACEITA O QUE ESTÁ ESCRITO. LER É TAMBÉM TRAZER O QUE VOCÊ SABE SOBRE O ASSUNTO PARA DIALOGAR COM O QUE LEU E AMPLIAR O SEU CONHECIMENTO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1
LEIA, EM VOZ ALTA, O TEXTO A SEGUIR .

A) FOI POSSÍVEL LER E COMPREENDER O TEXTO ACIMA? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
LEIA O TRECHO DA CRÔNICA RESOLUÇÕES, DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO.

VOCÊ PERCEBEU QUE PARTE DESTE TRECHO DA CRÔNICA RESOLUÇÕES ESTÁ NA QUESTÃO 1?
AO TRECHO – RESOLUÇÕES – VOU USAR FIO DENTAL DEPOIS DE CADA REFEIÇÃO E ME ESFORÇAR PARA PROMOVER A PAZ MUNDIAL, NÃO NECESSARIAMENTE AO MESMO TEMPO, FORAM ACRESCENTADAS AS LETRAS DO ALFABETO, EM ORDEM ALFABÉTICA, NO COMEÇO E NO FINAL DE CADA PALAVRA.
SE VOCÊ CONSEGUIU LER O TEXTO DA QUESTÃO 1, SIGNIFICA QUE VOCÊ JÁ COMPREENDEU COMO FUNCIONA O NOSSO SISTEMA ALFABÉTICO. PARABÉNS!!!
SE VOCÊ NÃO CONSEGUIU RESOLVER A QUESTÃO 1, VOLTE A ELA, LEIA NOVAMENTE E PERCEBA O ACRÉSCIMOS DE LETRAS ÀS PALAVRAS.
QUESTÃO 3
LEIA E RESPONDA TODAS AS QUESTÕES.

VIU SÓ COMO A LEITURA ESTÁ PRESENTE EM SUA VIDA? LEMOS POR DIVERSOS MOTIVOS: PARA NOS DIVERTIR, PARA NOS INFORMAR, PARA AMPLIAR O QUE JÁ SABEMOS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, ENTRE OUTROS.
QUESTÃO 4
A ARTE DO GRAFITE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA QUE ACONTECE EM ESPAÇOS PÚBLICOS. VOCÊ PODE ENCONTRÁ-LA EM MUROS E PAREDES DAS CIDADES.
APRECIE E RESPONDA.

VOCÊ REALIZA A LEITURA DAS IMAGENS DA MESMA MANEIRA QUE LÊ UMA MANCHETE DE JORNAL, AO PASSAR POR UMA BANCA DE REVISTA?
QUESTÃO 5
NESTA ATIVIDADE VOCÊ CONHECEU ALGUMAS ESTRATÉGIAS E PROTOCOLOS DE LEITURA. PARA SABER QUAIS SÃO LEIA O INFOGRÁFICO A SEGUIR.

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 22) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A IMPORTÊNCIA DA LEITURA PARA NOSSA VIDA, ACESSE O VÍDEO A SEGUIR
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0108) Compreender que existem estratégias e protocolo de leitura. (EAJAAR0404) Analisar criticamente as manifestações artísticas veiculadas na mídia e nos diferentes espaços e seu impacto nas representações éticas, estéticas e culturais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. Coello, Sílvia M. Gasparian. Alfabetização: o quê, por quê e como – 1ª ed. São Paulo: Summus, 2021. Veríssimo. Luis Fernando. Ironias do tempo: organização Adriana Falcão e Isabel Falcão – 1ª ed – Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. |