Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA: ANTECIPAÇÃO E INFERÊNCIA
Ler é um ato grandioso que requer atenção, pois não basta apenas somatizar sons ou silabar, ler é refletir, por isso o exercício da leitura exige a combinação do que somos e do que conhecemos do mundo. A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de ser fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Para ter uma leitura primordial e eficaz veja agora duas estratégias de leitura essências para o desenvolvimento da interpretação.
A antecipação de leitura é uma técnica de leitura que consiste em fazer previsões sobre o conteúdo do texto a partir de informações prévias. Essas informações podem ser o título, subtítulo, imagens, listas e outros elementos que aparecem antes do texto em si. Ao fazer antecipações, o leitor se prepara para a leitura e pode se concentrar melhor no que está sendo lido.
A inferência de leitura é uma técnica utilizada para compreender o significado implícito de um texto. Ela consiste em extrair informações que não estão explicitamente mencionadas no texto, mas que podem ser inferidas a partir do que foi escrito. A inferência de leitura envolve a capacidade do leitor em compreender pistas, indícios, contextos e subentendidos presentes no texto, para então chegar a uma conclusão coerente.
As estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para melhorar a compreensão e a retenção do que estão lendo. Essas estratégias ajudam os leitores a processar e interpretar textos de forma mais eficaz e a aprender novos conceitos, ideias e informações de maneira mais significativa.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Enquanto técnica de leitura, qual é o objetivo da inferência?
(A) Identificar o tema principal do texto
(B) Compreender o significado das palavras desconhecidas
(C) Extrair informações implícitas do texto
(D) Resumir o conteúdo do texto
QUESTÃO 2
Analisando as técnicas de antecipação, faça o seguinte exercício mental. Leia a manchete de uma notícia e tente antecipar qual será o assunto principal da reportagem e quais informações serão apresentadas. Mas lembre-se de fazer apenas como processo imaginário, depois pode conferir se a leitura da reportagem entrou em acordo com suas antecipações.
QUESTÃO 3
As Leia o trecho abaixo e responda:
“Gabriel viu o seu time de futebol favorito perdendo por 2 a 0. Ele ficou desanimado e decidiu sair do estádio antes do final do jogo.”
O que podemos inferir deste pequeno texto? O que pode justificar a saída de Gabriel do estádio antes do final do jogo?
QUESTÃO 4
Qual das seguintes perguntas é uma maneira eficaz de fazer inferências de leitura?
(A) Quem é o autor do texto?
(B) Qual é o propósito do texto?
(C) O que você já sabe sobre o assunto?
(D) O que está escrito nas entrelinhas do texto?
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto |
Referências bibliográficas: | SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: ArtMed – 1998. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1996. KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 9ª ed. Campinas: Pontes, 2004. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 10ª ed. São Paulo: Autores Associados – Cortez, 1985. |