You are currently viewing Língua Portuguesa – Estratégias de persuasão

Língua Portuguesa – Estratégias de persuasão


FONTE: Pixabay.com Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/smartphone-rosto-mulher-olhos-1445448/ Acesso em 12/09/2024.
FONTE: Pixabay.com Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/mulher-garota-apontando-id%C3%A9ia-4451374/ Acesso em 12/09/2024.

Analise os seguintes exemplos de comunicação persuasiva e identifique quais estratégias foram utilizadas. Explique como essas estratégias funcionam juntas para persuadir o público.

a) Um site de e-commerce usa letras grandes e em negrito para destacar um desconto de “50% OFF”, acompanhado de botões de chamada para ação em vermelho vibrante que dizem “Compre Agora!”

b) Um anúncio de revista de uma marca de luxo mostra uma imagem sofisticada de uma modelo em um cenário elegante, com o slogan “O auge da elegância” em letras douradas.

c) Um político em um comício diz: “Juntos, construímos o amanhã!”, enquanto, ao fundo, imagens de progresso e desenvolvimento são projetadas em uma tela.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0426) Compreender o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em diferentes gêneros textuais/discursivos, como elementos de convencimento  
Referências:ABAURRE, M. L. et al. Português: língua, literatura, produção de texto. Ensino médio. (Volumes 1, 2, 3). São Paulo: Moderna, 2005.

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929]._. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003a, p.263-306 [1952-53].2005.      

PAES de BARROS, C. G. Capacidades de leitura de textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, n. 19, p. 161-186, 1. sem. 2009.